Criando Valor por meio da Conexão entre os Stakeholders da Luna Educação

Autores/as

  • Taurã Figueiredo Rosa Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Lilian Aparecida P Miguel Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Criação de Valor, Tecnologia, Marketplace, Educação, Edtech

Resumen

A educação brasileira é considerada uma das mais deficitárias do mundo, e é nesse que se insere a Luna Educação, empresa que busca melhorar a educação pública por meio da criação de valor advinda do uso de tecnologias que conectem os stakeholders da educação pública. Expandindo o entendimento do contexto socioeconômico do aluno, observou-se a oportunidade de conectá-lo ao mercado de trabalho, em um conceito similar a marketplace, no qual, novamente, a conexão entre esses stakeholders gera valor para ambas as partes. Observando a estrutura atual da Luna Educação e seus produtos, observou-se um desafio para o aproveitamento dessa oportunidade, que foi o objetivo deste trabalho. A solução proposta e implantada ensejou a implementação de mudanças de processo, análise de recursos internos e externos, criação de alianças e inovação tecnológica, para que fosse possível atingir a possibilidade de ganho de escala desejada que permitisse a criação de um novo produto que conectasse jovens alunos de ensino médio de escolas públicas com o mercado de trabalho, criando uma linha de receita para a Luna Educação e mudando a vida de milhares de jovens. Dada a quantidade de alunos no sistema de educação brasileiro, houve a necessidade de um investimento significativo de capital. Além disso, essa solução envolve um nível significativo de complexidade, por ser multifacetada, com a necessidade de atuar em iniciativas simultâneas, envolvendo a empresa, os órgãos públicos de educação, os professores e pais de alunos, para a transposição do desafio, incluindo mudança dos processos de desenvolvimento de produto, utilização de impressoras de alta capacidade de escala até softwares de relatórios em tempo real.

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Biografía del autor/a

Lilian Aparecida P Miguel, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Experiência profissional em empresas multinacionais, como executiva em Vendas e Marketing, mercados nacional e internacional, Planejamento Estratégico, nível nacional e internacional, com ampla atuação nas áreas de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercados, planejamento mercadológico e estratégico em mercados nacionais e internacionais. Doutora em Administração de Empresas (2010), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professora do núcleo docente permanente do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordena atualmente a equipe de orientadores de trabalhos de conclusão do curso de graduação em administração, ciências contábeis e ciência econômicas, nas unidades de São Paulo, Alphaville e Campinas.

 

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Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Figueiredo Rosa, T., & Miguel, L. A. P. (2021). Criando Valor por meio da Conexão entre os Stakeholders da Luna Educação. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(2), 1–29. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14331