Gestão da Produção e Trabalhadores - Um Survey em Empresas de Autopeças
Palavras-chave:
Gestão da produção. Envolvimento dos trabalhadores. Métodos de gestão. Autopeças. Survey.Resumo
Objetivo: Apresentar um panorama da adoção de métodos de gestão da produção por empresas de autopeças no Brasil e se há o envolvimento dos trabalhadores da fábrica na sua utilização, considerando a relevância do envolvimento para o desempenho organizacional e para a obtenção dos resultados esperados pela adoção desses métodos, como apontado por pesquisas sobre gestão participativa e pelos manuais da área de gestão de operações.
Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: O envolvimento é um tema relevante e amplamente pesquisado, mas foram identificadas poucas pesquisas dedicadas a verificar se há o envolvimento dos trabalhadores na utilização de um conjunto mais amplo de métodos. A maior parte das pesquisas identificadas concentra sua análise sobre a adoção de apenas um método de forma isolada e, nestas, já se observam indícios de que as empresas nem sempre seguem as recomendações de envolver os trabalhadores em sua utilização, o que motivou a realização dessa pesquisa.
Principais aspectos metodológicos: Foi realizado um survey em 95 empresas de autopeças para ter acesso a informações sobre uma grande quantidade de empresas de autopeças e traçar um panorama quanto aos métodos de gestão da produção adotados e verificar em quais há o envolvimento dos trabalhadores.
Síntese dos principais resultados: A maior parte dos métodos investigados tem sido amplamente implantada pelas empresas pesquisadas. Em sua maioria, as empresas pesquisadas responderam que há o envolvimento dos trabalhadores, embora isto varie de um método para outro. Foram identificados casos de métodos que foram implantados e, depois de algum tempo, deixaram de ser utilizados por algumas empresas. O abandono do Seis Sigma ocorreu principalmente em empresas nas quais não havia o envolvimento dos trabalhadores em sua utilização. O método mais abandonado, no entanto, foi o programa de sugestões, justamente aquele em que foi apontado o maior envolvimento, o que indica que este tipo de método ainda enfrenta dificuldades para continuar sendo utilizado ao longo do tempo em algumas empresas. O pouco tempo de treinamento também pode ter prejudicado a utilização de alguns métodos.
Principais considerações/conclusões: Os métodos pesquisados têm sido implantados pelas empresas pesquisadas. A pesquisa confirma que a qualidade continua tendo um papel central no que diz respeito ao envolvimento dos trabalhadores, representando um dos aspectos mais marcantes da influência da produção enxuta. A maior parte dos treinamentos mencionados é voltada para esta área, mas o tempo de treinamento é curto, o que ajuda a explicar a dificuldade de envolvimento em métodos que requerem maior nível de treinamento formal. Foram observados casos de empresas que implantaram certos métodos, mas depois deixaram de usá-los, destacando-se o programa de sugestões, no qual o envolvimento dos trabalhadores é central, o que indica que persistem dificuldades relacionadas a esse envolvimento em algumas empresas.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.