Custos de Transação: Identificação e Propostas para Redução em Empresas Fornecedoras de Peças Estampadas no Setor Automotivo

Autores

  • Marcelo Roberto Santos Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Filipe Abreu Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adilson Aderito da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Palavras-chave:

Custos de Transação, Especificidade de Ativos, Oportunismo, Díade Cliente-Fornecedor, Teoria dos Custos de Transação

Resumo

O objetivo do trabalho foi entender as relações contratuais na díade cliente-fornecedor de uma empresa fabricante de peças estampadas para o setor automotivo. À luz dos pressupostos e dimensões analíticas da Teoria dos Custos de Transação (TCT) e com o suporte do método para resolução de problemas organizacionais (Business Problem Solving), o estudo mapeou o contexto de atuação do grupo, explorou as relações contratuais e identificou forte dependência bilateral e oportunismo, emanados do poder de barganha de um universo reduzido de clientes, em transações recorrentes com ativos de elevada especificidade física. Devido à complexidade e à sensibilidade dos relacionamentos, a implementação das ações propostas para minimizar os custos de transação está segmentada em etapas de longo, médio e curto prazo. Não obstante, o retorno esperado com as ações de curto prazo, já em curso, representa uma economia anual de R$ 2,2 milhões ao grupo. Portanto, fundamentado nos pressupostos e nas dimensões analíticas da TCT, o estudo proporciona contribuições práticas importantes para o grupo estudado e a outras empresas que operam em contextos semelhantes.es práticas importantes para o grupo estudado e a outras empresas que operam em contextos semelhantes.

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Biografia do Autor

Marcelo Roberto Santos Silva , Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua como Plant Manager do Grupo Delga

Filipe Abreu, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios atua como Profissional de Supply Chain nas áreas de S&OP (Sales & Operation Plan), Planejamento de Produção - PCP , Planejamento de Demanda e Distribuição, Logística, Armazenagem e Processos Industriais adquirida em empresas multinacional e nacional de grande porte. 

Adilson Aderito da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Professor Pesquisador na Área de Administração Estratégica com foco na Incerteza, Ambiente Organizacional, Imitação e Integração Vertical

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Publicado

2023-08-16

Como Citar

Roberto Santos Silva , M., Abreu, F., & da Silva, A. A. (2023). Custos de Transação: Identificação e Propostas para Redução em Empresas Fornecedoras de Peças Estampadas no Setor Automotivo. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16242

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