Oferta de Serviços Contábeis e as Demandas das Micro e Pequenas Empresas: uma questão de alinhamento

Autores

  • Vítor Renato Dias do Valle Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Maria Roux Valentini Coelho César Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Cecília Moraes Santostaso Geron Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Serviços de Contabilidade, Plataforma Digital, Escritório de Contabilidade

Resumo

Visando a criação de uma plataforma digital que aproxime escritórios contábeis de potenciais clientes, esse trabalho tem a seguinte questão de pesquisa: Como se dá o alinhamento entre os serviços oferecidos por escritórios contábeis e as demandas por esses serviços por parte das micro e pequenas empresas? Para esta pesquisa, optou-se pela abordagem quantitativa. Quanto ao tipo, se classifica como uma pesquisa exploratória. Concluiu-se que os escritórios consideram que prestam serviços com eficácia às empresas que os contratam, acreditam que disponibilizar serviços em plataformas digitais pode maximizar a captação de novos clientes e demonstraram interesse em investir para disponibilizar seus serviços em uma plataforma digital. As empresas declararam estar satisfeitas com os serviços prestados pelos escritórios, porém a maioria desconhece a possibilidade de eles oferecerem relatórios de suporte à decisão. Na visão delas, o papel dos escritórios contábeis resume-se em atender à fiscalização. Os escritórios de contabilidade passam por um grande desafio: seus clientes buscam boa qualidade no atendimento e querem pagar o menor valor possível. Eles têm enfrentado dificuldade em captar novos clientes, vivem o desafio de tornarem-se companhias com maior poder competitivo. A pesquisa mostra trambém o desafio que as empresas enfrentam em empreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Renato Dias do Valle, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre Profissional em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Referências

AMORIM, Diego Felipe Borges. A importância da contabilidade gerencial para a Gestão dos negócios. 2018.

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. Editora Atlas SA, 2008.

CANECA, Roberta Lira. Oferta e Procura de Serviços Contábeis para Micro, Pequenas e Médias Empresas: um estudo comparativo das percepções dos empresários e contadores. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, UFPE, UFPB, UFRN. 2008.

CARVALHO, José Ribamar Marques, et al. Requisitos de qualidade em serviços contábeis no setor de comércio. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, vol. 11, no 1-2, 2009.CARVALHO, José Ribamar Marques; TOMAZ, Francilene Araújo Silva. Qualidade em Serviços Contábeis: um estudo nas empresas do setor de comércio varejista de material de construção. Revista Alcance, v. 17, n. 2, p. 91-103, 2010.

COELHO NETO, Pedro. Micro e pequenas empresas: Manual de procedimentos contábeis. Brasiília: Sebrae, 1997.

COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista.; SAMPIERI, Roberto Hernandez. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

COSTA, Margareth de Souza; OLAVE, Maria Elena Leon. Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Uma Visão dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae em Aracaju–SE. Anais do VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas–EGEPE. Goiânia, 2014. Disponível em: < http://www.egepe.org.br/anais/tema01/167.pdf>. Acessado em: 14/11/2019.

DIAS FILHO, José Maria; NAKAGAWA, Masayuki. Análise do processo da comunicação contábil: uma contribuição para a solução de problemas semânticos, utilizando conceitos da teoria da comunicação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 12, n. 26, p. 42-57, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772001000200003&script =sci_arttext&tlng=es >. Acessado em: 13/11/2019.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. São Paulo: Empreende/Atlas, 2005.

FERREIRA, João Batista; FERREIRA, Maicon Figueiredo. A Utilização do Marketing Digital em uma Empresa Prestadora de Serviços. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n. 2, 2018. Disponível em: < http://periodicos.unincor.br/index.php/ revistaunincor/article/view/4626 >. Acessado em: 14/11/2019.

FERREIRA, Toniel; VITORINO FILHO, Valdir Antonio. Teoria de redes: Uma abordagem social. Revista Conteúdo, p. 1–19, 2010. Disponível em: < http://www.conteudo.org.br/ index.php/conteudo/article/viewFile/27/25&a=bi&pagenumber=1&w=100> Acessado em: 04/11/2019

KOO, C.; SONG, J.; KIM, Y. J.; NAM, K.. Do e-business strategies matter? The antecedents and relationship with firm performance. Information Systems Frontiers, v. 9, n. 2-3, p. 283, 2007

LAUDON, K. C. TRAVER; C.G.. E-Commerce: business, technology, society. 2010.

LEMOS, André. Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede. Galaxia, n. 25, p. 52-65, 2013.

