DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS

Autores

  • Cláudio Furquim Jr Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alberto de Medeiros Júnior Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Analytics, Dashboard, Mercado financeiro

Resumo

O relato apresenta a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor financeiro a mais de 50 anos e teve por foco a criação de um novo produto baseado na venda de dados estruturados que anteriormente era fornecido de forma gratuita aos clientes. Com isso, procurou-se criar fonte de receita para a empresa com diversificação de produtos. A análise das informações obtidas pela observação e interação com gestores e funcionários da empresa revelou que poderia haver demanda por implementações destinadas aos dados que a empresa fornecia para o mercado, até então de forma gratuita. Por ser um produto inovador, no início houve resistência pelos potenciais clientes, mas após os dois primeiros meses do projeto, apesar de sua complexidade, demonstrou-se o potencial que o produto poderia alcançar. A oportunidade encontrada pela empresa, a baixa concorrência e a possibilidade de utilização da tecnologia como alavanca na disponibilização de produtos e serviços de dados, culminou na criação de uma plataforma de dashboards. A integração entre o universo acadêmico e o ambiente de negócios, presentes neste relato, agrega conhecimento à tecnologia de exploração de dados passível de replicação em situações assemelhadas. A identificação de novos projetos para comercializar dados estruturados e complexos foi um resultado não esperado pelo projeto original. Após a sua conclusão, no entanto, graças ao seu sucesso a diretoria da empresa solicitou vários outros projetos para atender o público interno e externo, não só trazendo novas receitas como também resolvendo problemas internos para obtenção de informação.

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Biografia do Autor

Cláudio Furquim Jr, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Coordenador de TI da B3 S.A.

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Universidade Prebiteriana Mackenzie

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Furquim Jr, C., & de Medeiros Júnior, A. (2023). DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ANALYTICS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/15961

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