Integração Colaborativa e Agilidade em Projetos de Tecnologia de Informação do Senac SP
Palavras-chave:
DevOps, Metodologia Ágil, Tecnologia da InformaçãoResumo
Este relato tecnológico analisa as metodologias de gestão de projetos de TI e integração das equipes no ambiente corporativo do Senac-SP. O estudo amparou-se em diferentes metodologias de gestão de projetos, demonstrando as suas utilidades e aplicabilidade e as fases que são percorridas até o momento da entrega do resultado. A adoção de um modelo gerencial teve por base um forte alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio e às respectivas áreas em questão, para se obter a melhor solução e não obstante as lacunas que possam ser identificadas durante a sua adoção. Observou-se na entidade um relativo aumento nos atrasos dos cronogramas de entregas de projetos de tecnologia e na colaboração entre especialistas de tecnologia. O Senac-SP possui grande quantidade de projetos em fila para execução e os diferentes ativos e plataformas tecnológicas, demonstram dificuldades frente às operações, desenvolvimento das plataformas, qualidade e suporte, que podem afetar diretamente a entrega ou sustentação de um ativo tecnológico. Este relato tecnológico tem, portanto, como objetivo, apresentar o desenvolvimento de solução do problema definido na área de tecnologia, referente ao atraso nas entregas de projetos no departamento de tecnologia do Senac São Paulo. A integração entre os dados coletados e os negócios agrega conhecimento à metodologia de gerenciamento de projetos ágeis e às mudanças estruturais nos times de tecnologia. Este relato tecnológico reforça a possibilidade de mudanças organizacionais mesmo em ambientes corporativos conservadores, reforçando o engajamento dos envolvidos.
Downloads
Referências
Agile Manifesto. (s. d.). Princípios por trás do Manifesto Ágil. https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/principles.html
Amazon Web Services (AWS). (2020). O que é DevOps? https://aws.amazon.com/pt/devops/what-is-devops/
Camargo, R. (2019). Project model visual: Gestão de projetos simples e eficaz. Saraiva.
Cohn, M. (2011). Desenvolvimento de software com Scrum. Sagah.
Faberhaus (2023). Metodologia ágil: O que é e onde o design entra nisso. https://www.faberhaus.com.br/metodologia-agil/
Fagundes, E. M. (2012). Um kit de ferramentas para excelência na Gestão de TI. Data-Driven Business. https://efagundes.com/artigos/cobit/
Highsmith, J. (2012). What is agility? https://www.thoughtworks.com/insights/blog/what-agility
Ishikawa, K. (1993). Controle de qualidade total: À maneira japonesa. Campus.
Kruchten, P. (2008). Agility situated: Contexto does matter, a lot. The University of British Columbia.
Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: Administração e contabilidade. Editora Mackenzie.
Muniz, A., Santos, R., Irigoyen, A., & Moutinho, R. (2019). Jornada DevOps: Unindo cultura ágil, lean e tecnologia para entrega de software com qualidade. Brasport.
Penrose, E. G. (1959). The theory of the growth of the firm. Wiley.
Senac. Site institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio. (2020). https://www.senac.br
Veras, M. (2014). Gerenciamento de projetos: Project model Canvas (PMC). Brasport Livros e Multimídia.
Vettorazzo, A. (2018) Engenharia de Software. Porto Alegre: Sagah.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Diniz Augusto, Msc, Prof. Dr. Alberto de Medeiros Jr.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.