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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.

Author Guidelines

A revista Práticas em Contabilidade e Gestãopublica trabalhos das modalidades: Relatos Tecnológicos, Artigos, Ensaios e Reflexões. 

Regras gerais de formatação (para todas as modalidades de textos): 

Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical. 

Margens: superior e esquerda com 3 cm de distância da borda da página; inferior e direita, 2 cm. 

Numeração das páginas: feita a partir da introdução, em algarismos arábicos, no campo superior direito da folha. 

Título: fonte Arial tamanho 14 (ou New Times Roman, fonte 14). 

Texto, títulos de seção e subtítulos: fonte Arial, tamanho 12 (ou New Times Roman, fonte 12) espaçamento 1,5. Os títulos e subtítulos devem vir em negrito, tendo apenas a primeira inicial em letra maiúscula. O texto é justificado, com parágrafos recuados (1,25 cm). 

Citações no texto e listagem das Referências e Fontes Consultadas: padrão especificado nas normas da APA (American Psychological Association). 

Ilustrações: Também de acordo com as normas APA. Figuras ou tabelas inseridas no texto também devem ser enviadas em arquivo separado e editável, nos formatos Power Point ou Excel. Não usar formatos de imagem (Jpeg ou outros) para as tabelas ou figuras. 

Tamanho do texto:

Para artigos, ensaio e relatos, recomenda-se que o texto contenha cerca de 6.500 palavras (aproximadamente, 16 páginas) ou, no máximo, 20 páginas.

Para a seção Reflexões, os textos devem conter cerca de 3 páginas (1500 palavras). Contudo, admitem-se textos com extensão superior, mediante avaliação prévia da equipe editorial.

Relatos Tecnológicos

O relato tecnológico é a apresentação do desenvolvimento de um projeto que trata da melhoria do desempenho de produtos ou serviços, solucionando problemas e/ou aproveitando oportunidades de uma organização (empresa, associação, entidade, ONG, agência pública, órgão público), em que foi utilizado um método aplicado, como, por exemplo, design research, business problem-solving, pesquisa intervencionista,  pesquisa-ação ou outros métodos utilizados em consultoria organizacional. Constitui pré-requisito para o aceite que o texto apresente base científica, com descrição e justificativa da metodologia adotada.

O relato deve mostrar: :

- Aplicação ou aplicabilidade (no caso de proposta não implementada);

- Inovações adotadas, inclusive no método;

- Impacto nos resultados da organização, impactos sociais ou impactos para a educação;

- Complexidade para a sua elaboração, envolvendo aspectos técnicos, de relacionamento com clientes, clima interno, e outros;

- Replicabilidade do trabalho.

A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

2º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

TÍTULO DO RELATO (em português e inglês, em negrito e letras maiúsculas). Deve ser conciso em relação ao assunto do trabalho.

Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contemplando uma descrição sintética de aspectos como:

a) o objetivo do trabalho;

b) como foi desenvolvido, com a sua aplicação ou aplicabilidade;

c) inovações incorporadas à organização em foco com o desenvolvimento do trabalho;

d) a complexidade inerente ao desenvolvimento, envolvendo pesquisas, disponibilização de recursos, negociações, aprovações, enfim, os desafios relevantes enfrentados durante o trabalho.

e) impactos resultantes, quanto a mudanças internas e externas, e o que é esperado com a continuidade, tais como repercussões econômicas e sociais, às partes interessadas.

Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).

Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.

Keywords (palavras-chaves em Inglês).

Introdução

Este tópico destina-se a Indicar o objetivo e do que se trata o trabalho, se da melhoria de algo em andamento ou de um projeto a ser implementado, com relação a uma Oportunidade ou a um Problema, apontando os aspectos mais relevantes para a atenção do leitor. Espera-se encontrar, nesse trecho, argumentos que motivem os leitores a continuarem a leitura do relato.

Desenvolvimento do trabalho

Após a Introdução, apresentar o desenvolvimento do trabalho. Faculta-se aos autores a ordem de apresentação e denominação dos tópicos, desde que sigam estrutura lógica na abordagem de questões relativas a:

  • Método adotado;
  • Descrição da Organização, seus produtos e/ou serviços e o Mercado;
  • Diagnóstico da Situação;
  • Aporte Teórico para Apoio à Solução do Problema ou Aproveitamento da Oportunidade;
  • Solução proposta para o problema ou aproveitamento da oportunidade;
  • Expectativas quanto à viabilidade, inovação e criação de valor inerentes ao projeto.
  • Descrição da intervenção realizada;
  • Avaliação dos resultados já obtidos e esperados.

 

Contribuições e Considerações finais

Indicação dos aprendizados obtidos com o trabalho e as indicações de: inovações adotadas, impacto para a organização e/ou a comunidade, a complexidade enfrentada e a replicabilidade.

Referências e Fontes Consultadas

Devem constar o que foi utilizado como fontes bibliográficas e/ou de outras naturezas, nas citações ao longo do texto.

* Observação: Considera-se que um artigo tecnológico deve ser pautado pelo rigor científico, de modo que é requisito apresentar as bases teóricas e metodológicas que lhe dão suporte. Faculta-se a apresentação da fundamentação teórica em um ítem específico ou diluída ao longo dos tópicos do texto.

