Satisfação, Fidelização de Clientes e Engajamento de Funcionários: ações para criação de valor e resultados sustentáveis no Varejo Financeiro
Resumen
O presente estudo explora o panorama atual do varejo financeiro e descreve o dilema que o setor enfrenta para atingir seus objetivos de maneira eficiente diante das transformações tecnológicas que o tem tornado mais complexo e concorrido com a chegada das fintechs e das gigantes da tecnologia e seus múltiplos serviços financeiros sem necessidade de intermediação bancária. A chegada desses novos players tem exigido propostas cada vez mais personalizadas e complexas, tornando a fidelização de clientes um grande desafio. Apoiado nas pesquisas internas de Satisfação de Clientes e de Engajamento, Clima de 2017, diagnosticou-se os principais pontos de insatisfação dos clientes e funcionários de um grande Banco Nacional (BN) com diversas agências e milhões de clientes no Brasil, revelando uma lacuna para se estabelecer a relação autorreforçadora entre a satisfação de funcionários e clientes na geração de resultados superiores pelo banco. Portanto, o objetivo do trabalho foi propor um plano de ações para estimular e potencializar o engajamento, a satisfação e a produtividade dos funcionários do BN com vistas a elevar os índices de satisfação do cliente e os resultados do banco a partir do exame da cadeia serviços-lucro, ressaltando o fator humano como fonte para criação de valor e diferencial competitivo nos mais variados contextos e dimensões da prestação de serviçosDescargas
Citas
ACCENTURE – Be the new digital enterprise, 2017 – p.2 – disponível em: https://www.accenture.com/t20171024T083850Z__w__/us-en/_acnmedia/Accenture/cchange/
digital-enterprise/docs/Accenture-Digital-Enterprise-POV.pdf
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FINTECHS – Catálogo ABfintechs e SEBRAE, consultado em 19/11/18, disponível em https://www.abfintechs.com.br/
BEDFORD, Dai; SCHLICH, Bill para ERSNT&YOUNG, 2018, disponível em: https://www.ey.com/en_gl/banking-capital-markets/how-can-banks-unleash-the-potential-of-fintech
DETZEL, D. H, & DESATNIK, R. L. (1995). Gerenciar bem é manter o cliente. São Paulo: Editora Pioneira
ERNST&YOUNG – Bancos: como aumentar a confiança na era digital, 2016, disponível em https://www.ey.com/br/pt/industries/financial-services/banking---capital-markets/ey-global-consumer-banking-survey-2016
ERNST&YOUNG - Four themes driving FinTech adoption by consumers, 2017, disponível em:https://www.ey.com/en_gl/banking-capital-markets/four-themes-driving-fintech-adoption-by-consumers
ESTADÃO 25/06/2018 - Gigantes da Tecnologia ameaçam bancos – disponível em https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gigantes-de-tecnologia-ameacam-bancos-diz-bis,70002366550
GILBERTINI, Carlo. Definição de Omnicanal, 2016, disponível em - https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-ser-omnicanal-carlo-gibertini/
GOMES, Diego - Conceito de Transformação Digital, disponível em https://inteligencia.rockcontent.com/transformacao-digital/
HARWARD BUSINESS REVIEW - The Impact of Employee Engagement on Performance, 2013, disponível em:
https://hbr.org/resources/pdfs/comm/achievers/hbr_achievers_report_sep13.pdf
HESKETT, J. L., JONES, T. O., LOVEMAN, G. W., SASSER, E., SCHLESINGER, L. "Putting the Service-Profit Chain to Work." Harvard Business Review 72, no. 2 (March–April 1994): 164–174.
HESKETT, J. L., JONES, T. O., LOVEMAN, G. W., SASSER, E., SCHLESINGER, L. - Lucro na Prestação de Serviços. Harvard Business School, 2002
HESKETH, José Luiz; COSTA, Maria T. P. M. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 59-68, set. 1980.
MANKINS, M., GARTON, E. Tempo, Talento, Energia – Supere as amarras organizacionais e alcance todo o potencial produtivo da sua equipe. Bain & Company, 2017.
MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L.A.P.; FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Guia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em administração e contabilidade. São Paulo: Mackenzie, CCSA, 2016. Apostila.
PWC BRASIL 2018 – Pesquisa Fintechs, disponível em: https://www.pwc.com.br/pt/sala-de-imprensa/noticias/76-instituicoes-bancarias-sentem-ameacadas-avanco-FinTechs.html