LINDON, D.; LENDREVIE, J.; LEVI, J.; DIONÍSIO, P.; RODRIGUES, J. V.. Mercator XXI–Teoria e Prática de Marketing (14a Edição). Alfragide: Dom Quixote, 2011.

LONGARAY, A. A.; ANSELMO, C. R.; MAIA, C.; LUNARDI, G, MUNHOZ, P.. Análise do emprego do F-commerce como impulsionador do desempenho organizacional em micro e pequenas empresas no Brasil. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 27, p. 67-85, 2018. Disponível em: < http://www.scielo.mec.pt/scielo.php? pid=S1646-98952018000200006&script=sci_arttext&tlng=en> Acessado em 05/11/2019.

MARQUES, Tayrine Cristiane; CAVAZZANA, Aírton; BASTOS, Matheus dos Santos. Contabilidade Gerencial Como Ferramenta Para A Tomada De Decisão Nas Micro E Pequenas Empresas. Management Accounting As A Tool For Decision Making In The Micro And Small Enterprises. Revista Empreenda UniToledo Gestão, Tecnologia e Gastronomia, v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: < http://www.ojs.toledo.br/ index.php/gestaoetecnologia/article/view/3007> . Acessado em: 14/11/2019.

MARTINS, Eliseu. A contabilidade brasileira de ontem e de hoje; e a de depois?.Contabilidade e finanças no Brasil: estudo em homenagem ao professor Eliseu Martins, 2012.

OLIVEIRA, Márcia Q.; PIZANNI, Marcly A.; DE FARIA, Juliano A. A interdisciplinaridade na formação do contador e sua contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional. Revista de Estudos Contábeis, v. 6, n. 11, p. 23-45, 2015.

OLIVEIRA, I. R.; CAMARGO, M. L.; FEIJO, M. R.; CAMPOS, D. C.; GOULART JUNIOR, E..Empreendedorismo social, pós-modernidade e psicologia: compreendendo conceitos, atuações e contextos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 9, n. 2, p. 290-311, 2016. Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v9n2/v9n2a10.pdf> . Acessao em 05/11/2019.

OYADOMARI, José Carlos Tiomatsu; MENDONÇA NETO, Octavio Ribeiro de; LIMA, Ronaldo Gomes Dultra de; NISIYAMA, Edelcio Koitiro; AGUIAR, Andson Braga de. Contabilidade Gerencial - Ferramentas Para Melhoria De Desempenho Empresarial. São Paulo: Atlas, 2018.

PALACIOS, L. L.; BORDONABA, V. J.; POLO, Y. R.; GRUNHAGEN, M. et al. . E-business implementation and performance: analysis of mediating factors. Internet Research, v. 24, n. 2, p. 223-245, 2014.

PEREIRA, Fernando. Modelos de fidelização de cliente em ambiente de business to business: um estudo aplicado ao ciclo de desenvolvimento. Tese de Doutorado, 2014.

ROSA, José Antônio. MARION, José Carlos. Marketing do escritório contábil. São Paulo: IOB-Thomson, 2004.

ROSA, Luciano; VOESE, D. B. A. Utilização da informação contábil como elemento estratégico para a contabilidade de gestão: um estudo de caso. Revista Iberoamericana, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2009.

SACOMANO, M. Neto. Morfologia, propriedades e posicionamentos das redes: contribuições às análises interfirmas. Anais do Simpósio de Engenharia de Produção, 2004.

SAKUDA, Luiz Ojima. Plataformas como novo tipo de governança de cadeias globais de valor: estudo na indústria de jogos digitais. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo,

SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. _. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Investimento, regulação e mercado, 1982.

SEBRAE, Panorama dos Pequenos Negócios 2018. Disponível em: < http://www. sebrae.com.br/Sebrae/Portal% 20Sebrae / Ufs / SP / Pesquisas/ Panorama_ dos_Pequenos_

Negocios_ 2018_AF.pdf>. Acessado em 05/11/2019.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A.; SIMON, F. O.. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma. com, n. 8, p. 19-46, 2009. Disponível em: <https://pentaho.letras.up.pt/ojs/index.php/prismacom/article/view/2065>. Acessado em: 05/11/2019.

VIO, A. C.; READE, D. V.; ROCHA, M. D. A.; OLIVEIRA, S. L. I.. Marketing B2B. Editora Saraiva, 2017.

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Dias do Valle, V. R., Roux Valentini Coelho César, A. M., & Moraes Santostaso Geron, C. (2021). Oferta de Serviços Contábeis e as Demandas das Micro e Pequenas Empresas: uma questão de alinhamento. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(1), 1–27. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14116

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)