Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista Práticas em Contabilidade e Gestão publica trabalhos de quatro modalidades: Relatos Tecnológicos, Artigos, Ensaios e Reflexões.

Atenção para as regras gerais para todos os textos:

Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical.

Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm.

Numeração das páginas: feita a partir da introdução, em algarismos arábicos, no campo superior direito da folha.

Título: fonte Arial tamanho 14 (ou New Times Roman, fonte 14).

Texto, títulos de seção e subtítulos: fonte Arial, tamanho 12 (ou New Times Roman, fonte 12) espaçamento 1,5. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito, tendo apenas a primeira inicial em letra maiúscula. O texto é justificado, com parágrafos recuados (1,25 cm).

Tamanho do texto: recomendado, até 6.500 palavras (aproximadamente, 16 páginas). Máximo: 20 páginas (acima desse limite, os textos não serão considerados para avaliação). Para a seção Reflexões, os textos serão de até 3 páginas (1500 palavras).

Citações no texto: para submissões feitas até setembro 2020 (para o artigo entrar no volume 8 – 4, dezembro de 2020) as submissões podem ser feitas em formato ABNT.

Para submissões feitas a partir de outubro/2020 (para artigos a serem publicados em 2021) o formato deverá ser, obrigatoriamente, APA (American Psychological Association).

Se houver algum tipo de quadro, figura ou tabela inseridos no texto, o autor deverá apresentá-los também em arquivo separado, nos formatos Power Point ou Excel. Isso é mandatório para que não haja problemas na etapa de editoração, caso o texto seja aprovado para publicação na revista. Nenhum quadro, tabela ou figura pode ser “colado” no texto em formato de figura ou imagem (jpeg ou outros formatos que não PPT).

Relatos Tecnológicos

O relato tecnológico é a apresentação do desenvolvimento de um projeto que trata da melhoria do desempenho de produtos ou serviços, solucionando problemas e/ou aproveitando oportunidades de uma organização (empresa, associação, entidade, ONG, agência pública, órgão público), em que foi utilizado um método aplicado como o design research, o business problem solving, a pesquisa intervencionista, a pesquisa-ação, ou outros métodos consagrados utilizados em consultoria organizacional. Deve ter uma base científica apresentada ao longo do texto, assim como a metodologia adotada.

O relato deve mostrar: :

- Aplicação ou aplicabilidade (no caso de proposta não implementada);

- Inovações adotadas, inclusive no método;

- Impacto nos resultados da organização, impactos sociais ou impactos para a educação;

- Complexidade para a sua elaboração, envolvendo aspectos técnicos, de relacionamento com clientes, clima interno, e outros;

- Replicabilidade do trabalho.

Deverá ser submetido por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

• Título do relato (em negrito e letras maiúsculas). Deve ser conciso em relação ao assunto do trabalho.

• Resumo (em português e inglês, contendo 250 palavras) Deve ser claro e conciso, contendo:

a) o objetivo do trabalho, com a sua relevância prática;

b) como foi desenvolvido, com a sua aplicação ou aplicabilidade;

c) o impacto nos resultados, obtidos durante o trabalho e os a serem obtidos;

d) a complexidade no seu desenvolvimento.

Indicar de três a cinco palavras-chaves.

1 Introdução

• Deve ser concisa, indicando o objetivo do trabalho, se a solução de um problema ou o aproveitamento de uma oportunidade, a indicação dos pontos mais relevantes para a atenção do leitor. Identificar o produto/serviço foco da solução do problema ou da oportunidade, a organização e os competidores;

Na sequência, apresentar o desenvolvimento do trabalho, contendo:

2 Diagnóstico da situação: apresentação do diagnóstico feito do problema ou da oportunidade;

3 Revisão da literatura: o que a literatura de negócios fala sobre o assunto; o que a literatura acadêmica apresenta sobre esse problema; quais teorias podem explicar o fenômeno;

4 Método usado para desenvolvimento da solução implementada: alternativas consideradas, recursos e capacidades necessários, plano de ações e indicação dos investimentos, custos e despesas, e os riscos envolvidos.

5 Apresentação da solução (ou da proposta de solução): indicar como foi conduzido o processo de mudanças ocorridas ou planejadas, e a avaliação dos resultados obtidos durante o trabalho e os esperados após a sua conclusão.

