O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES DE SUBMISSÃO AOS AUTORES

 

A Revista Práticas em Contabilidade & Gestão aceita trabalhos elaborados a partir das seguintes orientações:

 

1)   RELATOS TECNOLÓGICOS*

Os trabalhos neste modelo deverão ser submetidos em dois arquivos:

 

Arquivo 1: Contendo texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura:

 

  • Título do trabalho (em negrito e letras maiúsculas).

Deve ser preciso em relação àquilo que o trabalho trata.

 

  • Resumo do texto em português e inglês (900 a 1.200 caracteres sem espaço)

Deve ser claro e conciso, contendo: o objetivo do trabalho, o escopo tecnológico, os resultados obtidos e suas implicações, as aplicações pertinentes às empresas, e de três a cinco palavras-chave.

 

  • Objetivo principal do trabalho (três linhas)

Deve ser conciso, refletindo qual a pretensão do trabalho tecnológico, quando de sua elaboração, ou seja, o que se pretendeu atingir.

 

  • Relato

Deve ser detalhado, apresentando o contexto da situação tratada, o entendimento dela, o diagnóstico elaborado, a solução proposta e adotada e suas contribuições, incluindo o embasamento teórico/empírico utilizado em cada etapa.

 

  • Conclusão e contribuição (900 a 1.500 caracteres sem espaço)

Deve apresentar um fechamento de todo o relato, incluindo a consecução do objetivo proposto, assim como as recomendações sobre as aplicações do trabalho, advindas da solução adotada.

 

  • Referências/Bibliografia

Devem ser apresentadas as referências efetivamente utilizadas nas citações de fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, durante a elaboração do trabalho.

 

Arquivo 2: Contendo o título do trabalho, nome (s) completo (s) do (s) autor (es), ordenados conforme a contribuição de cada um, mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail, telefone. Máximo 5 (cinco) autores

 

2)   RELATOS DE CASOS

Os trabalhos neste modelo deverão ser submetidos em dois arquivos:

 

ARQUIVO 1: Contendo texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura:

 

  • Título do trabalho (em negrito e letras maiúsculas).

Deve ser preciso e conciso em relação àquilo que o trabalho trata.

 

  • Resumo do texto em português e inglês (900 a 1.200 caracteres sem espaço)

Deve ser claro e conciso, contendo: a questão principal tratada, o contexto do caso, os resultados adotados e suas implicações, as aplicações pertinentes às empresas, e de três a cinco palavras-chave.

 

  • Questão principal tratada do trabalho (três linhas)

Deve maneira concisa, refletindo qual a pretensão do trabalho tecnológico, quando de sua elaboração, ou seja, o que se pretendia atingir.

 

  • Relato do caso

Deve apresentar detalhes do contexto do caso tratado, o seu entendimento, a solução proposta e adotada e seus resultados, incluindo o embasamento teórico/empírico utilizado, se houver.

 

  • Conclusão e contribuição (900 a 1.500 caracteres sem espaço)

Deve apresentar um fechamento de todo o relato, incluindo a solução da questão proposta, assim como as contribuições atuais e futuras esperadas do caso, para a própria empresa em foco, com a indicação da contribuição do aprendizado para outras empresas.

 

  • Referências/Bibliografia

Devem ser apresentadas as referências efetivamente utilizadas nas citações de fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, durante a elaboração do trabalho.

 

ARQUIVO 2: Contendo o título do trabalho, nome (s) completo (s) do (s) autor (es), ordenados conforme a contribuição de cada um, mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail, telefone. Máximo 5 (cinco) autores

 

IMPORTANTE: O ineditismo e originalidade, assim como seu embasamento na realidade dos fatos retratados são mandatórios.

