A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO UM DIREITO HUMANO, INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E DE PREVENÇÃO DO RACISMO AMBIENTAL

Autores

  • Debora Louise Filgueira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Creusa de Araújo Borges Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Educação patrimonial; racismo ambiental; comunidades tradicionais

Resumo

O artigo examina a educação patrimonial como um direito humano no contexto de racismo ambiental perpetrado contra as comunidades tradicionais brasileiras. Dessa forma, constitui objetivo principal analisar a educação patrimonial como um direito sob a abordagem decolonial, de promoção dos direitos humanos e com eixo na interculturalidade como ferramenta no processo de reapropriação dos territórios e de prevenção do racismo ambiental. Parte-se do pressuposto que a educação patrimonial se constitui como um direito humano e deve estar pautada na perspectiva da interculturalidade, viabilizando o diálogo de saberes, ao considerar as diferentes cosmovisões, as culturas, os conhecimentos tradicionais e modos de viver das comunidades tradicionais, favorecendo, dessa forma, uma postura transformadora da realidade a partir da valorização da diversidade cultural.

Biografia do Autor

Debora Louise Filgueira, Universidade Federal da Paraíba

Advogada. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB). Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB, 2020). Membro do Grupo de pesquisa Tribunais Constitucionais, Direito à Educação e Sociedade (CNPQ). Associada do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi).

Maria Creusa de Araújo Borges, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPB. Visiting Scholar (CAPES, PrInt, 2022) na Universidad de Granada, Espanha, Centro de Investigación de Derecho Constitucional "Peter Häberle". Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Cortes Internacionais, Tribunais Constitucionais, Direito à Educação e Sociedade. Membro da Diretoria do CONPEDI, Sociedade Científica do Direito.

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Publicado

2024-11-03

Edição

Seção

Cidadania modelando o Estado