Práticas em Contabilidade e Gestão http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg <p><span style="font-family: Calibri; font-size: medium;">É um periódico aberto a temas relativos a Administração, Controladoria, Contabilidade, Finanças e demais assuntos que contribuam para o Desenvolvimento de Negócios. Privilegia a interdisciplinaridade, publicando artigos e relatos com aplicação prática, além de ensaios e reflexões abordando temas de interesse da área. Os textos publicados são pautados pela contribuição para a construção e ampliação do conhecimento prático e teórico aplicados à gestão como referências para a eficiência e eficácia na gestão de negócios. </span></p> pt-BR Os direitos autorais dos artigos publicados na <i>Práticas em Contabilidade e Gestão</i> pertencem aos autores, que concedem à <b>Universidade Presbiteriana Mackenzie</b> os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação. adilson.caldeira@mackenzie.br (ADILSON CALDEIRA) adilson.caldeira@mackenzie.br (ADILSON CALDEIRA) Mon, 20 May 2024 10:45:45 -0300 OJS 3.3.0.12 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Práticas em Contabilidade e Gestão http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17150 Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17150 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 CRISE DE 2008: UMA ANÁLISE DE RECUPERAÇÕES JUDICIAIS E FALÊNCIAS EM EMPRESAS BRASILEIRAS A PARTIR DA ÓPTICA DE INDICADORES ECONÔMICOS E FINANCEIROS http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16732 <p>A presente pesquisa busca analisar a crise do <em>subprime </em>a partir da influência de indicadores econômicos e financeiros na quantidade de recuperações judiciais e falências por portes de empresa durante o período de 2005 a 2012, sendo considerados três portes (micro e pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas). Para tanto, foram elaborados modelos de regressão por Dados em Painel em Mínimos Quadrados Ponderados. Após a análise dos valores dos coeficientes obtidos com as regressões, observou-se que o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do mercado de crédito na reestruturação das empresas foi fundamental para a recuperação destas nos períodos de crise e pós-crise, a partir da oferta de crédito para a manutenção das operações, além de ter influenciado de forma benéfica os investimentos dessas entidades. Verificou-se também que os empréstimos assegurados por operações com derivativos cambiais foram uma das consequências da crise do <em>subprime</em>.</p> Lilian Cristina Garcia Downes, Marcelo Rabelo Henrique, Antonio Saporito, Sandro Braz Silva Copyright (c) 2024 Lilian Cristina Garcia Downes, Marcelo Rabelo Henrique, Antonio Saporito, Sandro Braz Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16732 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300 Práticas de Controladoria em Empresas de Capital Aberto no Ceará http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16797 <p>A Controladoria é uma área do conhecimento crescente que vem ajustando-se aos novos modelos de gestão, buscando atender às necessidades dos usuários das informações no processo decisório. Esta pesquisa objetiva analisar as práticas de Controladoria exercidas no processo de gestão das empresas de capital aberto sediadas no Ceará, à luz de uma ECBC, para tal desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, sendo realizadas cinco entrevistas com aplicação do roteiro adaptado da ECBC. As funções consideradas da Controladoria foram: Contabilidades Fiscal, Gerencial e Societária. Também, foram elencadas doze outras práticas de Controladoria, com destaque na elaboração das análises e relatórios para Relação com Investidores e Acompanhamento de Resultado Forecast. Os resultados evidenciaram que as práticas de Controladoria utilizadas pelas empresas participantes, aplicam parcialmente as perspectivas que integram ECBC, como também apresentaram como complemento e contribuições as experiências realizadas pelos entrevistados em elencar as práticas que não integram ECBC, ainda foram listados dez aspectos facilitadores e nove dificuldades das práticas de Controladoria no processo de gestão das empresas pesquisadas, reforçando a investigação por meio dos registros formais, ampliando a compreensão das práticas de Controladoria no contexto das empresas, destacando suas contribuições, desafios e características distintas. Com essa análise aprofundada, espera-se fornecer subsídios para uma gestão mais eficiente e estratégica, contribuindo para o avanço do conhecimento na área e para o aprimoramento contínuo das práticas empresariais.</p> Cinara Kely Aragão Araújo, Paulo Roberto de Carvalho Nunes, Rubens Rodrigues Copyright (c) 2024 Cinara Kely Aragão Araújo, Paulo Roberto de Carvalho Nunes, Rubens Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16797 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 A adoção de uma causa como estratégia http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16907 <p>O estudo analisa o consumidor para entender qual a resposta deles frente a diferentes posicionamentos de marcas do setor de cosméticos, beleza e higiene pessoal em relação a questões políticas, sociais e ambientais. Para a fundamentação teórica que embasa essa pesquisa foram estudados os temas posicionamento de marcas, marketing de causas e responsabilidade social corporativa e comportamento do consumidor, além da indústria de cosméticos, beleza e higiene pessoal, que foi o objeto da pesquisa. Para viabilizar a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, foram realizadas entrevistas. Antes de serem abordados os entrevistados assistiram campanhas publicitárias de quatro marcas pertencentes à indústria da beleza, em que cada campanha aborda um posicionamento específico relacionado a causas políticas, sociais e ambientais e depois eram questionados sobre o quanto aquele posicionamento da marca influenciaria sua intenção de compra. Percebeu-se com a pesquisa que, de uma forma geral, os consumidores valorizam o engajamento das marcas com causas sociais, ambientais e políticas, mas de modo secundário, não prevalecendo ainda sobre preço e qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De todo modo, percebe-se uma tendência de os consumidores cobrarem das marcas posicionamentos que sejam coerentes com sua história.