* Sugere-se que os Relatos Tecnológicos sejam baseados nos seguintes textos:

Marcondes, R.C.; Miguel, L.A.P.; Franklin, M.A. & Perez, G. (2017). Metodologia para trabalhos prático e aplicados. Administração e Contabilidade – e-book. São Paulo: Editora Mackenzie. Acesso: http://up.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/PUBLIC/SITES/UP_MACKENZIE/servicos_educacionais/graduacao/Administracao_SP/2017/Metodologia_trabalhos_praticos.pdf

Oyadomari, José Carlos T.; Silva, Paulino L.; Mendonça Neto, Octávio R.; Riccio, Edson Luiz. Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, v.7, n.2, p. 244-265, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2014070204

 

Opiniões/Entrevistas/Informações

O material aqui deverá ser submetido em arquivo único, contendo o texto completo, niõescom identificação do (s) autor (es), com a seguinte estrutura:

 

  • Título do trabalho (em negrito e letras maiúsculas).

Deve ser preciso em relação àquilo que o trabalho trata.

 

  • Questão principal tratada do trabalho (três a quatro linhas)

Deve ser conciso, refletindo qual o foco principal do texto.

 

  • Corpo principal do texto (duas laudas)

Deve apresentar o desenvolvimento do tema focal, obedecendo a sequência de introdução ao assunto, seu contexto e desenrolar, culminando com as consequências e contribuições. Pode apresentar subtítulos, se necessário, desde que não ultrapassem o total de dois.

 

  • Apresentação do (s) autor (es)

Deve conter o nome completo do (s) autor (es), filiação universitária e/ou empresa e área em que atual, e-mail para contato. Máximo 5 (cinco) autores

 

 

Formatação dos textos (relatos tecnológicos e relatos de casos)

  • Os textos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
  • Os relatos tecnológicos e de casos devem ser originais e inéditos, e não estar sendo avaliados para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • As citações e referências devem utilizar as normas da American Psychological Association (APA, 2010), exemplificadas mais adiante.
  • Os textos deverão ser formatados utilizando:
    • Editor Word for Windows 6.0 ou superior,
    • Formato A4
    • Espaçamento 1,5
    • Fonte Times New Roman, corpo 12
    • Margens superior e esquerda 3 cm, e inferior e direita 2 cm
    • Sem espaço duplo entre os parágrafos
    • Recuo de 1 cm na primeira linha de cada parágrafo.
    • Paginação no canto superior direito.
    • Figuras, tabelas, fotos, quadros ou links devem ser incluídos no próprio corpo do texto do trabalho, em seguida ao local em que são mencionados.
    • Palavras em língua estrangeira devem ser grafadas em Itálico.
    • Destaques de palavras e símbolos devem ser feitos em negrito.
    • Títulos e subtítulos devem ser escritos em negrito e curtos.
    • Sugere-se que o arquivo completo tenha no mínimo 14 mil e no máximo 30 mil caracteres, sem espaço (exceção feita ao apresentado na seção Opiniões/Entrevistas/Informações).

Exemplos de citações e referências

  • Material em meio eletrônico - Norsys Software Corp. (2008). Norsys netica: bayesian networks graphical application. Recuperado em 22 de setembro de 2008, de http://www.norsys.com/netica.html
  • Trabalho de revista – Milani Filho, M. A. F., Poker, J. H., Belli, M. M., Segura, L. C. (2016). Bolsas de Valores dos BRICS: uma análise das informações financeiras baseada na Lei de Benford. Contabilidade Vista & Revista, v. 27, p. 64-87.
  • Legislação - Brasil. (1991, 25 de setembro). Lei nº. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências (seção 1, n. 142, pp. 21005-21011). Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
  • Trabalho apresentado em evento – Pereira, Celso A., Marcondes, R. C., Facchin, Tiago, Oliveira, João C., Almeida, Ramon B. A. H. (2017). Programa do operador econômico autorizado brasileiro: uma oportunidade de negócios. In: Anais do Encontro dos Mestrados Profissionais em Administração (pp. 1-16). São Paulo: EMPRAD.
  • Livro – Ghobril, A. N. (2017). Oportunidades, modelos e planos de negócios: guia para novos empreendedores. São Paulo: Editora Mackenzie.
  • Capítulo de livro - Ackermann, F., & Eden, C. (2001). SODA: journey making and mapping in practice. In J. Rosenhead & J. Mingers (Eds.), Rational analysis in a problematic world revisited (2 ed., pp. 43-61). London: Wiley.
  • Dissertação ou tese – Monsão, A. (2017). Otimização da estrutura de custos, para viabilização do relançamento de uma linha de produtos em uma indústria de sorvete. (Dissertação de mestrado). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

Número máximo de autores: cinco.

