As possibilidades jurídicas de organização e atuação coletivas dos trabalhadores informais: sindicatos, ação conjunta e transversalidade
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v7n16800Resumo
As mudanças que ocorreram no mundo do trabalho nos últimos 40 anos atingiram diversas instituições trabalhistas e ocasionaram uma crise nos sindicatos. Dentre os desafios que se colocaram ao sindicalismo, mostrou-se relevante a necessidade de ampliação de suas bases de representação. Um dos possíveis caminhos apontados foi a organização dos trabalhadores informais, especialmente em razão do expressivo número que ocupam no mercado de trabalho. Nesse contexto, este artigo examinou a atuação e a organização coletivas dos trabalhadores informais para – a partir da constatação da crise dos sindicatos e dos conceitos de trabalhador informal – analisar suas condições de viabilidade em face do ordenamento jurídico brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.