CASO BELEZA:

O ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Autores

Palavras-chave:

Atendimento à cliente, Criação de valor, Fidelização, Serviços de beleza

Resumo

O presente relato trata da implementação de uma consultoria realizada para o Beleza, um salão na cidade de São Paulo - SP com 9 anos de existência e que vinha em franco crescimento. Entretanto, enfrentou desafios pós pandemia do COVID 19 no faturamento, clientes e mudanças no quadro de profissionais e sócios. Visando fidelizar os clientes e aumentar o faturamento houve a necessidade da implementação da estratégia de mudança. Para tanto, a pesquisa qualitativa aplicada buscou identificar a satisfação dos clientes frequentadores do salão enquanto a pesquisa quantitativa buscou entender o comportamento do consumidor pós pandemia. Na análise dos resultados da pesquisa concluiu-se a necessidade de criar valor para o cliente por meio de uma experiência completa com variedade de serviços. A intervenção aconteceu por meio do desenvolvimento do atendimento e o aumento do portfólio de serviços com a sua divulgação interna e externa. A fidelização das clientes, a realização de mais serviços por parte das clientes que frequentam o salão, maior alcance do salão para novos públicos e, consequentemente aumento do faturamento foram os resultados alcançados com a intervenção realizada de forma parcial. A intervenção pode ser considerada de alta complexidade devido a possibilidade de interferência do comportamento humano nas soluções propostas. As técnicas implementadas são simples, mas o engajamento das pessoas em realizá-las adentra na imprevisibilidade do comportamento humano. O projeto adotou a metodologia da solução de problemas organizacionais ou aproveitamento de oportunidade e se inspira na abordagem de atendimento baseada na Disney.

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Biografia do Autor

Lilian Aparecida P Miguel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena atualmente a equipe de orientadores de trabalhos de conclusão do curso de graduação em administração, ciências contábeis e ciência econômicas, nas unidades de São Paulo, Alphaville e Campinas.

 

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Dias, L. H. S., Miguel, L. A. P., & Franklin, M. A. (2023). CASO BELEZA: : O ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16049

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