Satisfação, Fidelização de Clientes e Engajamento de Funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no Varejo Financeiro

Autores

  • Mariana Pires Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
  • Adilson Aderito da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie / Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Resumo

O presente estudo explora o panorama atual do varejo financeiro e descreve o dilema que o setor enfrenta para atingir seus objetivos de maneira eficiente diante das transformações tecnológicas que o tem tornado mais complexo e concorrido com a chegada das fintechs e das gigantes da tecnologia e seus múltiplos serviços financeiros sem necessidade de intermediação bancária. A chegada desses novos players tem exigido propostas cada vez mais personalizadas e complexas, tornando a fidelização de clientes um grande desafio. Apoiado nas pesquisas internas de Satisfação de Clientes e de Engajamento, Clima de 2017, diagnosticou-se os principais pontos de insatisfação dos clientes e funcionários de um grande Banco Nacional (BN) com diversas agências e milhões de clientes no Brasil, revelando uma lacuna para se estabelecer a relação autorreforçadora entre a satisfação de funcionários e clientes na geração de resultados superiores pelo banco. Portanto, o objetivo do trabalho foi propor um plano de ações para estimular e potencializar o engajamento, a satisfação e a produtividade dos funcionários do BN com vistas a elevar os índices de satisfação do cliente e os resultados do banco a partir do exame da cadeia serviços-lucro, ressaltando o fator humano como fonte para criação de valor e diferencial competitivo nos mais variados contextos e dimensões da prestação de serviços

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Biografia do Autor

Mariana Pires Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

É Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Administração pela FGV e em Gestão de Operações e Serviços pelo Inepad/UnB.

Adilson Aderito da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie / Mestrado em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração do Desenvolvimento de Negócios e Pesquisador na Área de Administração Estratégica com foco na Incerteza, Custos de Transação e Integração Vertical.

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Publicado

2019-09-13

Como Citar

Dias, M. P., & da Silva, A. A. (2019). Satisfação, Fidelização de Clientes e Engajamento de Funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no Varejo Financeiro. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/12732

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

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