No texto submetido não devem ser indicados os autores ou haver qualquer forma de identificação dos mesmos.

 

1          REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO

 

Formatação

A formatação adotada é ABNT.

O texto deve ser digitado em folha em formato A4, em forma retrato.

Número de páginas

O texto todo (incluindo referências) deverá ter, no mínimo, 8 páginas e no máximo, 20 páginas. 

Tamanho da fonte

Times New Roman, fonte 14 para o título, 12 para o texto, 10 para textos de quadros e tabelas.

Espaçamento

Simples ou 1,5? Acho que simples.

Margens

Esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2 cm.

Citações

De acordo com as normas da ABNT (ver normas para citações até 3 linhas ou com mais de 3 linhas).

Apêndices ou Anexos

 

Não são permitidos, nos artigos, apresentação de apêndices ou anexos.

 

Agradecimentos

 

Só institucionais (para fontes de fomento, por exemplo), apresentados ao final do texto e sem identificação de números de projetos, autores, etc.

 

Abreviaturas e siglas

 

Ao serem mencionadas pela primeira vez, devem vir por extenso e a sigla entre parênteses; a partir da segunda citação podem aparecer só as siglas.

 

 

Figuras

 

São denominadas como figuras os gráficos, desenhos, fluxogramas, mapas, plantas, etc. Ver regras da ABNT para títulos e citação de autoria das mesmas.

 

Tabelas e quadros

Tabelas trazem dados numéricos; quadros trazem dados textuais. Ver regras da ABNT para títulos e citação de autoria das mesmas. Nas tabelas, o lado esquerdo e o direito são abertos; a parte superior e a inferior das mesmas são fechadas; também são separadas por linha horizontal os tópicos que encimam as colunas. Não se colocam linhas horizontais e verticais para separar os números.

Os quadros são fechados nas laterais havendo traços horizontais e verticais para separar as informações.

 

 

2          SEÇÕES

 

Ao submeter à Revista um artigo científico, os seguintes tópicos deverão estar contemplados: Resumo (com de 3 a 5 palavras chave), Abstract (com 3 a 5 keywords), Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Apresentação e Discussão dos Resultados, Considerações Finais, Referências bibliográficas.

O resumo deverá ter até 250 palavras. O título deve estar em caixa alta, fonte 14, alinhado à esquerda, sem espaçamento de linha para o texto. O texto do resumo é justificado, sem negritos no seu corpo, sem parágrafos.

No resumo deverão estar destacados os seguintes aspectos, com as palavras iniciais destacadas no exemplo (estão negritadas só para chamar a atenção; no resumo do artigo não há negritos):

Objetivo do Trabalho: Este trabalho (aplicado) tem por objetivo .... Procedimentos metodológicos (não se aplica a ensaio):  O trabalho foi desenvolvido a partir ... Resultados: Dentre os resultados (discussões, em caso de ensaio) encontrados (as) destaca-se ... Implicações práticas (não se aplica a ensaio): Este trabalho tem as seguintes implicações práticas (ou: traz como implicações práticas...). Originalidade e contribuições: As questões exploradas nesse trabalho ajudam a destacar ....

 

Após o resumo deve haver uma linha de espaço para apresentação das palavras chave que devem ser separadas por ponto e vírgula. O Abstract é a versão, para o inglês, do resumo. Assim, as 250 palavras valem para o texto em português. 

