Market value calculation and the solution of circularity between value and the weighted average cost of capital WACC
Palavras-chave:
Custo Médio Ponderado de Capital, Avaliação da Empresa, Orçamento de Capital, Custo do Capital Próprio, Valor de MercadoResumo
A maioria dos livros textos apresenta o cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital como: CMePC = Kd×(1-T)×D% + Ke×E%, em que Kd é o custo de capital de terceiros antes dos tributos, T é alíquota de imposto , D% é o porcentual dos empréstimos em relação ao ativo total, Ke é o custo do capital próprio e E% é o porcentual do Patrimônio Líquido sobre o ativo total. Todos eles necessitam (mas não com suficiente ênfase) que os valores para calcular D% e E% sejam valores de mercado. Muito embora, dedique-se atenção especial para calcular Kd e Ke, pouco esforço é dedicado para o cálculo correto de seus valores de mercado. Isto significa que há inúmeros pontos que não são suficientemente esclarecidos: valores de mercado, localização no tempo, ocorrência do pagamento de tributos, a variação do CMePC ao longo do tempo e a circularidade no cálculo do CMePC. O objetivo deste artigo é esclarecer estes conceitos, resolver o problema da circularidade e discutir alguns idéias geralmente ainda obscuras. Igualmente, algumas sugestões são apresentadas para o cálculo ou estimação do custo do capital próprio.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Após a aprovação do artigo, os autores cedem seus direitos autorais à RAM. As condições da Sessão de Direitos Autorais incluem:
1. A Revista de Administração do Mackenzie (RAM) mantém, com a cessão dos direitos autorais, a posse dos direitos sobre os artigos por ela publicados.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A partir de 01 de julho de 2015 a RAM adotou o padrão de licença CC-BY (Creative Commons– BY). É permitido ao autor copiar, distribuir, exibir, transmitir e adaptar o artigo. O autor deve atribuir de forma explícita e clara a publicação original do artigo à RAM (referenciando o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente), mas sem sugerir que a RAM endossa o autor ou sua utilização do artigo. Por meio da licença CC-BY os conteúdos estão liberados para interoperar plenamente com os mais diferentes sistemas e serviços, incluindo fins comerciais. No caso de quaisquer reutilizações ou distribuições do artigo, o autor deve deixar claro para terceiros os termos do licenciamento do artigo. O Critério CC-BY segue as políticas de acesso aberto dos principais publicadores e periódicos de AA (Acesso Aberto) como são o PLoS, eLife, Biomed Central, Hindawi, entre outros.
4. A RAM poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro. A única exigência é que a publicação anterior na RAM (nome da revista, edição, ano e páginas) deve ser referenciada de forma explícita e clara.