Uma obra, múltiplos criadores
O cinema como uma arte de autoria coletiva.
Palavras-chave:
Cinema; Interdiscipinaridade; Roteiro Audiovisual; Direção cinematográfica; Atuação cênica.Resumo
Este artigo pretende explorar a interdisciplinaridade inerente ao cinema e os múltiplos profissionais e saberes ligados a esta área, bem como a instabilidade existente ao se tentar enquadrar o cinema como disciplina. Para tal, serão observadas especialmente às figuras do roteirista, diretor e atores. Autores como Doc Comparato, Rubens Rewald, Jaqueline Nacache e Constantin Stanislavski serão utilizados no intuito de refletir sobre a atividade cinematográfica e demandas específicas de cada uma das áreas relacionadas, explorando a coletividade atuante durante a criação de obras cinematográficas e as interrelações que cada um dos atores investigados estabelece com os demais profissionais da indústria audiovisual.
Downloads
Referências
BRANDO, Marlon. Brando: Canções que minha mãe me ensinou/ Marlon Brando e Robert Lindsay. São Paulo: Siciliano, 1994.
COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. São Paulo: Summus Editorial, 2009.
DAVINO, Glaucia. Roteiro, elemento oculto no filme: Filme, a cristalização do roteiro. 2000: Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo.
HODGE, Alison. Actor Training. Londres: Routledge, 2010.
JONES, David Richard. Great directors at work. Califórnia: University of California Press, 1986.
LOVELL, A; KRAMER, P. (Ed.). Screen Acting. Londres: Routledge, 1999.
NACACHE, Jacqueline. O ator de cinema. LISBOA: Texto&Grafia, 2012.
PARAÍZO, Lucas. Palavra de Roteirista. São Paulo: Editora Senac, 2014.
RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.
REWALD, Rubens. Dramaturgia: O texto e tudo mais ao redor. São Paulo: Sala Preta, v.09, p. 281-291, 2009.
STANISLAVSKI, Constantin. Minha vida na arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
TOPORKOV, V. Stanislavski Ensaia: memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.