Revista Trama Interdisciplinar

ISSN: 21775672 (versão eletrônica)

A Revista TRAMA Interdisciplinar é a revista científica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente qualificada pela CAPES como um períodico B1. Estando indexadas nos seguintes indicadores: Latindex; EBSCO - Current Abstracts; TOC Premier; Fuente Académica; Fonte Acadêmica


Imagem para capa da revista

Destaca-se que as opiniões, idéias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Revista TRAMA Interdisciplinar não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

Notícias

 

Dossiê: "Encruzilhadas em Tempos Indeterminados"

 

Estamos em um momento histórico de encruzilhadas cuja determinação tem se mostrado, em verdade, indigente. O momento pede atenção, principalmente no que concerne ao campo da cultura. Neste aspecto, podemos compreender cultura em suas múltiplas faces interdisciplinares. O campo é vasto, como as linguagens artísticas, a educação e a história cultural.

Há pouco tivemos o fim do ministério da cultura e em seguida a sua retomada, tal fato expressou muito a ideia que apontamos acima de encruzilhadas! Deste modo, convidamos a todos/as a pensar conosco tais encruzilhadas. Envie seus artigos para o nosso próximo número que tem como tema Encruzilhadas em Tempos Indeterminados: Educação, Arte e História, em suas  múltiplas faces Culturais.

A preocupação do presente número é analisar e debater, a partir da problemática das questões contemporâneas referentes a temas como identidade, consciência e memória históricas, políticas de gênero e problemas nas áreas de cultura, educação e artes, em suas diversas linguagens. A Revista Trama se propõe a contribuir para apresentação e discussão das pesquisas acadêmicas realizadas por estudiosos que têm investigado os temas por nós sugeridos. No entanto, não significa que não possamos acolher outros temas provenientes daqueles/as que enviarem seus artigos!

Salientamos que a nossa pretensão é abrir espaço, de caráter interdisciplinar, no sentido de nos ajudar a desenvolver pensamentos sobre as nossas encruzilhadas culturais. Travessias em tempos obscuros, a princípio parece uma metáfora para dizer sobre a impossibilidade de termos alguma clareza dos nossos passos na história que estamos vivenciando, no entanto, atravessar o escuro é atravessar o rio sem saber nadar como diria Diadorim para Riobaldo em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Convidamos a todos/as a nadar conosco nessas travessias, participando do nosso próximo número! Abraços a todos/as! Esperando seus artigos! Envio entre 07 de outubro a 31 de Janeiro de 2017.

 
Publicado: 2016-10-07
 
Outras notícias...

v. 7, n. 2 (2016): Dossiê: Educação da infância: temas em debate

Sumário

Créditos

Créditos
 
PDF

Editorial

Editorial
João Clemente de Souza Neto
PDF

Dossiê

Magali Reis, Maria das Graças Oliveira
PDF
Deise Arenhart, Jader Jane Moreira Lopes
PDF
Zoia Prestes
PDF
Rosvita Kolb-Bernardes, Luciana Esmeralda Ostetto
PDF
Ana Luisa Nogueira de Amorim
PDF
Angela Scalabrin Coutinho, Adriana Dragone Silveira
PDF
Maria das Graças Oliveira, Magali Reis
PDF
Éric Plaisance
PDF
Cristina Rocha, Manuela Ferreira
PDF
Stela Marques
PDF
Fernanda de Lourdes Almeida Leal
PDF

Artigos

Rubens Russomanno Ricciardi
PDF