Na introdução deverá ser feita uma breve exposição sobre o contexto da situação que você pretende estudar, conforme seu problema de pesquisa e seu objetivo geral. O (s) autor(es) poderá(rão) usar textos não acadêmicos, dados estatísticos de entidades como Sebrae, Banco Mundial, Banco Central, etc, desde que sejam dados relevantes para explicar o seu tema e sua importância. Deverá ainda apresentar o problema de pesquisa, o objetivo geral (e específicos, se for o caso) e a justificativa para o estudo.

No referencial teórico o(s) autor(es) deverá(ão) apresentar as teorias que sustentam seu problema de pesquisa. As teorias deverão vir apresentadas de maneira sequencial, obedecendo a ordem cronológica dos textos, mostrando assim a evolução dos conceitos (teorias) utilizados (as).

Nos procedimentos metodológicos deve haver a apresentação do método, de tal forma que seja possível aos leitores compreender como a pesquisa que sustenta o artigo foi feita. Dessa forma deverá ser apresentado o método, a abordagem, o tipo de pesquisa, a população e amostra, a forma de coleta de dados e a técnica que será usada para analisar os dados.

Na apresentação e discussão dos resultados o(s) autor(es) deverá(ão) apresentar os resultados e suas evidências, incluindo os parâmetros fundamentais das técnicas utilizadas para coleta de dados respeitando-se os diferentes tipos de abordagem. Nessa apresentação deverá ser feita uma articulação entre os resultados e a discussão teórica proposta.

Nas considerações finais o(s) autor(es) deverá(ão) discutir se os objetivos do estudo foram cumpridos, quais os achados principais e/ou o(s) avanço(s) teóricos/práticos que foram atingidos.

Nas referências bibliográficas devem ser listados, em ordem alfabética, todos os autores/sites/dados oficiais, etc., apresentados ao longo do texto, em ordem alfabética de autor e seguindo as normas da ABNT.  

 

DEFINIÇÃO DO QUE É UM ENSAIO

Ensaio acadêmico é um gênero textual, de caráter crítico, no qual o autor promove um debate de ordem científica.  É um texto discursivo e consiste na exposição de ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, amparando sua discussão em uma revisão da literatura, ou seja, o que se discute sobre o assunto na área temática na qual o ensaio se encaixa. No ensaio, como o próprio nome aponta, o autor apresenta seu ponto de vista(“ensaia”), mas o faz questionando, criticando, apresentando ponderações (favoráveis ou contrárias) acerca do tema escolhido.

 

ESTRUTURA DE UM ENSAIO

Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida. 

Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.

Na fundamentação teórica o autor apresenta seu posicionamento acerca da tese que defende, expondo claramente suas ideias e as argumentações de outros autores. O texto precisa ser claramente articulado, e de maneira diferente de outros textos científicos, o autor pode fazer suas interpretações a partir dos posicionamentos apresentados. Essa flexibilidade, contudo, não compromete o rigor e a organização típicos de um texto científico.

A conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida e o posicionamento pessoal do autor, uma vez que já foram apresentadas as discussões teóricas presentes na literatura sobre o tema.

 

FORMATAÇÃO

É obrigatório que o autor apresente o título do artigo, o resumo e as palavras chave (entre 3 e 5) em português e inglês.

O texto deve ser feito em formato A4, em uma coluna única, com as seguintes margens: 3 cm nas margens esquerda e superior, e 2 cm nas margens direita e inferior. A fonte deve ser Times New Roman 14, para o título, 12 para o texto, incluindo os títulos de seção e subtítulos. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito, tendo apenas a primeira inicial em letra maiúscula. O texto é justificado, com parágrafos recuados (1,25 cm).

Se houver algum tipo de quadro, figura ou tabela inseridos no texto, o autor deverá apresentá-los também em arquivo separado, nos formatos Power Point ou Excel. Isso é mandatório para que não haja problemas na etapa de editoração, caso o texto seja aprovado para publicação na revista. Nenhum quadro, tabela ou figura pode ser “colado” no texto em formato de figura ou imagem (Jpeg ou outros formatos que não PPt).

