Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Práticas em Contabilidade e Gestão (PCG) é uma publicação online dos cursos Mestrado Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGCFE) e Administração do Desenvolvimento de Negócios (MPADN), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), de livre acesso e que publica trabalhos com base em metodologia científica aplicada, sendo voltada a profissionais do mercado e pesquisadores.

É um periódico aberto a temas relativos a Contabilidade, Controladoria, Finanças e Negócios. Privilegia a interdisciplinaridade, publicando relatos com aplicação prática, estudos de caso e ensaios com temas de interesse da área, considerando-se a contribuição dos textos para o desenvolvimento profissional (prático e teórico) e para os negócios.

 

 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo editorial da PCG ocorre em duas etapas eliminatórias: 1. o artigo recebido é avaliado pelo editor chefe e/ou pelos editores adjuntos, os quais analisarão a adequabilidade à política editorial e aos critérios e características técnicas exigidas pela PCG. Aqueles artigos que não atenderem a esses requisitos iniciais terão a submissão rejeitada. 2. o artigo passará por um processo de avaliação em sistema de blind review, sendo encaminhado pelo editor chefe para, no mínimo dois revisores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas de especialização e disponibilidade.

Periodicidade

Trimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento ao público proporciona maior democratização do saber e contribui para liberdade econômica de livre empreender.

Público-alvo

É constituído de profissionais e estudantes de pós-graduação, gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, interessados no diálogo atualizado e na inovação em contabilidade, controladoria, finanças empresarias e negócios nas áreas de Administração e Ciências Contábeis.

Requisitos

Os relatos, artigos, estudos de caso, ensaios  e resenhas bibliográficas submetidos à apreciação da PCG devem ser inéditos. Trabalhos publicados em anais de congressos ou apresentados em conferências ou em outra forma de comunicação restrita, podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam no formato exigido pela revista. São aceitos trabalhos redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola.

Histórico do periódico

 

A revista Práticas em Contabilidade e Gestão – PCG é uma publicação on-line, de livre acesso, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A PCG adota as Boas Práticas da ANPAD de Produção Científica e tem por objetivo divulgar artigos originados de pesquisa científica e experiências práticas, produzidos por profissionais, docentes e discentes dos programas de pós-graduação com ênfase naqueles concebidos para a solução de problemas práticos de aplicação mais imediata, no âmbito da Contabilidade e da Gestão.