Economia Compartilhada Pós-Covid-19:

O Posicionamento dos Usuários quanto à Intenção De Uso

Autores

  • Sergio Silva Dantas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Saulo Soares de Souza Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

economia compartilhada, covid-19, intenção de uso

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi identificar se houve mudanças no consumo e na intenção de consumir bens e serviços da economia compartilhada, devido à pandemia de COVID-19. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva com uso de dados quantitativos. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com perguntas fechadas do tipo survey, cujas respostas foram obtidas a partir de uma amostragem aleatória casual, coletados por meio de formulário eletrônico disponibilizado via plataforma Google Forms e divulgado entre os dias 10 e 20 de julho de 2020. Obteve-se uma amostra de 306 respondentes. Nota-se, que, durante a pandemia, todas as categorias tiveram redução de uso. Quanto à intenção de uso pós-pandemia percebeu-se que os respondentes demonstraram intenção de aumentar seu consumo, com destaque especial para a categoria de aplicativos de hospedagem, porém dando maior valor ao atributo de higienização dos bens compartilhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Silva Dantas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do CCSA da Universidade Presbiteriana Mackenzie 

Referências

BBC Brasil. (2020). Coronavírus: OMS declara pandemia. https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518

Botsman, R., & Rogers, R. (2010). O que é meu é seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Bookman.

Calliari, M., & Motta, A. (2012). Código Y: Decifrando a geração que está mudando o país. Évora.

Correio Braziliense (2020). 4 em cada 10 brasileiros já perderam renda durante a pandemia da Covid-19. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/05/07/internas_economia,852546/4-em-cada-10-brasileiros-ja-perderam-renda-durante-a-pandemia-da-covid.shtml

Dantas, S. S., Silva, E. F., Pelucio, F. S., & Miguel, F. (2018). O valor simbólico do automóvel para o consumidor jovem a partir do fenômeno da economia compartilhada. Anais do Semead – Seminários em Administração. São Paulo, SP, Brasil, 21.

Dantas, S. S., Francischini, A. S. N., Prado, K. P. L. A., Rodrigues, M., Miguel, M. S., & Messa, J. L. P. (2020). Geração Millennials e economia compartilhada: Um novo olhar sobre o significado simbólico do consumo. Anais do Encontro da Anpad – EnAnpad. Porto Alegre, RS, Brasil, 44.

Danzinger, P. N. (2005). Let them eat cake: marketing luxury to the masses – as well as the classes. Dearborn Trading Publishing.

Dinis, H. (2017). Compartilhamento de recursos como estratégia para alavancar empresas no ramo da construção civil. Anais da Conferência Internacional da Lares. São Paulo, SP, Brasil.

Euromonitor International (2021). 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021. https://go.euromonitor.com/ white-paper-EC-2021-Top-10-Global-Consumer-Trends-PG.html

Farina, E.M.M.Q., Azevedo, P.F, & SAES, Maria Sylvia M. (1997). Competitividade: mercado, Estado e organizações. São Paulo: Editora Singular.

Gansky, L. (2011). Mesh: Porque o futuro dos negócios é compartilhar. Altas Books.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5a ed.). Atlas.

Habibi, M. R., Davidson, A., & Laroche, M. (2017). What managers should know about the sharing economy. Business Horizons, 60, 113–121.

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. (6a ed.). Bookman.

Limeira, T. M. V. (2008). Comportamento do consumidor. Saraiva.

Malhotra, N. K. (2005). Introdução à pesquisa de marketing. (1a ed.). Pearson Prentice Hall.

McCrindle, M. (2014). The ABC of XYZ: Understanding generation Y. (3a ed.). The Australian Leadership Foundation.

Petrini, M., Freitas, C. S., & Silveira, L. M. (2017). A proposal for a typology of sharing economy. Revista de Administração Mackenzie, 18(5), 39–62.

Posten, H. O., Yeh, H. C., & Owen, D. B. (1982). Robustness of the two-sample t-test under violations of the homogeneity of variance assumptions. Communications in Statistics: Theory and Methods, 11, 109–126.

PWC (2016). Avanços e dúvidas no caminho do compartilhamento. Revista CEO Brasil, 11(31). https:// www.pwc.com.br/pt/publicacoes/revista-ceo/assets/2016/PwC-CEO-BRASIL-31.pdf

Rechene, S. T., Silva, M. E., & Campos, S. A. P (2018). Sharing economy and sustentability logic: analyzing the use of shared bikes. Brazilian Administration Review, 15(3), e180026.

Richardson, R. J. et al. (2014). Pesquisa social: métodos e técnicas. (3a ed.). Atlas.

Schor, J. (2014). Debating the sharing economy. Great Transition Initiative, 1–19. http://greattransition.org/ publication/debating-the-sharing-economy

Sebrae. (2020). Estudo mostra novo comportamento do consumidor diante da pandemia. https:// www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estudo-mostra-novo-comportamento--do-consumidor-diante-da-pandemia,9388ad41eab21710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Silveira, L. M., Petrini, M., & Santos, A. Z. (2016). Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando? REGE – Revista de Gestão, 23(4), 298–305.

Valor Investe (2020). Renda média de brasileiros cai a 82% do habitual em maio devido à Covid-19. https:// valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2020/07/03/renda-media-de-brasileiros-cai-a-82percent-do-habitual-em-maio-devido-a-covid-19.ghtml

Villanova, A (2015). Modelos de negócios na economia compartilhada: uma investigação multicaso. Dissertação de mestrado, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Wagner, T., & Kuhndt, M. (2015). Escutando iniciativas de economia compartilhada. https://akatu.org.br/wp-content/uploads/2017/11/EconomiaCompartilhada_Vertical_AF171113.pdf

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

Dantas, S. S., & Soares de Souza, S. (2023). Economia Compartilhada Pós-Covid-19: : O Posicionamento dos Usuários quanto à Intenção De Uso. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/16125