Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Pro-dutos Logomarcados

Autores

  • Chistopher Capelache Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação

Resumo

O artigo aborda uma pesquisa aplicada para decisão, baseada na oportunidade de internacionali-zação do grupo AB, de empresas de gestão de marcas em produtos logomarcados na América Latina. As empresas do grupo apresentam tecnologia inovadora, soluções criativas e foco na qualidade de atendimento ao cliente. O mercado de produtos personalizados cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, por agregarem valor às marcas, potencializando o relacionamento com os clientes. Há na Amé-rica Latina lacunas no atendimento desse mercado e, por isso o grupo enxerga uma oportunidade para internacionalização. Com base nas opções estratégicas identificadas e conhecimento sobre ferramentas de apoio à tomada de decisão, foi concebido um modelo que contemplasse as variáveis, assim como do contexto de negócios do grupo para que se pudesse recomendar, frente a priorização e julgamentos dos decisores, a melhor opção para o processo de internacionalização. A pesquisa atingiu o objetivo em identificar dentre as opções estratégicas obtidas, a recomendação para realização de uma aliança estra-tégica no Chile, e demonstrou como ferramentas de apoio à decisão podem auxiliar os dirigentes em decisões complexas, não estruturadas, com grande quantidade de variáveis, a enfrentarem as dificulda-des ligadas à racionalidade limitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amatucci, M. (2009). Internacionalização de empresas: Teorias, problemas e casos. São Paulo: Atlas.

Andersson, U., & Johanson, J. (1997). International business enterprise. In I. Björkman, & M. Forsgren (Eds.), The nature of the international firm: Nordic contributions to international business research. Copenhagen: Copenhagen Business School Press.

Associação Marketing Promocional (Ampro) (2017). Homepage. Recuperado de http://www.ampro.com.br/.

Barney, J., & Hesterly, W. (2011). Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice-Hall.

Fleury, M. T. L, Khauaja, D. M. R., Dreon, F., Minello, I. F., & Sun, V. (2008). Cultura e internacionalização de empresas: o caso da Azaléia na China. In E. P. Vasconcellos (Coord.), Internacionalização, estratégia e estrutura: O que podemos aprender com o sucesso da Alpargatas, Azaléia, Fanen, Odebrecht, Voith e Volkswagen. São Paulo: Atlas.

Gartner IT Glossary (2017). Gartnert Glossary. Recuperado de https://www.gartner.com/it--glossary/.

Hitt, M. A., Ireland, R. D., & Hoskisson, R. E. (2011). R. E. Administração estratégica: Competitividade e globalização. São Paulo: Cengage Learning.

Hymer, S. H. (1970). The international operations of national firms: A study of direct foreign investment. (Tese de doutorado, Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos).

Johanson, J., & Mattsson, L. (1988). Internationalization in industrial systems: A network approach. In H. Hood & J. Vahlne (Eds.), Strategies in foreign competition. London: Croom Helm.

Johanson, J., & Sharma, D. (1987). Technical consultancy in internationalization. International Marketing Review, 4(4), 20-29.

Johanson, J., & Vahlne, J. (1977). E. The internationalization process of the firm: A model of knowledge and increasing foreign market commitment. Journal of International Business Studies, 8(1), 23-32.

Johanson, J., & Vahlne, J. (1992). Management of foreign market entry. Scandinavian International Business Review, 1(3), 9-27.

Kogut, B., & Zander, U. (1993) Knowledge of the firm and the evolutionary theory of the multinational corporation. Journal of International Business Studies, 24(4), 625-645.

Medeiros, A., Jr. (2007). Sistemas integrados de gestão: Proposta para um procedimento de decisão multicritérios para avaliação estratégica. (Tese de doutorado, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Brasil).

Nordstrom, K., & Vahlne, J.-E. (1994). Is the globe shrinking? Psychic distance and the establishment of Swedish sales subsidiaries during the last 100 years. In M. Landbeck, International trade: Regional and global issues. London: McMillan.

Porter, M. E. (1989). Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

Porter, M. E. (2011). Competitive advantage of nations: Creating and sustaining superior performance. USA: Simon and Schuster.

Saaty, T. L. (2001). Decision making with dependence and feedback: The analytic network process (2nd ed.). Pittsburgh: RWS Publications.

Saaty, T. L. (2005). Theory and applications of the analytic network process: Decision making with benefits, opportunities, costs, and risks. Pittsburgh: RWS Publications.

Salomon, H. J. (2008). A terceira mídia: Como os brindes potencializam as marcas, melhoram os relacionamentos e aumentam as vendas. São Paulo: Futura.

Sharda, R., Delen, D., & Turban, E. (2014). Business intelligence: A managerial perspective on analytics (3rd ed.). USA: Pearson.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). (2017). Como montar uma fábrica de brindes. Recuperado de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-fabrica-de-brindes,75687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD.

Shimizu, T. (2010). Decisão nas organizações (3rd ed.). São Paulo: Atlas.

Szulanski, G. (1996). Exploring internal stickiness: Impediments to the transfer of best practice within the firm. Strategic Management Journal, 17(52), 27-43.

Terpstra, V., Foley, J., & Sarathy, R. (2012). International Marketing (11th ed.). Naper Press. Chicago.

Vahlne, J.-E., & Wiedersheim P. F. (1977). Psychic distance: An inhibiting factor in international trade. (Working Paper, University of Uppsala, Uppsala, Suécia).

Downloads

Publicado

2022-02-08

Como Citar

Capelache, C., & de Medeiros Júnior, A. (2022). Internacionalização de Grupo Empresarial de Gestão de Marcas em Pro-dutos Logomarcados. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(4), 1–33. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14973

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)