Estruturas de governança e eficiência operacional:
Ações para mitigar custos de transação e de agência em uma instituição do Terceiro Setor
Palavras-chave:
Custos de Transação, Custos de Agência, Eficiência OperacionalResumo
Este trabalho foi desenvolvido numa Instituição do Terceiro Setor que enfrenta desafios para promover inclusão social pelo desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens, adultos. Teve por objetivo, propor soluções para minimizar os principais custos de transação e de agência que impactam o desempenho das atividades da Instituição. Utilizou-se a metodologia de resolução de problemas de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para analisar o contexto de atuação, diagnosticar as causas do problema e elaborar proposta de solução. Verificou-se que os custos de transação decorrem dos esforços de negociação e elaboração de contratos com fornecedores, ações de monitoramento, prevenção de riscos e demandas judiciais, enquanto, os principais custos de agência advêm dos esforços de recrutamento, coordenação e monitoramento das equipes, ações para o alinhamento de interesses entre agentes e o principal. Diante desse contexto, a solução proposta enfocou o fortalecimento de parcerias estratégicas, investimentos em manutenção preventiva, capacitação de profissionais, atualização do sistema de gestão, monitoramento, avaliação e engajamento das equipes. Com a implementação da proposta espera-se que a Instituição supere os desafios e alcance resultados que beneficiem os participantes, preparando-os para o mercado de trabalho, cumprindo, assim, a sua missão institucional.
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