Ampliação da oferta de valor para o desenvolvimento de negócios no mercado digital: o caso da Diginota

Autores

  • Natalia Rodrigues Lopes Souza UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Milena Uezu Gomes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Daniel de Oliveira Cifuentes Teran Duarte UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Nayrob Piccoli Adamo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Adilson Caldeira Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Centro Mackenzie de Liberdade Econômica - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Inovação, desenvolvimento de negócios, proposta de valor

Resumo

Este relato tecnológico descreve a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor da economia digital. A partir da identificação de uma lacuna de mercado, elaborou-se um estudo direcionado a ampliar a proposta de valor aos clientes mediante a oferta de novas soluções em sistemas de processamento de dados em rede. Adotou-se como procedimento metodológico a proposição de Marcondes, Miguel, Franklin e Perez (2017) para definir e implementar estratégias pautadas pela inovação em tecnologia e serviços em busca de diferenciação que gerasse vantagem competitiva, criando valor aos clientes. A intervenção resultou na ampliação da oferta de valor aos clientes mediante aprimoramento tecnológico, reduzindo o risco de evasão de clientes e proporcionando condições de atrair novos usuários, com o consequente aumento de participação no mercado. A experiência integra modelos conceituais encontrados na literatura acadêmica a situações concretas vivenciadas no ambiente de negócios. Lidou-se com a complexidade decorrente de contingências de mercado que requerem a identificação de alternativas para fortalecimento do desempenho organizacional, com orientação metodológica de caráter científico, possibilitando que o relato agregue conhecimento à tecnologia de gestão e possibilite replicação em situações equivalentes.

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Biografia do Autor

Adilson Caldeira, Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios - Centro Mackenzie de Liberdade Econômica - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro do núcleo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios e do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Administração Financeira e Graduado em Engenharia Civil. 

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Souza, N. R. L., Gomes, M. U. ., Duarte, D. de O. C. T., Adamo, N. P., & Caldeira, A. (2021). Ampliação da oferta de valor para o desenvolvimento de negócios no mercado digital: o caso da Diginota. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 9(4), 1–23. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/14864

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos

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