GESTÃO JURÍDICA PERSONALIZADA

REORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DE UMA HOLDING DO SETOR QUÍMICO À LUZ DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO

Autores

  • Adilson Aderito da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP
  • Amira Chammas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Celso Flavio da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ricardo Valente da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Gestão jurídica; Custos de transação; Eficiência operacional; Lucratividade

Resumo

A crise institucional do poder público brasileiro refletiu nas atividades da iniciativa privada com o aumento do nível de insegurança jurídica e o desequilíbrio entre a legislação aplicável e os resultados das organizações. Neste estudo, analisou-se as operações do departamento jurídico de uma holding de empresas do Setor Químico, levando-se em conta as especificidades requeridas na atuação dos seus profissionais, a complexidade das atividades e a frequência das demandas atendidas. À luz das dimensões da Teoria dos Custos de Transação (TCT) diagnosticou-se que o seu núcleo administrativo apresentava um elevado impacto na folha de pagamento afetando negativamente os resultados. Neste trabalho relata-se a reorganização do modelo de gestão do departamento jurídico da holding segundo os níveis de especificidade, complexidade/incerteza e frequência das demandas nesse ambiente de negócios. Com a implantação do novo modelo de gestão foi possível: a) solucionar os problemas com o dispêndio de horas qualificadas em atividades rotineiras e de baixa complexidade; b) proporcionar entregas consistentes em tempo satisfatório de atendimento sem riscos às operações da empresa e; c) reduzir os custos de transação e de operação em vinte e nove por cento, melhorando significativamente os níveis de eficiência e lucratividade da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Aderito da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Professor Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - UPM

Amira Chammas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - UPM

Alberto de Medeiros Júnior, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Celso Flavio da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - UPM

Ricardo Valente da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - UPM

Referências

Conselho Nacional de Justiça. Justiça em Números. Brasília: CNJ, 2018. Acesso em: 24/08/2018. Disponível em: http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2018/09/8d9faee7812d35a58cee3d92d2df2f25.pdf
Conselho Nacional de Justiça. Justiça em Números. Brasília: CNJ, 2017. Acesso em: 24/08/2018. Disponível em:http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2017/12/b60a659e5d5cb79337945c1dd137496c.pdf
Da Silva, A. A., Brito, E. P. Z. ( 2013). Incerteza, racionalidade limitada e comportamento oportunista: um estudo na indústria brasileira. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, v. 14, v. 1, p. 176-201, jan/fev.
Marcondes, R.C.; Miguel, L.A.P.; Franklin, M.; Perez, G.. (2017). Metodologia para elabo-ração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade. São Paulo: Ed-itora Mackenzie.
Williamson, O.E.(1985). The Economic institutions of capitalism. New York: Free Press.
Williamson, O. E. (1991). Comparative economic organization: The analysis of discrete structural alternatives. Administrative Science Quarterly, p. 281.
Williamson, O. E. (2012). As Instituições Econômicas do Capitalismo: firmas, mercados, relações contratuais. São Paulo: Pezco.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

da Silva, A. A., Chammas, A. ., de Medeiros Júnior, A., Flavio da Silva, C. ., & Valente da Silva, R. (2020). GESTÃO JURÍDICA PERSONALIZADA: REORGANIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DE UMA HOLDING DO SETOR QUÍMICO À LUZ DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/13298

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>