Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Relatos Tecnológicos
O relato tecnológico é a apresentação do desenvolvimento de um projeto que trata da melhoria do desempenho de produtos ou serviços, solucionando problemas e/ou aproveitando oportunidades de uma organização (empresa, associação, entidade, ONG, agência pública, órgão público), em que foi utilizado um método aplicado, como, por exemplo, design research, business problem-solving, pesquisa intervencionista, pesquisa-ação ou outros métodos utilizados em consultoria organizacional. Constitui pré-requisito para o aceite que o texto apresente base científica, com descrição e justificativa da metodologia adotada.
O relato deve mostrar: :
- Aplicação ou aplicabilidade (no caso de proposta não implementada);
- Inovações adotadas, inclusive no método;
- Impacto nos resultados da organização, impactos sociais ou impactos para a educação;
- Complexidade para a sua elaboração, envolvendo aspectos técnicos, de relacionamento com clientes, clima interno, e outros;
- Replicabilidade do trabalho.
A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:
1º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.
2º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:
TÍTULO DO RELATO (em português e inglês, em negrito e letras maiúsculas). Deve ser conciso em relação ao assunto do trabalho.
Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contemplando uma descrição sintética de aspectos como:
a) o objetivo do trabalho;
b) como foi desenvolvido, com a sua aplicação ou aplicabilidade;
c) inovações incorporadas à organização em foco com o desenvolvimento do trabalho;
d) a complexidade inerente ao desenvolvimento, envolvendo pesquisas, disponibilização de recursos, negociações, aprovações, enfim, os desafios relevantes enfrentados durante o trabalho.
e) impactos resultantes, quanto a mudanças internas e externas, e o que é esperado com a continuidade, tais como repercussões econômicas e sociais, às partes interessadas.
Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).
Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.
Keywords (palavras-chaves em Inglês).
Introdução
Este tópico destina-se a Indicar o objetivo e do que se trata o trabalho, se da melhoria de algo em andamento ou de um projeto a ser implementado, com relação a uma Oportunidade ou a um Problema, apontando os aspectos mais relevantes para a atenção do leitor. Espera-se encontrar, nesse trecho, argumentos que motivem os leitores a continuarem a leitura do relato.
Desenvolvimento do trabalho
Após a Introdução, apresentar o desenvolvimento do trabalho. Faculta-se aos autores a ordem de apresentação e denominação dos tópicos, desde que sigam estrutura lógica na abordagem de questões relativas a:
- Método adotado;
- Descrição da Organização, seus produtos e/ou serviços e o Mercado;
- Diagnóstico da Situação;
- Aporte Teórico para Apoio à Solução do Problema ou Aproveitamento da Oportunidade;
- Solução proposta para o problema ou aproveitamento da oportunidade;
- Expectativas quanto à viabilidade, inovação e criação de valor inerentes ao projeto.
- Descrição da intervenção realizada;
- Avaliação dos resultados já obtidos e esperados.
Contribuições e Considerações finais
Indicação dos aprendizados obtidos com o trabalho e as indicações de: inovações adotadas, impacto para a organização e/ou a comunidade, a complexidade enfrentada e a replicabilidade.
Referências e Fontes Consultadas
Devem constar o que foi utilizado como fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, nas citações ao longo do texto.
* Observação: Considera-se que um artigo tecnológico deve ser pautado pelo rigor científico, de modo que é requisito apresentar as bases teóricas e metodológicas que lhe dão suporte. Faculta-se a apresentação da fundamentação teórica em um ítem específico ou diluída ao longo dos tópicos do texto.
Artigos
O artigo corresponde a um trabalho de natureza acadêmica cujo objetivo é apresentar uma proposta de aplicação prática de uma teoria ou conceito, elaborado com fundamentação científica que respalda o seu desenvolvimento.
A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:
1º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:
- TÍTULO DO ARTIGO (em Português e Inglês, em negrito e letras maiúsculas)
- Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contendo:
- a) o objetivo do trabalho;
- b) como foi desenvolvido (procedimentos metodológicos);
- c) resultados obtidos;
- d) contribuições e conclusões.
- Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).
- Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.
- Keywords (palavras-chaves em Inglês).
- Introdução – indicação do interesse no assunto, de onde surgiu, com a formulação da questão orientadora do seu desenvolvimento.
- Fundamentação Teórica – apresentação da literatura em que a teoria ou o conceito se baseia, para a elaboração do seu constructo.
- Metodologia –indicar o(s) método(s), qualitativo e/ou quantitativo, que foram utilizados.
- Análise dos resultados – mostrar o que foi obtido com a pesquisa, que tenha relevância para a aplicação prática.
- Conclusões ou Considerações Finais – apresentar as descobertas mais relevantes para responder à questão norteadora.
2º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.
Relatos de Casos
Formato descontinuado nesta Revista.
Casos para Ensino
Formato descontinuado nesta Revista.
Ensaios
O ensaio científico é um gênero textual em que se apresentam e discutem de forma crítica modelos teóricos, conceituais e práticos encontrados em fontes bibliográficas publicadas por outros autores. O texto deve apresentar relevância científica, ampliando o conhecimento teórico e difundindo suas aplicações efetivas no ambiente das organizações.
No ensaio, busca-se responder a um questionamento acerca de situações atuais e presentes nos debates teóricos e práticos. O caráter científico se configura pelo discurso da descoberta da solução para o problema que pesquisa, complementado pelo ato de dar a conhecer a descoberta à comunidade científica. Esse discurso deve ser produzido sob a influência de experiências conhecidas pelo ensaísta, comparadas, apreciadas, julgadas e transmitidas aos leitores.
Obrigatoriamente, o ensaio deve ter relação com os temas de interesse da revista.
Estrutura do ensaio
Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida.
Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.
Na fundamentação teórica o autor expõe sua interpretação sobre as argumentações de outros autores. A flexibilidade admitida no posicionamento crítico do autor, contudo, não deve comprometer o rigor e a organização típicos de um texto científico.
A conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida, o posicionamento pessoal do autor e o modelo (framework) eventualmente resultante, com uma discussão sobre as contribuições teóricas e aplicações práticas efetivas e potenciais.
Reflexões
Esta seção é composta por textos com reflexões sobre vivências e observações críticas de profissionais nos temas da revista. Também se aceitam submissões de textos que abordam questões de natureza teórico-prática.
Por reflexões entendem-se análises e avaliações de situações que se apresentam no dia-a-dia das organizações. Como é típico dos estudos acadêmicos, o comportamento observado e a interpretação de aspectos práticos nas organizações comumente contêm elementos presentes nas visões te´órico-conceituais, modelos e métodos para lidar com a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Ao oferecer espaço para a divulgação de relatos e interpretações de experiências dessa natureza, espera-se contribuir com a construção e ampliação do conhecimento e aprendizado, com observações críticas sobre experiências vividas e seus resultados.
Por experiências vividas, entende-se tudo o que foi proposto e realizado nas situações enfrentadas, independentemente do nível do sucesso alcançado, por executivos, gestores e empreendedores, que ajudem a entender as dimensões de soluções dadas a problemas e estratégias para aproveitamento de oportunidades.
Nesta seção podem ser incluídas discussões com ou sem referencial teórico, que representem visões, opiniões, entrevistas, etc., sempre focados no ambiente organizacional. Contudo, é imperativo citar fontes que tenham sido consultadas como referências para a argumentação.
O texto pode ser escrito pela própria pessoa que teve a experiência ou por um autor que obteve o depoimento de quem a vivenciou.
A curadoria desses textos é feita pelo corpo editorial da revista.
Para a seção Reflexões dá-se preferência a textos compactos, com cerca de 1.500 palavras (aproximadamente 3 páginas). Conteúdo com extensão superior também pode ser aceito e publicado, a critério da avaliação da equipe editorial.
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Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.
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