Transformando a Contabilidade: O Impacto da Inteligência Artificial nas Práticas Contábeis
Palavras-chave:
prática contabil, inteligencia artificial, convergênciaResumo
A convergência da inteligência artificial (IA) na contabilidade tem promovido transformações significativas, prevendo-se que até 2030 cerca de 30% das funções contábeis serão automatizadas. Essa evolução não apenas otimiza processos, mas redefine o papel dos contadores, que devem agora integrar habilidades tecnológicas às suas competências tradicionais. A pesquisa analisa os impactos da IA na eficiência e eficácia das operações contábeis, ressaltando sua importância na tomada de decisões estratégicas e no cumprimento de obrigações legais, além de agir como um mecanismo de alerta para problemas financeiros. No entanto, esse avanço tecnológico também traz à tona questões éticas, como o viés algorítmico, além de desafios técnicos e culturais que as empresas enfrentam na implementação de novas tecnologias. A necessidade de adaptação à realidade digital reforça a importância da formação contínua dos contadores e da criação de diretrizes éticas e regulatórias, garantindo que a aplicação da IA maximize a eficiência sem comprometer a integridade da profissão contábil. A convergência entre IA e contabilidade é, portanto, um processo inevitável que exigirá uma coexistência equilibrada entre inovação tecnológica e princípios contábeis fundamentais.
Downloads
Referências
Beanalytic. (2024). 10 maiores empresas de inteligência artificial em 2025. https://beanalytic.com.br/blog/maiores-empresas-de-inteligencia-artificial. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Exame. (2023). 12 empresas que utilizam inteligência artificial em suas operações. https://exame.com/bussola/12-empresas-que-utilizam-inteligencia-artificial-em-suas-operacoes/. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Franco, H., & Marion, J. C. (2021). Contabilidade geral (30. ed.). São Paulo: Atlas.
Hendriksen, E. S., & Van Breda, M. F. (2019). Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas.
Hostinger. (2025). 27 tendências e estatísticas inteligência artificial em 2025. https://www.hostinger.com.br/tutoriais/estatisticas-inteligencia-artificial. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. (2017). Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Lopes, A. B., & Martins, E. (2022). Teoria da contabilidade: uma nova abordagem (2. ed.). São Paulo: Atlas.
Ludícibus, S., Martins, E., Gelbcke, E. R., & Santos, A. dos. (2021). Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades de acordo com as normas internacionais e do CPC (3. ed.). São Paulo: Atlas.
Marion, J. C. (2022). Contabilidade empresarial (12. ed.). São Paulo: Atlas.
Padoveze, C. L., & Benedicto, G. C. (2020). Contabilidade gerencial (9. ed.). São Paulo: Atlas.
Pareto. (2025). Melhores IAs: 61 inteligências artificiais mais utilizadas. https://blog.pareto.io/melhores-ias/. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Sá, A. L. (2020). Contabilidade financeira (8. ed.). São Paulo: Atlas.
Schmidt, P., & Santos, R. (2023). Escrituração contábil e a evolução dos sistemas financeiros. São Paulo: Atlas.
Tecnoblog. (2023). Quais são os tipos de inteligência artificial? Veja as diferenças entre as categorias ANI, AGI e ASI. https://tecnoblog.net/responde/quais-sao-os-tipos-de-inteligencia-artificial/. Acesso em 23 de fevereiro de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Augusto Toledo, Sidney Macazzo Caigawa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.