A adoção de uma causa como estratégia

a relação entre o posicionamento de marca e o comportamento do consumidor

Autores

  • Gabriel Mazzetti Armesto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Giovanna Gonçalves Bello Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Douglas Nascimento Pereira dos Reis Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Marketing de causas, Posicionamento, . Comportamento do consumidor, Setor de cosméticos e higiene pessoal.

Resumo

O estudo analisa o consumidor para entender qual a resposta deles frente a diferentes posicionamentos de marcas do setor de cosméticos, beleza e higiene pessoal em relação a questões políticas, sociais e ambientais. Para a fundamentação teórica que embasa essa pesquisa foram estudados os temas posicionamento de marcas, marketing de causas e responsabilidade social corporativa e comportamento do consumidor, além da indústria de cosméticos, beleza e higiene pessoal, que foi o objeto da pesquisa. Para viabilizar a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, foram realizadas entrevistas. Antes de serem abordados os entrevistados assistiram campanhas publicitárias de quatro marcas pertencentes à indústria da beleza, em que cada campanha aborda um posicionamento específico relacionado a causas políticas, sociais e ambientais e depois eram questionados sobre o quanto aquele posicionamento da marca influenciaria sua intenção de compra. Percebeu-se com a pesquisa que, de uma forma geral, os consumidores valorizam o engajamento das marcas com causas sociais, ambientais e políticas, mas de modo secundário, não prevalecendo ainda sobre preço e qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De todo modo, percebe-se uma tendência de os consumidores cobrarem das marcas posicionamentos que sejam coerentes com sua história.

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Biografia do Autor

Gabriel Mazzetti Armesto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Giovanna Gonçalves Bello, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Douglas Nascimento Pereira dos Reis, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

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Publicado

2024-05-20

Como Citar

Armesto, G. M., Bello, G. G., Reis, D. N. P. dos, & Dantas, S. S. (2024). A adoção de uma causa como estratégia: a relação entre o posicionamento de marca e o comportamento do consumidor. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(4). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16907