Modelagem da Decisão de Criação de Novas Franquias: A Relevância dos Motivos Comportamentais

Autores

  • Helder de Souza Aguiar Universidade de São Paulo- FEA-USP
  • Sergi Pauli Universidade de São Paulo- FEA-USP
  • Abraham Sin Oih YU Universidade de São Paulo- FEA-USP
  • Paulo Tromboni de Souza Nascimento Universidade de São Paulo- FEA-USP

Palavras-chave:

Teoria da Decisão. Franchising. Critérios da decisão. Franqueador. Modelos de Gestão.

Resumo

Objetivo: O franchising é um dos modos de operação que mais crescem no Brasil - em 2014, a Associação Brasileira de Franchising contava 2.492 marcas ativas no país. Algumas teorias de carácter econômico, como as teorias da agência, formas plurais ou escassez de recursos explicam as razões que levam as empresas a optar por franquia. Mas será que os tomadores de decisão e fundadores dessas franquias teriam se decidido por esta estratégia levando em conta simplesmente motivos econômicos? O objetivo do estudo é entender os critérios a priori (prévios à decisão) que os gestores levaram em conta para formatar a estratégia e os principais motivadores dessa decisão.

Originalidade/Lacuna/Relevância/Implicações: A literatura enfatiza as razões econômicas do sucesso do modelo de franquia. Mas, não examina as motivações da opção do empreendedor pela franquia. Essa é a lacuna que este estudo busca preencher. Assim poderia emergir uma dissonância entre razões de sucesso econômico e motivações de entrada que poderia ter consequências na gestão das novas franquias.

Principais aspectos metodológicos: Dez empresas de diversos setores e estágios diferentes de desenvolvimento envolvidas com o sistema de franquias foram analisadas utilizando-se um questionário semiestruturado analisado a luz das teorias da decisão e de franchising.

Síntese dos principais resultados: Fatores comportamentais influenciam decisivamente os gestores e empresários na opção pela franquia.

Principais considerações/conclusões: Este artigo distingue as razões de sucesso da franquia das teorias econômicas das motivações dos empresários na escolha do modelo e realça a importância de fatores não econômicos nessa decisão.

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Biografia do Autor

Helder de Souza Aguiar, Universidade de São Paulo- FEA-USP

Mestre em Administração FEI-SP

Doutorando em Administração FEA-USP

Sergi Pauli, Universidade de São Paulo- FEA-USP

Mestre em Administração FEA-USP

Doutorando em Administração FEA-USP

Abraham Sin Oih YU, Universidade de São Paulo- FEA-USP

Professor PPGA-FEA-USP

Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Doutorado em Philosophy e Master Of Science. 
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos. 

Graduação em Engenharia Aeronáutica. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Universidade de São Paulo- FEA-USP

Professor PPGA-FEA-USP

Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Doutorado em Administração. 
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 

Mestrado em Análise de Sistemas e Aplicações. 
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil. 

Graduação em Engenharia Eletrônica. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.

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Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Recursos e Desenvolvimento Empresarial