</p> Gabriel Mazzetti Armesto, Giovanna Gonçalves Bello, Douglas Nascimento Pereira dos Reis, Sergio Silva Dantas Copyright (c) 2024 Gabriel Mazzetti Armesto, Giovanna Gonçalves Bello, Douglas Nascimento Pereira dos Reis, Sergio Silva Dantas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16907 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300 Marketing preditivo: Desafios futuros na implementação e uso de algoritmos e inteligência artificial http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16962 <p>Este ensaio apresenta uma reflexão acerca da importância do marketing preditivo como uma abordagem estratégica que utiliza algoritmos e inteligência artificial para prever o comportamento do consumidor e otimizar as campanhas de marketing em tempo real. No entanto, a implementação do marketing preditivo apresenta desafios para os gestores de marketing, incluindo a falta de habilidades necessárias para lidar com algoritmos e inteligência artificial, a necessidade de gerenciamento de dados precisos e a preocupação com a privacidade do consumidor. Ao abordar aspectos potencialmente relevantes para os gestores que buscam implementar o marketing preditivo em suas campanhas, espera-se contribuir para superar os desafios e alcançar o sucesso em suas estratégias de marketing.</p> Luciano Augusto Toledo, Abayomi Diana Benone Calazans Muranyi Ki Copyright (c) 2024 Luciano Augusto Toledo, Abayomi Diana Benone Calazans Muranyi Ki https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16962 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300 DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIO DE UM SISTEMA DE CONTROLE CRUZADO PARA ABASTECIMENTOS MARÍTIMOS http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16780 <p>Este projeto apresenta a trajetória da EPACTA, startup de Planejamento e Controle Ambiental, no processo de análise e desenvolvimento de um novo negócio baseado em uma solução tecnológica para Controle Cruzado de Abastecimento de Combustível. O projeto contempla um dispositivo capaz de oferecer uma solução para mitigar riscos de vazamento de combustível no abastecimento de grandes embarcações que ocorrem especialmente em alto mar e danos ambientais decorrentes, além de dificultar roubos e desvios neste processo. O projeto é caracterizado como uma inovação disruptiva por desenvolver uma tecnologia por meio de um dispositivo inexistente no mercado, ofertando uma solução direta para problemas oriundos do formato de abastecimento de combustível de grandes embarcações. A inovação também está na proposição de um novo modelo de negócio e estratégias de monetização. A complexidade deste projeto se concentrou, inicialmente, na engenharia e desenvolvimento das variáveis que compõem este dispositivo e da execução de um projeto piloto através de laboratórios terceirizados. No ciclo de desenvolvimento do negócio, a complexidade se dá pela necessidade de desenvolvimento de parcerias para produção e canais de comercialização dos sistemas. Este projeto tende a impactar de forma positiva todos os formatos de abastecimento de combustíveis de grandes embarcações que são realizados nos mares e rios, no Brasil e no mundo. Além do impacto pela potencial redução de vazamentos e de acidentas ambientais. Seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes, Miguel, Franklin &amp; Perez (2017).</p> Ricardo Silva Araújo Silveira Filho, Alexandre Ghobril Copyright (c) 2024 Ricardo Silva Araújo Silveira Filho, Alexandre Ghobril https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16780 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 -0300 Melhoria na Agilidade em Mudança de Software com Adoção de Modelos de Gestão e Arquitetura de Tecnologia http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16867 <p>Este relato tecnológico analisa as metodologias de gestão de projetos de TI e integração das equipes no ambiente corporativo do Senac-SP. O estudo amparou-se em diferentes metodologias de gestão de projetos, demonstrando as suas utilidades e aplicabilidade e as fases que são percorridas até o momento da entrega do resultado. A adoção de um modelo gerencial teve por base um forte alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio e às respectivas áreas em questão, para se obter a melhor solução e não obstante as lacunas que possam ser identificadas durante a sua adoção. Observou-se na entidade um relativo aumento nos atrasos dos cronogramas de entregas de projetos de tecnologia e na colaboração entre especialistas de tecnologia. O Senac-SP possui grande quantidade de projetos em fila para execução e os diferentes ativos e plataformas tecnológicas, demonstram dificuldades frente às operações, desenvolvimento das plataformas, qualidade e suporte, que podem afetar diretamente a entrega ou sustentação de um ativo tecnológico. Este relato tecnológico tem, portanto, como objetivo, apresentar o desenvolvimento de solução do problema definido na área de tecnologia, referente ao atraso nas entregas de projetos no departamento de tecnologia do Senac São Paulo. A integração entre os dados coletados e os negócios agrega conhecimento à metodologia de gerenciamento de projetos ágeis e às mudanças estruturais nos times de tecnologia. Este relato tecnológico reforça a possibilidade de mudanças organizacionais mesmo em ambientes corporativos conservadores, reforçando o engajamento dos envolvidos.</p> Rodrigo Monteiro Furquim, Alberto de Medeiros Júnior Copyright (c) 2024 Rodrigo Monteiro Furquim, Alberto de Medeiros Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16867 Wed, 22 May 2024 00:00:00 -0300 Teoria e prática de gestão: do marketing preditivo, inteligência artificial, posicionamento de marca, modelos ágeis de gestão e inovação em modelos de negócios aos sistemas de controle e análise do desempenho http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17103 Adilson Caldeira Copyright (c) 2024 Adilson Caldeira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17103 Mon, 20 May 2024 00:00:00 -0300