Influência da Experiência dos Gestores na Busca de Informação Sobre Unk Unks em Projetos Inovadores

Autores

  • Rosaria de Fátima Segger Macri Russo UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Roberto Sbragia Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Palavras-chave:

Gestão de projetos inovadores. Incerteza imprevisível. Falácia da centralidade. Tomada de decisão. Unknown unknowns.

Resumo

Objetivo: compreender se os gestores mais experientes incorrem na falácia da centralidade, negligenciando a busca de informação sobre os unknown unknowns em projetos inovadores para dar sentido (sensemaking) ao que ocorre no contexto do projeto.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: A falácia da centralidade, teoria formulada por Westrum, foi observada na ação de diversos especialistas, como cientistas, praticantes da medicina, bombeiros. Pretende-se expandir esse contexto, aplicando-a à gestão de projetos inovadores no ambiente de negócios. Com base nessa avaliação, pretende-se sugerir métodos e técnicas que possam ser adotados para antecipar a percepção da ocorrência de unknown unknowns, de forma  aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos.

Principais aspectos metodológicos: foi realizada uma pesquisa de campo que selecionou 16 projetos, totalizando 35 eventos imprevistos. Com base em entrevistas, a análise dos dados foi inicialmente qualitativa e posteriormente quantitativa, baseada em testes estatísticos não paramétricos.

Síntese dos principais resultados: Apesar da relevância da busca por informação para lidar com os unknown unknowns, sua adoção se revelou inversamente correlacionada ao tempo de experiência profissional dos gestores. Vieses, como ancoragem, consciência limitada, escalada do comprometimento e excesso de confiança, dificultaram a percepção da lacuna de conhecimento.

Principais considerações/conclusões: As recomendações deste trabalho são predominantemente práticas: conscientização dos envolvidos sobre a lacuna de conhecimento; um ambiente favorável à inovação, e utilização de práticas de aprendizagem durante o projeto.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosaria de Fátima Segger Macri Russo, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), professora e pesquisadora no Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos (MPA-GP) na Universidade Nove de Julho (Uninove).

Roberto Sbragia, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Downloads

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial