Custos de Transação: Identificação e Propostas para Redução em Empresas Fornecedoras de Peças Estampadas no Setor Automotivo
Palavras-chave:
Custos de Transação, Especificidade de Ativos, Oportunismo, Díade Cliente-Fornecedor, Teoria dos Custos de TransaçãoResumo
O objetivo do trabalho foi entender as relações contratuais na díade cliente-fornecedor de uma empresa fabricante de peças estampadas para o setor automotivo. À luz dos pressupostos e dimensões analíticas da Teoria dos Custos de Transação (TCT) e com o suporte do método para resolução de problemas organizacionais (Business Problem Solving), o estudo mapeou o contexto de atuação do grupo, explorou as relações contratuais e identificou forte dependência bilateral e oportunismo, emanados do poder de barganha de um universo reduzido de clientes, em transações recorrentes com ativos de elevada especificidade física. Devido à complexidade e à sensibilidade dos relacionamentos, a implementação das ações propostas para minimizar os custos de transação está segmentada em etapas de longo, médio e curto prazo. Não obstante, o retorno esperado com as ações de curto prazo, já em curso, representa uma economia anual de R$ 2,2 milhões ao grupo. Portanto, fundamentado nos pressupostos e nas dimensões analíticas da TCT, o estudo proporciona contribuições práticas importantes para o grupo estudado e a outras empresas que operam em contextos semelhantes.es práticas importantes para o grupo estudado e a outras empresas que operam em contextos semelhantes.
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