 

 

 

 

 

Relatos Tecnológicos

O relato tecnológico não tem por objetivo descrever pura e simplesmente ações desenvolvidas ou ocorrências nas empresas e organizações, tampouco constituir-se em um relatório gerencial. Apesar de seu caráter prático e aplicado, deve ter uma base científica, com as justificativas pertinentes sobre a adoção de soluções para problemas das mais variadas naturezas, sejam financeiras e/ou de negócios, ou do aproveitamento de oportunidades no mercado. 

Artigos

Número máximo de autores: cinco.

No texto submetido não devem ser indicados os autores ou haver qualquer forma de identificação dos mesmos.

 

1          REGRAS GERAIS PARA FORMATAÇÃO

 

Formatação

A formatação adotada é ABNT.

O texto deve ser digitado em folha em formato A4, em forma retrato.

Número de páginas

O texto todo (incluindo referências) deverá ter, no mínimo, 8 páginas e no máximo, 20 páginas. 

Tamanho da fonte

Times New Roman, fonte 14 para o título, 12 para o texto, 10 para textos de quadros e tabelas.

Espaçamento

Simples ou 1,5? Acho que simples.

Margens

Esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2 cm.

Citações

De acordo com as normas da ABNT (ver normas para citações até 3 linhas ou com mais de 3 linhas).

Apêndices ou Anexos

 

Não são permitidos, nos artigos, apresentação de apêndices ou anexos.

 

Agradecimentos

 

Só institucionais (para fontes de fomento, por exemplo), apresentados ao final do texto e sem identificação de números de projetos, autores, etc.

 

Abreviaturas e siglas

 

Ao serem mencionadas pela primeira vez, devem vir por extenso e a sigla entre parênteses; a partir da segunda citação podem aparecer só as siglas.

 

 

Figuras

 

São denominadas como figuras os gráficos, desenhos, fluxogramas, mapas, plantas, etc. Ver regras da ABNT para títulos e citação de autoria das mesmas.

 

Tabelas e quadros

Tabelas trazem dados numéricos; quadros trazem dados textuais. Ver regras da ABNT para títulos e citação de autoria das mesmas. Nas tabelas, o lado esquerdo e o direito são abertos; a parte superior e a inferior das mesmas são fechadas; também são separadas por linha horizontal os tópicos que encimam as colunas. Não se colocam linhas horizontais e verticais para separar os números.

Os quadros são fechados nas laterais havendo traços horizontais e verticais para separar as informações.

 

 

2          SEÇÕES

 

Ao submeter à Revista um artigo científico, os seguintes tópicos deverão estar contemplados: Resumo (com de 3 a 5 palavras chave), Abstract (com 3 a 5 keywords), Introdução, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Apresentação e Discussão dos Resultados, Considerações Finais, Referências bibliográficas.

O resumo deverá ter até 250 palavras. O título deve estar em caixa alta, fonte 14, alinhado à esquerda, sem espaçamento de linha para o texto. O texto do resumo é justificado, sem negritos no seu corpo, sem parágrafos.

No resumo deverão estar destacados os seguintes aspectos, com as palavras iniciais destacadas no exemplo (estão negritadas só para chamar a atenção; no resumo do artigo não há negritos):

Objetivo do Trabalho: Este trabalho (aplicado) tem por objetivo .... Procedimentos metodológicos (não se aplica a ensaio):  O trabalho foi desenvolvido a partir ... Resultados: Dentre os resultados (discussões, em caso de ensaio) encontrados (as) destaca-se ... Implicações práticas (não se aplica a ensaio): Este trabalho tem as seguintes implicações práticas (ou: traz como implicações práticas...). Originalidade e contribuições: As questões exploradas nesse trabalho ajudam a destacar ....

 

Após o resumo deve haver uma linha de espaço para apresentação das palavras chave que devem ser separadas por ponto e vírgula. O Abstract é a versão, para o inglês, do resumo. Assim, as 250 palavras valem para o texto em português. 

