Pesquisa aplicada à tecnologia de gestão: Retroalimentando o saber científico, disseminando inovações gerenciais e replicando boas práticas organizacionais
Palabras clave:
Pesquisa aplicada, Produção tecnológica, Conhecimento científicoResumen
A crescente complexidade dos problemas enfrentados por empresas e instituições tem impulsionado uma maior aproximação entre academia e organizações. Nesse cenário, a pesquisa aplicada, especialmente a que se volta a ações intervencionistas de gestão, assumem papel estratégico ao unir rigor científico e relevância prática. Exemplos observados em áreas diversas em que se enfrentam desafios decorrentes da complexidade inerente ao processo decisório - como tecnologia, finanças, educação, meio ambiente e contabilidade - evidenciam que a produção e disseminação de conhecimento com o uso de metodologia científica pode produzir impacto real, ao mesmo tempo em que alimenta a reflexão crítica. Com base nisso, o texto apresenta reflexões sobre o potencial de contribuição da ciência para a resolução de problemas organizacionais e desenvolvimento de uma sociedade mais criativa, sustentável e ética.
Descargas
Citas
Andrade, M. M. de. (2017). Introdução à metodologia do trabalho científico (10.ª ed.). São Paulo: Atlas.
Assis, M. C. de. (2018). Metodologia do trabalho científico. In E. M. B. de Faria & A. C. S. Aldrigue (Orgs.), Linguagens: usos e reflexões (3. ed.). João Pessoa: Editora Universitária UFPB.
Dantas, M. A. S., Ferreira, G. S., & de Araujo, J. G. N. (2025). Apuração de Haveres Societários: Análise dos Métodos Aplicados por Peritos Contábeis nas Comarcas da Região Metropolitana do Recife. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/ article/view/18194
Lima, E. da S., dos Santos, T. M., & Sousa, P. H. G. de O. (2025). Gestão de resíduos sólidos em área de proteção: Caminhos para o futuro da pesquisa. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/ article/view/18101.
Magalhães, C. A. P. (2025). Pensar Cansa: A Era da IA e o Declínio do Pensamento Cognitivo. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/18181.
Oliveira, E. M. de. (2025). A aplicação da inteligência artificial pelo mercado financeiro brasileiro na gestão empresarial. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/ 18168.
Oyadomari, J. C. T., da Silva, P. L., de Mendonça Neto, O. R., & Riccio, E. L. (2014). Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, 244-265. https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/134.
Picheth, S. F., Cassandre, M. P., & Thiollent, M. J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação.
Pontes, I. S., Santos, V. T. dos, & Cassandre, M. P. (2017). As compreensões intervencionistas da Psicologia Social comunitária latino-americana a partir de uma revisão bibliográfica e bibliométrica. Brazilian Journal of Latin American Studies.
Teixeira, M. A., & Franklin, M. A. (2025). Tesourariaweb: Oportunidade de oferta de serviços contábeis personalizados para organizações do terceiro setor. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/article/view/18085.
Toledo, L. A., Bergamini de Sá, D. G. & Leon, F. H. A. D. (2025). Inteligência Artificial e personalização de experiências de consumo: O papel da lateralidade cognitiva na segmentação de mercado. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/ article/view/18078.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Adilson Caldeira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.