Inovação em serviço de intermediação de produtos Moda Luxo e Premium e Personal Shopper entre países

Autores/as

  • Annanda Maria da Silva Gonçalves Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Antonio Franklin Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Personal shopper, Personal shopper. Inovação em serviço. Moda de luxo e premium. Plataforma de intermediação. Produtos de moda., Moda luxo e premium, Plataforma de intermediação, Produtos de moda

Resumen

Este artigo tecnológico tem como objetivo apresentar uma proposta para aproveitamento de oportunidade identificada para implementação da empresa Luxury&Style, que visa oferecer ao mercado o serviço de personal shopper com uma plataforma de intermediação de compras de produtos de moda de luxo e premium entre os Estados Unidos da América e o Brasil. A sua aplicação consistiu em análises no ambiente interno e externo, adotando-se como solução propor que as atividades e modelo de negócios da “Luxury&Style” possam ser testados de forma que o crescimento da empresa ocorra concomitantemente à execução dos serviços os quais a empresa pretende ofertar no mercado. A solução proposta sugere a implementação de inovação em serviço, conforme demonstrado o interesse por parte do público-alvo que foi abordado na pesquisa de campo realizada em serviços que possuam atendimento personalizado e garantias perante a compra de produtos. A complexidade no desenvolvimento se deu pelo fato de a empresa Sendo sediada nos Estados Unidos, na cidade de Austin – Texas, e deve seguir os regramentos daquele país. No entanto, o item facilitador se originou nos resultados das pesquisas de campo e verificação do volume de pesquisas sobre o serviço na internet que foram favoráveis, indicando a procura pelo serviço de personal shopper. O impacto que a Luxury&Style alcance resultados esperados para prosseguir com a proposta, realizando sua implementação, espera-se que a empresa disponibilize seus serviços no mercado, mantendo-se suas características iniciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Annanda Maria da Silva Gonçalves, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós graduada em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro Universitário Senac e graduada em Gestão Comercial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área da Comunicação voltada ao Marketing de Moda, Mídia Programática e Marketing Digital. Possui experiência no campo da docência tendo atuado como professora de cursos de Administração, Marketing e Marketing Digital.

Marcos Antonio Franklin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional na área de gestão da inovação e processos organizacionais. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Qualidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em temas relacionados com gestão da inovação, sustentabilidade, redes, qualidade, ambiente e processos organizacionais. Têm publicações em congressos e revistas nacionais e internacionais nesses temas.

Citas

Barnes, L., & Lea-Greenwood, G. (2007). “From concept to consumer: the case of fast fashion”. Proceedings from the Textile Institute World Conference. The Textile Institute, Colombo, Sri Lanka, March.

Berry, C. J. (1994). The idea of luxury. Cambridge University Press, Cambridge.

Bianchi, C., Birtwistle, & G. S., (2010). Give away, or donate: an exploratory study of fashion clothing disposal behaviour in two countries. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 20, n.3, p. 353-368.

Coughlan, A. L. et al. (2002). Canais de marketing e distribuição. Tradução Lucia Simonini.6ed. Porto Alegre: Bookman.

Deloitte. (2020). Os poderosos do varejo de luxo 2020: a nova era da moda e do luxo. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/consumer-business/articles/poderosos-varejo-luxo.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

Dhanaraj, C., & Parkhe, A. (2006). Orchestrating innovation networks. Academy of Management Review, 31(3), 659–669.

Diniz, P. (2021). Brasil é o país onde o setor de luxo menos sofreu na pandemia. Disponível em: https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2021/04/09/brasil-e-o-pais-onde-o-setor-de-luxo-menos-sofreu-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 12 dez. 2021.

Dombek-Keith, K. (2009). E-fashioning the future: eco-friendly apparel design: VDM Verlag Dr. Müller.

Dubois, B., & Duquesne, P. (1993). The market for luxury goods: income versus culture. European Journal of Marketing [S. l.], v. 27, n. 1, p. 35-44.

Fashion Network. (2017). Kering cria plano de sustentabilidade para suas 16 marcas de luxo. Disponível em: <https://br.fashionnetwork.com/news/Kering-cria-plano-de-sustentabilidade-para-suas-16-marcas-de-luxo,787604.html>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Forbes Brasil. (2021). Com mais milionários no mundo, mercado de luxo cresce na pandemia - 9 ago. 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/08/com-mais-milionarios-no-mundo-mercado-de-luxo-cresce-na-pandemia/. Acesso em: 12 dez. 2021.