 

Artigos

O artigo corresponde a um trabalho de natureza acadêmica cujo objetivo é apresentar uma proposta de aplicação prática de uma teoria ou conceito, elaborado com fundamentação científica que respalda o seu desenvolvimento.

A submissão deverá ser efetuada por meio de dois arquivos:

1º arquivo - Contendo o texto completo, sem identificação dos autores, com a seguinte estrutura básica:

  • TÍTULO DO ARTIGO (em Português e Inglês, em negrito e letras maiúsculas)
  • Resumo (máximo de 250 palavras) - Deve ser claro e conciso, contendo:
  1. a) o objetivo do trabalho;
  2. b) como foi desenvolvido (procedimentos metodológicos);
  3. c) resultados obtidos;
  4. d) contribuições e conclusões.
  • Palavras-chaves (Indicar de três a cinco palavras-chaves).
  • Abstract (mesmo conteúdo do Resumo, porém em Inglês.
  • Keywords (palavras-chaves em Inglês).
  • Introdução – indicação do interesse no assunto, de onde surgiu, com a formulação da questão orientadora do seu desenvolvimento.
  • Fundamentação Teórica – apresentação da literatura em que a teoria ou o conceito se baseia, para a elaboração do seu constructo.
  • Metodologia –indicar o(s) método(s), qualitativo e/ou quantitativo, que foram utilizados.
  • Análise dos resultados – mostrar o que foi obtido com a pesquisa, que tenha relevância para a aplicação prática.
  • Conclusões ou Considerações Finais – apresentar as descobertas mais relevantes para responder à questão norteadora.

2º arquivo - Contendo o título do trabalho, nome completo do(s) autor(es), mencionando o cargo, empresa ou instituição/entidade, endereço, e-mail.

Relatos de Casos

Formato descontinuado nesta Revista.

Casos para Ensino

Formato descontinuado nesta Revista.

Ensaios

O ensaio científico é um gênero textual em que se apresentam e discutem de forma crítica modelos teóricos, conceituais e práticos encontrados em fontes bibliográficas publicadas por outros autores. O texto deve apresentar relevância  científica, ampliando o conhecimento teórico e difundindo suas aplicações efetivas no ambiente das organizações.

No ensaio, busca-se responder a um questionamento acerca de situações atuais e presentes nos debates teóricos e práticos. O caráter científico se configura pelo  discurso da descoberta da solução para o problema que pesquisa, complementado pelo ato de dar a conhecer a descoberta à comunidade científica. Esse discurso deve ser produzido sob a influência de experiências conhecidas pelo ensaísta, comparadas, apreciadas, julgadas e transmitidas aos leitores.

Obrigatoriamente, o ensaio deve ter relação com os temas de interesse da revista.

Estrutura do ensaio

Um ensaio tem três seções: introdução, fundamentação teórica e conclusão. Antes da introdução deve ser apresentado um resumo da argumentação feita no texto. O título e o resumo do trabalho já devem apresentar a ideia defendida.

Na introdução o autor apresenta a linha de argumentação que será seguida, esboçando como será a evolução do texto. Podem ser apresentadas, de modo sucinto, as contradições ou coerências existentes na literatura acerca do tema, chamando a atenção do leitor para o texto de revisão da literatura, que virá a seguir.

Na fundamentação teórica o autor expõe sua interpretação sobre as argumentações de outros autores. A flexibilidade admitida no posicionamento crítico do autor, contudo, não deve comprometer o rigor e a organização típicos de um texto científico.

conclusão deve trazer o fechamento das ideias, reforçando a tese defendida, o posicionamento pessoal do autor e o modelo (framework) eventualmente resultante, com uma discussão sobre as contribuições teóricas e aplicações práticas efetivas e potenciais.

Reflexões

Esta seção é composta por textos com reflexões  sobre vivências e observações críticas de profissionais nos temas da revista. Também se aceitam submissões de textos que abordam questões de natureza teórico-prática.

Por reflexões entendem-se análises e avaliações de situações que se apresentam no dia-a-dia das organizações. Como é típico dos estudos acadêmicos, o comportamento observado e a interpretação de aspectos práticos nas organizações comumente contêm elementos presentes nas visões te´órico-conceituais, modelos e métodos para lidar com a resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades. Ao oferecer espaço para a divulgação de relatos e interpretações de experiências dessa natureza, espera-se contribuir com a construção e ampliação do conhecimento e aprendizado, com observações críticas sobre experiências vividas e seus resultados.

Por experiências vividas, entende-se tudo o que foi proposto e realizado nas situações enfrentadas, independentemente do nível do sucesso alcançado, por executivos, gestores e empreendedores, que ajudem a entender as dimensões de soluções dadas a problemas e estratégias para aproveitamento de oportunidades.

Nesta seção podem ser incluídas discussões com ou sem referencial teórico, que representem visões, opiniões, entrevistas, etc., sempre focados no ambiente organizacional. Contudo, é imperativo citar fontes que tenham sido consultadas como referências para a argumentação.

O texto pode ser escrito pela própria pessoa que teve a experiência ou por um autor que obteve o depoimento de quem a vivenciou.

A curadoria desses textos é feita pelo corpo editorial da revista.

Para a seção Reflexões dá-se preferência a textos compactos, com cerca de 1.500 palavras (aproximadamente 3 páginas). Conteúdo com extensão superior também pode ser aceito e publicado, a critério da avaliação da equipe editorial. 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.