Na introdução deverá ser feita uma breve exposição sobre o contexto da situação que você pretende estudar, conforme seu problema de pesquisa e seu objetivo geral. O (s) autor(es) poderá(rão) usar textos não acadêmicos, dados estatísticos de entidades como Sebrae, Banco Mundial, Banco Central, etc, desde que sejam dados relevantes para explicar o seu tema e sua importância. Deverá ainda apresentar o problema de pesquisa, o objetivo geral (e específicos, se for o caso) e a justificativa para o estudo.

No referencial teórico o(s) autor(es) deverá(ão) apresentar as teorias que sustentam seu problema de pesquisa. As teorias deverão vir apresentadas de maneira sequencial, obedecendo a ordem cronológica dos textos, mostrando assim a evolução dos conceitos (teorias) utilizados (as).

Nos procedimentos metodológicos deve haver a apresentação do método, de tal forma que seja possível aos leitores compreender como a pesquisa que sustenta o artigo foi feita. Dessa forma deverá ser apresentado o método, a abordagem, o tipo de pesquisa, a população e amostra, a forma de coleta de dados e a técnica que será usada para analisar os dados.

Na apresentação e discussão dos resultados o(s) autor(es) deverá(ão) apresentar os resultados e suas evidências, incluindo os parâmetros fundamentais das técnicas utilizadas para coleta de dados respeitando-se os diferentes tipos de abordagem. Nessa apresentação deverá ser feita uma articulação entre os resultados e a discussão teórica proposta.

Nas considerações finais o(s) autor(es) deverá(ão) discutir se os objetivos do estudo foram cumpridos, quais os achados principais e/ou o(s) avanço(s) teóricos/práticos que foram atingidos.

Nas referências bibliográficas devem ser listados, em ordem alfabética, todos os autores/sites/dados oficiais, etc., apresentados ao longo do texto, em ordem alfabética de autor e seguindo as normas da ABNT.  

 

 

Relatos de Casos

Vêm a ser aqueles relatos que tratam de uma situação específica, feitos por um pesquisador ou por alguém que participou como líder, coadjuvante ou integrante de equipe, de algum acontecimento relevante, que ajude a entender como determinadas soluções foram adotadas, sem necessidade de maiores detalhamentos. Diferencia-se do relato tecnológico, por tratar de um evento não corriqueiro e de solução emergencial.

Casos para Ensino

CASOS PARA ENSINO

Os Casos para Ensino devem possuir de 8 a 16 páginas compostas por três seções fundamentais de conteúdo, organizadas e expressas no mesmo documento, de forma sequencial.

Seção 1 – Primeira página (apenas)

Título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas)

Resumo do trabalho contendo:

Objetivos educacionais, descrição sumária da situação real organizacional em exame, descrição dos fatos que consolidam tal situação organizacional, descrição sumária da forma de obtenção dos dados que compõem o caso; e considerações sobre as contribuições do caso para a área ou subárea em discussão com indicação do público que faria melhor uso do mesmo.

 

Seção 2 – Corpo do Caso de Ensino

Deve conter uma descrição, com texto claro e fluente, que exponha principalmente um contexto e um problema de tomada de decisão real, sem utilizar citações diretas ou indiretas de autores. A teoria não deve ficar de fora da descrição do caso, mas estar subjacente à mesma, possibilitando ao leitor a capacidade de reflexão teórica a partir da análise da situação. O caso deve ser descrito com dados e datas próximos da realidade, contemplando os seguintes elementos:

 

a) Exposição inicial do contexto, do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão, etc.) e da organização em exame (histórico, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros, etc.); b) Exposição detalhada do contexto e do problema relacionado a organização em exame. Nesta parte, deverão ser sinalizadas alternativas potenciais de decisão, sem a necessidade de esgotar alternativas possíveis, que poderão ser geradas pelos alunos na atividade de discussão do caso. c) Encerramento do caso, estimulando o leitor a refletir sobre o futuro da organização, considerando o conteúdo descrito e os cenários derivados da situação de decisão que se apresenta.

