Determinantes da estrutura de capital das companhias abertas na América Latina: um estudo empírico considerando fatores macroeconômicos e institucionais

Autores/as

  • Douglas Dias Bastos Faculdade Santa Marcelina
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leonardo Fernando Cruz Basso Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Estrutura de Capital, Dados em Painel, América Latina, Fatores Específicos da Firma, Fatores Macroeconômicos e Institucionais

Resumen

Pesquisas recentes têm evidenciado que os fatores específicos dos países, como os ambientes legal, institucional e econômico, influenciam a estrutura de capital das empresas. O presente estudo investiga os determinantes da estrutura de capital, utilizando painel de dados, para uma amostra de 388 empresas pertencentes às sete maiores economias da América Latina (México, Brasil, Argentina, Chile e Peru), no período 2001-2006. A partir de seis indicadores do nível de endividamento, foi evidenciado que os fatores específicos da firma – liquidez corrente, rentabilidade,

 

market to book value e tamanho – apresentam os resultados mais significantes. A teoria do pecking order é a que melhor explica os resultados obtidos. Os resultados para os fatores macroeconômicos e institucionais não foram tão robustos, exceto para as variáveis crescimento do PIB, e em menor grau para as proxies sobre relevância do mercado de capitais, carga fiscal e tempo de abertura de um novo negócio.

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Biografía del autor/a

Douglas Dias Bastos, Faculdade Santa Marcelina

Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professor do Departamento de Administração da Faculdade Santa Marcelina.

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Leonardo Fernando Cruz Basso, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Economia pelo Departament of Economics da New School of Social Research, EUA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Publicado

2009-10-23