Equipe Editorial
Editor-Chefe
Almir Martins Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Editora Assistente
Vitória Batista Santos Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Editores Associados
Edson Rodrigues de Aro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá / MT, Brasil.
Evandro Luiz Lopes, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.
Fellipe Silva Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), North-West University (NWU) e Higher School of Economics (HSE), Limeira, São Paulo/SP, Brasil.
Ana Paula Matias Gama, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal 
Flavio Luiz de Moraes Barboza, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil 
Eli Hadad Junior, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, São Paulo, Brasil 
Helena Belintani Shigaki, Fundação Dom Cabral (FDC), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
Igor Bernardi Sonza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul/RS, Brasil.
Liliana Vasconcellos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil 
Marcelo Daniel Araujo Ermel, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Insper, São Paulo, SP, Brasil.
Manuel Portugal Ferreira, Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal 
David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, São Paulo, Brasil 
Renata Silva de Carvalho Chinelato, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil 
Vera Lúcia Cançado Lima, Universidade Fumec, Belo Horizonte, Brasil 
Gilberto Perez, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Faïz Gallouj, Université de Lille, Villeneuve d'Ascq, França 
Sandra Maria Cerqueira da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Feira de Santana, Bahia/BA, Brasil. 
Ricardo Limongi França Coelho, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Goiânia, Goiás/GO, Brasil. 
Patrícia Teixeira Maggi da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil 
Maria Emilia Camargo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul/RS, Brasil 
Marcia Juliana d’Angelo, Fucape Business School, Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil 
Maurício Reinert do Nascimento, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil 
Edson Rodrigues de Aro, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, Brasil 
Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), João Pessoa-PB, Brasil 
Editores de Métodos
Christian Daniel Falaster, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil. 
Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), São Paulo, SP, Brasil. 
Dirceu da Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo/SP, Brasil. 
Leonardo Vils, Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, SP, Brasil. 
Conselho de Política Editorial
Adalberto Fischmann, Fac. de Economia, Adminsitração e Contabilidade / Univ. de São Paulo / São Paulo / SP, Brasil 
Bernardo M. Ferdman, Marshall Goldsmith School of Management / Alliant International University / San Diego /CA, Estados Unidos 
Eduardo Kazuo Kayo, Faculdade de Economia, Adm. e Contabilidade / Universidade de São Paulo / São Paulo / SP, Brasil 
João Amaro Matos, Depto de Gestão - Fac. de Economia / Universidade Nova Lisboa / Lisboa / Lisboa, Portugal 
José Luis Álvaro Estramiana, Facultad de Ciencias Políticas y Sociología / Universidad Complutense de Madrid / Madrid, Espanha 
Kwok Leung, Department of Management / College of Business / University of Hong Kong / Kowloon Tong, Hong Kong 
Luiz Eduardo Teixeira Brandao, Escola de Negócios da Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / RJ, Brasil 
Maria Luisa Mendes Teixeira, Centro de Ciências Sociais Aplicadas / Univ. Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Ricardo Pereira Câmara Leal, Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / RJ, Brasil 
Sergio Bulgacov, Universidade Federeal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil 
Silvio Popadiuk, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Walter Bataglia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas / Univ. Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Wolfgang Bilsky, Psychologisches Inst/Westfälische Wilhelms-Universität Münster/Münster/Nordrhein-Westfalen, Alemanha 
Comitê Editorial Científico
Luciano Barin Cruz, HEC Montreal, Canadá 
Claudia Cristina Bitencourt, Unisinos, Brasil 
Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasilia, Brasil 
Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria 
Fernanda Maria Duarte Nogueira, Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal 
Michele Nascimento Jucá, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil 
Thais Vick, Universidade de São Paulo - USP, Brasil 
Adilson Aderito da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo / SP, Brasil 
Alexandre de Almeida Faria, Esc. Bras. de Adm. Púb. e de Empr. do Rio de Janeiro / Fund. Getúlio Vargas / Rio de Janeiro / RJ, Brasil 
Ana Sílvia Rocha Ipiranga, Programa de Pós-Graduação em Administração / Universidade Estadual do Ceará / Fortaleza / CE, Brasil 
Aureliano Angel Bressan, Editor associado da seção de Finanças Estratégicas Revista de Administração Mackenzie, Brasil 
Candido Borges, Faculdade de Administração / Universidade Federal de Goiás / Goiânia / GO, Brasil 
Charles Ulises Montreuil Carmona, Depto de Ciências Administrativas / Univ. Federal de Pernambuco / Recife / PE, Brasil 
Claudio Vaz Torres, Instituto de Psicologia / Universidade de Brasília / Brasília / DF, Brasil 
Eda Castro Lucas de Souza, Programa de Pós- Graduação da Universidade de Brasília PPGA/UnB, Brasil 
Enrique Pastor Seller, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha 
Eduardo Torres, Facultad de Economia y Negocios / Universidad de Chile / Santiago do Chile / Santiago, Chile
Filipe Jorge Ribeiro Almeida, Faculdade de Economia / Universidade de Coimbra / Coimbra, Portugal 
Hector Grad, Facultad de Filosofia / Universidad Autónoma de Madrid / Madrid / Madrid, Espanha 
Hilka Vier Machado, Departamento de Administração / Universidade Estadual de Maringá / Maringá / PR, Brasil 
Humberto Elias Garcia Lopes, Programa de Pós-graduação Adm. / Pontíficia Universidade Católica / Belo Horizonte / MG, Brasil 
Isabel Ramos, Universidade do Minho, Guimarães, Portugal 
Jorge F S Gomes, Núcleo de Inv e Interv em Psicologia Org e Gestão/Inst Sup Psicologia Aplica/Lisboa/Lisboa, Portugal 
Josete Florencio dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Administração / Universidade Fed. de Pernambuco / Recife / PE, Brasil 
Josir Simeone Gomes, Fac de Adm e Finanças / Univ Estadual do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / RJ, Brasil 
Kleber Fossati Figueiredo, Inst de Pós- Grad e Pesquisa em Adm / Univ Federal do Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / RJ, Brasil
Luís Filipe F. S. Martins, Depto Met. Quantitativos / Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) / Lisboa / Lisboa, Portugal 
Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Programa de Pós-Graduação em Adm / Univ. Fed. de Minas Gerais / Belo Horizonte / MG, Brasil 
Newton Carneiro Affonso Costa Jr, Depto de Ciências da Administração / Univ. Federal de Santa Catarina / Florianopolis / SC, Brasil 
Paulo Renato Soares Terra, Programa de Pós-Graduação em Administração Escola de Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 
Rodrigo Muñoz Grisales, Escuela de Administración / Escuela de Adm. Fin. e Inst. Tecn. / Medellin, Colômbia 
Ronald Fischer, School of Psychology / Victoria University of Wellington / Wellington / Wellington, Nova Zelândia 
Sonia Maria Rodrigues Calado Dias, Programa de Pós Graduação / Universidade Federal de Pernambuco / Pernambuco, Brasil 
Valmir Emil Hoffmann, Depto de Adm / Univ de Brasília / Brasilia / DF, Brasil 
Yeda Swirski de Souza, Programa de Pós Graduação / Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Rio Grande do Sul, Brasil 