Pesquisa aplicada à tecnologia de gestão: Retroalimentando o saber científico, disseminando inovações gerenciais e replicando boas práticas organizacionais
Keywords:
Pesquisa aplicada, Produção tecnológica, Conhecimento científicoAbstract
A crescente complexidade dos problemas enfrentados por empresas e instituições tem impulsionado uma maior aproximação entre academia e organizações. Nesse cenário, a pesquisa aplicada, especialmente a que se volta a ações intervencionistas de gestão, assumem papel estratégico ao unir rigor científico e relevância prática. Exemplos observados em áreas diversas em que se enfrentam desafios decorrentes da complexidade inerente ao processo decisório - como tecnologia, finanças, educação, meio ambiente e contabilidade - evidenciam que a produção e disseminação de conhecimento com o uso de metodologia científica pode produzir impacto real, ao mesmo tempo em que alimenta a reflexão crítica. Com base nisso, o texto apresenta reflexões sobre o potencial de contribuição da ciência para a resolução de problemas organizacionais e desenvolvimento de uma sociedade mais criativa, sustentável e ética.
Downloads
References
Andrade, M. M. de. (2017). Introdução à metodologia do trabalho científico (10.ª ed.). São Paulo: Atlas.
Assis, M. C. de. (2018). Metodologia do trabalho científico. In E. M. B. de Faria & A. C. S. Aldrigue (Orgs.), Linguagens: usos e reflexões (3. ed.). João Pessoa: Editora Universitária UFPB.
Dantas, M. A. S., Ferreira, G. S., & de Araujo, J. G. N. (2025). Apuração de Haveres Societários: Análise dos Métodos Aplicados por Peritos Contábeis nas Comarcas da Região Metropolitana do Recife. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/ article/view/18194
Lima, E. da S., dos Santos, T. M., & Sousa, P. H. G. de O. (2025). Gestão de resíduos sólidos em área de proteção: Caminhos para o futuro da pesquisa. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/ article/view/18101.
Magalhães, C. A. P. (2025). Pensar Cansa: A Era da IA e o Declínio do Pensamento Cognitivo. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/18181.
Oliveira, E. M. de. (2025). A aplicação da inteligência artificial pelo mercado financeiro brasileiro na gestão empresarial. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/ 18168.
Oyadomari, J. C. T., da Silva, P. L., de Mendonça Neto, O. R., & Riccio, E. L. (2014). Pesquisa intervencionista: um ensaio sobre as oportunidades e riscos para pesquisa brasileira em contabilidade gerencial. Advances in Scientific and Applied Accounting, 244-265. https://asaa.anpcont.org.br/asaa/article/view/134.
Picheth, S. F., Cassandre, M. P., & Thiollent, M. J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação.
Pontes, I. S., Santos, V. T. dos, & Cassandre, M. P. (2017). As compreensões intervencionistas da Psicologia Social comunitária latino-americana a partir de uma revisão bibliográfica e bibliométrica. Brazilian Journal of Latin American Studies.
Teixeira, M. A., & Franklin, M. A. (2025). Tesourariaweb: Oportunidade de oferta de serviços contábeis personalizados para organizações do terceiro setor. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ pcg/article/view/18085.
Toledo, L. A., Bergamini de Sá, D. G. & Leon, F. H. A. D. (2025). Inteligência Artificial e personalização de experiências de consumo: O papel da lateralidade cognitiva na segmentação de mercado. Práticas em Contabilidade e Gestão, 13 (4). https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/ article/view/18078.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Adilson Caldeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.