Gerenciar projetos complexos vai além da elaboração de cronogramas e do reporte de status

Autores/as

  • Eloá de Miranda Neves Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Projetos complexos, Gestão de projetos, Insituições financeiras

Resumen

O texto apresenta uma reflexão crítica sobre a gestão de projetos complexos. A análise de um caso envolvendo uma instituição financeira, evidencia os desafios associados à deficiência no processo de comunicação e à ausência de um método unificado de priorização de projetos. Diante do potencial impacto na execução, custos e prazos, discute-se a adoção de práticas de governança formais mais robustas e o mapeamento contínuo de stakeholders e de estruturas organizacionais como meios para mitigar riscos e aumentar a eficiência. Como as organizações são organismos vivos, as ações de gestão devem ser constantemente revisadas para acompanhar mudanças no ambiente corporativo, atentando às pessoas envolvidas, para que as iniciativas e o diagnóstico não se tornem obsoletos, possibilitando adaptabilidade para o sucesso de projetos complexos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloá de Miranda Neves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024). Pós-graduada em Gestão de Arquitetura de Redes e Computação na Nuvem pela FIAP (2018). Especialista em Governança de TI pelo Centro Universitário SENAC (2013). Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2008). Com experiência na liderança de times multidisciplinares em empresas multinacionais de consultoria e do setor financeiro nacional. Atua em projetos complexos, gestão do conhecimento, ambiente informacional e tecnologia da informação.

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional na área de gestão da inovação e processos organizacionais. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em temas relacionados com gestão da inovação, sustentabilidade, redes, qualidade, ambiente e processos organizacionais. Têm publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nesses temas.

Citas

Baccarini, D. (1996). The concept of project complexity - a review. International journal of project management, v.14, n.4, 201-204.

Bakhshi, J., Ireland, V., & Gorod, A. (2016). Clarifying the project complexity construct: Past, present and future. International journal of project management, 34(7), 1199-1213

Cristóbal, J. R. S. (2017). Complexity in project management. Procedia Computer Science, 121, 762-766.

Doyle, A., & Hughes, W. (2000). The influence of project complexity on estimating accuracy. 16th Annual ARCOM Conference, 6-8, Glasgow Caledonian University, pp. 623-634.

Gladwell, M. (2019). Falando com estranhos. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante.

Gorod, A., Gandhi, S. J., Sauser, B., & Boardman, J. (2008). Flexibility of system of systems. Global Journal of Flexible Systems Management, 9, 21-31.

Macheridis, N., & Nilsson, C. H. (2004). Managing project complexity-a managerial view (n. 2004/7)

Nadae, J. de, & Carvalho, M. M. (2019). Communication Management and Knowledge Management in complex projects: A literature review. Revista de Gestão e Projetos, 10(1), 19-36.

PMI. (2021). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Guia PMBOK® 7ª ed. – EUA: Project Management Institute

Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. Autêntica Business.

Silver, N. (2013). O sinal e o ruído. Editora Intrinseca.

Vacas, F. S. (1990). A complexity architecture for information technologies: A three-year didactic experiment. Systems Practice, 3, 81-96.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Neves, E. de M., & Franklin, M. A. (2024). Gerenciar projetos complexos vai além da elaboração de cronogramas e do reporte de status. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 12(4). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17380

Artículos más leídos del mismo autor/a