Franklin, M. A. Mascarenhas S. A., & Issa Jr, E. N. (2019). Gestão do mix de produtos como estratégia de negócios: a empresa Santo Grão. LOGS – Logística e Operações Globais Sustentáveis. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 150-165.

Gazeta News. (2019). Turistas brasileiros gastaram mais de U$11 bi nos Estados Unidos em 2018. Disponível em: <https://www.gazetanews.com/turistas-brasileiros-gastaram-mais-de-u11-bi-nos-estados-unidos-2018/index.html>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Goldenberg, M. (1997). A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record.

Hair, J.F, Babin, B., Money, A., & Samouel, P. (2006). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.

Jordan, R. (2021). O novo dress code dos looks de trabalho no pós-pandemia. Leia mais em: https://claudia.abril.com.br/blog/trabalho-carreira-rachel-jordan/dress-code-trabalho-presencial-looks/. [S. l.], 9 nov. 2021. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/blog/trabalho-carreira-rachel-jordan/dress-code-trabalho-presencial-looks/. Acesso em: 10 dez. 2021

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. 12ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lestari, M.T., & WahyunI, I. I. (2021). The phenomenon of personal shoppers among women in urban cities. Acesso em: 10 dez. 2021.

Ligero, B. (2021). Ainda vale a pena fazer compras nos Estados Unidos? Viagem e Turismo. 8 nov. 2021. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/mundo/ainda-vale-a-pena-fazer-compras-nos-estados-unidos/>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Malhotra, N. (2001). Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman.

Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade - [livro eletrônico] São Paulo: Editora Mackenzie.

Medeiros, L. (2014). Entre as 10 marcas preferidas dos brasileiros, apenas 3 são nacionais. In: Entre as 10 marcas preferidas dos brasileiros, apenas 3 são nacionais. [S. l.], 3 jun. 2014. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/30858/entre-as-10-marcas-preferidas-dos-brasileiros-apenas-3-sao nacionais.html. Acesso em: 12 dez. 2021.

Nielsen. (2019). Brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes. Disponível em: <https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2019/brasileiros-estao-cada-vez-mais-sustentaveis-e-conscientes/>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Receita Federal Brasileira. (2017). Entenda como é o processo de liberação de mercadorias pela Receita para produtos comprados no exterior. [S. l.], 7 ago. Disponível em: https://www.gov.br/fazenda/ptbr/assuntos/noticias/2017/agosto/entenda-como-e-o-processo-de-liberacao-de-mercadorias-pela-receita-para-produtos-comprados-no-exterior. Acesso em: 10 dez. 2021.

Segura, A. (2019). The fashion pyramid of brands. [S. l.], 11 mar. 2019. Disponível em: https://fashionretail.blog/2019/03/11/the-fashion-pyramid-of-bran. Acesso em: 14 jun. 2022.

Strehlau, S. (2008). Marketing do luxo. São Paulo: Cengage Learning.

Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2008). Gestão da inovação. 3ed. São Paulo: Artmed.

Tungate, M. (2014). O mundo do luxo: o passado, o presente e o futuro das marcas de luxo. [S. l.]: Editora Pensamento-Cultrix.

Visa. (2021). 56% dos gastos de brasileiros no exterior já são feitos pela internet. 2021? Disponível em: <https://www.visa.com.br/sobre-a-visa/noticias-visa/sala-de-imprensa/56-dos-gastos-de-brasileiros-no-exterior-ja-sao-feitos-pela-internet.html>. Acesso em: 10 dez. 2021.

Williamson, O. E. (1981). The modern corporation: origins, evolution, attributes. Journal of Economic Literature, California, v. 19, n. 4, p. 1537- 1568, dez.

Publicado

2024-07-04

Cómo citar

da Silva Gonçalves, A. M., & Franklin, M. A. (2024). Inovação em serviço de intermediação de produtos Moda Luxo e Premium e Personal Shopper entre países. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 12(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16787

Artículos más leídos del mismo autor/a