6 Considerações finais: indicação dos aprendizados com o trabalho e as indicações de: inovações adotadas, impacto para a organização e/ou a comunidade, a complexidade enfrentada e a replicabilidade.

Referências e Fontes Consultadas

Devem constar o que foi utilizado como fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, nas citações ao longo do texto.

2º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

Artigos

O artigo corresponde a um trabalho de natureza acadêmica cujo objetivo é apresentar uma proposta de aplicação prática de uma teoria ou conceito, elaborado com fundamentação científica que respalda o seu desenvolvimento.

Deverá ser submetido por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

Título do artigo (em negrito e letras maiúsculas)

Resumo (em português e inglês, contendo 250 palavras)

Introdução – indicação do interesse no assunto, de onde surgiu, com a formulação da questão orientadora do seu desenvolvimento.

Fundamentação Teórica – apresentação da literatura em que a teoria ou o conceito se baseia, para a elaboração do seu constructo.

Metodologia – indicar o(s) método(s), qualitativo e/ou quantitativo, que foram utilizados.

Análise dos resultados – mostrar o que foi obtido com a pesquisa, que tenha relevância para a aplicação prática.

Conclusões ou Considerações Finais – apresentar as descobertas mais relevantes para responder à questão norteadora.

Recomendações para aplicação prática –seção indispensável para um artigo aplicado, mostrando aplicação, inovações, complexidade e replicabilidade do estudo.

2º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

Relatos de Casos

Formato descontinuado nesta Revista.

Casos para Ensino

Formato descontinuado nesta Revista.

Ensaios

Ensaio acadêmico é um gênero textual, de caráter crítico, no qual o autor promove um debate de ordem científica. É um texto discursivo e consiste na exposição de ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, amparando sua discussão em uma revisão da literatura, ou seja, o que se discute sobre o assunto na área temática na qual o ensaio se encaixa. No ensaio, como o próprio nome aponta, o autor apresenta seu ponto de vista (“ensaia”), mas o faz questionando, criticando, apresentando ponderações (favoráveis ou contrárias) acerca do tema escolhido. Deve-se enfatizar que, obrigatoriamente, o ensaio deve ter relação com os temas de interesse da revista. Assim, após as palavras chave, o autor deve indicar a área de tema do ensaio.

Estrutura do ensaio

Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida.

Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.

Na fundamentação teórica o autor apresenta seu posicionamento acerca da tese que defende, expondo claramente suas ideias e as argumentações de outros autores. O texto precisa ser claramente articulado, e de maneira diferente de outros textos científicos, o autor pode fazer suas interpretações a partir dos posicionamentos apresentados. Essa flexibilidade, contudo, não compromete o rigor e a organização típicos de um texto científico.

A conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida e o posicionamento pessoal do autor, uma vez que já foram apresentadas as discussões teóricas presentes na literatura sobre o tema.

Reflexões

Esta seção tem como objetivo apresentar reflexões de natureza teórico-prática e vivências de profissionais nos temas da revista. Por reflexões entende-se as avaliações e análises feitas sobre o comportamento e/ou resultados de teorias, métodos e conceitos aplicados à prática, de maneira a contribuir para novas práticas e motivar novas pesquisas.

Os textos deverão contemplar o seguinte conteúdo:

a) a que veio a reflexão teórico-prática;

b) a essência da teoria, do método ou do conceito objeto da reflexão;

c) o desenvolvimento das argumentações;

d) as recomendações/sugestões.

Por experiências vividas é entendido tudo aquilo que foi proposto e realizado, independentemente do nível do sucesso alcançado, por executivos, gestores e empreendedores, que ajudem a entender as dimensões de soluções dadas a problemas e estratégias para aproveitamento de oportunidades.

Nesta seção podem ser incluídas discussões sem referencial teórico, representando visões, opiniões, entrevistas, etc., sempre focados no ambiente organizacional.

O texto pode ser escrito pela própria pessoa que teve a experiência ou por um autor que obteve o depoimento de quem a vivenciou.

Deve-se ressalvar que a curadoria desses textos é feita pelo corpo editorial da revista.

Destaca-se que nesta seção os textos têm no máximo, 1500 palavras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.