Artemídia presente: ensino-pesquisa-extensão no ateliê-laboratório

Autores

  • Pelópidas Cypriano Pel Unesp
  • Rubens Eduardo Monteiro de Toledo FAAP
  • Marcos Rizolli Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

artemídia, ateliê–laboratório, cibernética pedagógica freinetiana, produção artístico-científica, ensino-aprendizagem de artes visuais.

Resumo

Artemídia Presente é o termo que expressa a pesquisa sobre a presença do artista na universidade contemporânea desenvolvendo, no ateliê-laboratório, a indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão–gestão. O ateliê–laboratório é o ambiente de práticas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem do conhecimento artístico-científico no curso de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais (Blav), as quais são promovidas pelo Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (DAP–IA–Unesp). A questão norteadora da pesquisa foi: quais as formas de presença do artista na universidade contemporânea? O resultado permitiu esboçar um panorama da produção artístico-científica do Departamento de Artes Plásticas IA Unesp, revelando um autorretrato do ateliê–laboratório com seus vários tipos de artista: professores, técnicos, alunos, pesquisadores, extensionistas, gestores, convidados e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pelópidas Cypriano Pel, Unesp

Professor doutor (Livre-docente) do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Rubens Eduardo Monteiro de Toledo, FAAP

Professor doutor da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).

Marcos Rizolli, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Pel, P. C., Toledo, R. E. M. de, & Rizolli, M. (2013). Artemídia presente: ensino-pesquisa-extensão no ateliê-laboratório. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5420

Edição

Seção

Dossiê