Seção 3 – Notas de Ensino

Todos os Casos para Ensino deverão ser acompanhados das respectivas notas de ensino, que devem conter sugestões de uso do caso em sala de aula e colaborar para a obtenção de resultados didáticos. Neste sentido, as notas de ensino abordam: a) Objetivos educacionais e a exposição do arcabouço teórico necessário à exposição ou discussão do caso, cujo volume de conceitos variará conforme o caso de ensino e sua área e subárea de escopo; b) Aspectos pedagógicos relativos à aplicação do caso para ensino em sala de aula, contendo sugestões de dinâmicas de discussão do caso; a relação entre a dinâmica sugerida e os objetivos do caso; comportamentos esperados por parte dos alunos a partir da discussão; sugestões de utilização dos recursos e equipamentos disponíveis em sala por parte do professor; etc.; c) Indicação de, pelo menos, 04 questões para discussão. Tais questões servirão como um guia para os alunos melhor estruturarem o problema e devem ter uma conotação mais analítica do que descritiva. O objetivo das questões é auxiliar o professor na aplicação do caso de ensino em sala de aula; d) Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso; e) Registro de referências bibliográficas pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica e/ou indicações bibliográficas, a título de recomendação de leituras pertinentes com a situação descrita no caso.

FORMATAÇÃO

Seguir as normas de formatação de artigos deste periódico

Fonte: Fonte: Adaptado de ANPAD – Disponível em http://www.anpad.org.br/Normas_Casos_para_Ensino_2012.pdf

Acesso em 28/11/2016

Ensaios

Serão aceitos ensaios sobre temas relacionados às áreas de Contabilidade, Controladoria, Finanças, Negócios.

DEFINIÇÃO DO QUE É UM ENSAIO

Ensaio acadêmico é um gênero textual, de caráter crítico, no qual o autor promove um debate de ordem científica.  É um texto discursivo e consiste na exposição de ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, amparando sua discussão em uma revisão da literatura, ou seja, o que se discute sobre o assunto na área temática na qual o ensaio se encaixa. No ensaio, como o próprio nome aponta, o autor apresenta seu ponto de vista(“ensaia”), mas o faz questionando, criticando, apresentando ponderações (favoráveis ou contrárias) acerca do tema escolhido.

 

ESTRUTURA DE UM ENSAIO

Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida. 

Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.

Na fundamentação teórica o autor apresenta seu posicionamento acerca da tese que defende, expondo claramente suas ideias e as argumentações de outros autores. O texto precisa ser claramente articulado, e de maneira diferente de outros textos científicos, o autor pode fazer suas interpretações a partir dos posicionamentos apresentados. Essa flexibilidade, contudo, não compromete o rigor e a organização típicos de um texto científico.

A conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida e o posicionamento pessoal do autor, uma vez que já foram apresentadas as discussões teóricas presentes na literatura sobre o tema.

FORMATAÇÃO

É obrigatório que o autor apresente o título do artigo, o resumo e as palavras chave (entre 3 e 5) em português e inglês.

O texto deve ser feito em formato A4, em uma coluna única, com as seguintes margens: 3 cm nas margens esquerda e superior, e 2 cm nas margens direita e inferior. A fonte deve ser Times New Roman 14, para o título, 12 para o texto, incluindo os títulos de seção e subtítulos. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito, tendo apenas a primeira inicial em letra maiúscula. O texto é justificado, com parágrafos recuados (1,25 cm).

Se houver algum tipo de quadro, figura ou tabela inseridos no texto, o autor deverá apresentá-los também em arquivo separado, nos formatos Power Point ou Excel. Isso é mandatório para que não haja problemas na etapa de editoração, caso o texto seja aprovado para publicação na revista. Nenhum quadro, tabela ou figura pode ser “colado” no texto em formato de figura ou imagem (Jpeg ou outros formatos que não PPt).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.