A construção de um governo eletrônico eficiente pelo poder executivo no Brasil: um olhar sobre o portal “RS Móvel” do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v9n210105Resumo
O trabalho tem como objetivo verificar a existência de iniciativas de governo
eletrônico na internet pelo Poder Executivo do Rio Grande do Sul no que tange
à virtualização de serviços públicos, e qual seria e eficiência dessa ação de acordo com padrões nacionais oficiais. A resposta é buscada por meio de observação-participante do portal de serviços “RS Móvel”, baseando-se em critérios de um relatório oficial do governo. A abordagem é feita por meio do método dedutivo e, em uma segunda classe de abordagem, pelos métodos monográfico e tipológico. A teoria de base utilizada são os estudos de Ricardo Piana quanto à definição de governo eletrônico e de Ilton Freitas quanto aos serviços on-line. Ao final, percebe-se que o “RS Móvel” é uma iniciativa interessante e útil aos usuários, constituindo uma ação de governo eletrônico eficaz, mas que ainda possui aspectos a serem melhorados para o seu melhor acesso e democratização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.