Testes Informatizados como Auxílio na Seleção em Recursos Humanos

Conteúdo do artigo principal

Marilise Katsurayama
Samuel Reis e Silva
Washingthon Napoleão Eufrázio
Rita Suely Araújo de Souza
Maria Alice d´Ávilla Becker

Resumo

Sistemas computacionais de informação estão cada vez mais presentes nas diversas atividades humanas, trazendo facilidades para quem os utiliza. Por meio da informática, a psicologia tem a possibilidade de obter benefícios em seu campo de atuação, agilizando o trabalho mecânico e incrementando a precisão aos testes psicológicos. Sendo assim, este estudo foi elaborado com o objetivo de desenvolver uma pesquisa exploratória num universo de 15 psicólogos que trabalham com Recrutamento e Seleção na cidade de Manaus, procurando levantar os aspectos práticos do trabalho nesse contexto, verificar as vantagens da utilização desses instrumentos, e avaliar a sua aceitação. Para isso, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, cujos resultados foram, posteriormente, elencados em categorias de análise. A partir daí, evidenciou?se uma baixa utilização dos testes informatizados e a falta de conhecimento sobre esses recursos. Contudo, os profissionais mostraram?se favoráveis à utilização de ferramentas tecnológicas capazes de auxiliá?los na execução de suas atividades, dentro das organizações.


Palavras?chave: testes informatizados; avaliação psicológica; computadores; utilização; tecnologia.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ADÁNEZ, G. P. Procedimientos de construccion y analisis de testes psicometricos. In: WECHSLER, S. M.; GUZZO, R. S. L. (Orgs.), Avaliação psicológica: perspectiva internacional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

ALCHIERI, J. C.; NACHTIGALL, V. B. Testes psicológicos informatizados: a situação brasileira. Boletim de Psicologia, v.53, n.119, p. 187-200, 2003.

ARAÚJO, M.F. Estratégias de diagnóstico e avaliação psicológica. Psicologia: Teoria e Prática, v.9, n.2, p.126-141, 2007.

BRETHOWER, D. M. Organizational behavior management and instructional systems. In: AUSTIN, J.; CARR, J. E. (Orgs.), Handbook of applied behavior analysis (pp. 405-429). Reno: NV: Context Press. 2000.

CAMPOS, L.F.L. Supervisão Clínica: critérios, condutas e modelos de supervisão. Tese de doutoramento. São Paulo: IP-USP. 1994.

CRUZ, R.M. Medidas Psicológicas em Psicologia do Trabalho e das Organizações. In CRUZ, R.M., ALCHIERI, J.C.; SARDA JÚNIOR, J.J. (Org.) Avaliação e Medidas Psicológicas: produção de conhecimento e da intervenção profissional (pp. 173-179). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

GATEWOOD, R. D.; FIELD, H. S. Human resource selection. NY: Harcourt

Brace College. 1998.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY, S. L. de; NORONHA, A. P. P. Instrumentos psicológicos utilizados em seleção profissional. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online], vol.17, n.1, 2005.

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R. Avaliação psicológica no Brasil: Situação atual e desafios para o futuro. In: YAMAMOTO, O.H.; GOUVEIA, V. V. Gouveia (Orgs.). Construindo a psicologia brasileira. (pp. 261-278). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

JOLY, M. C. R. A. et al. Análise da produção científica em avaliação psicológica informatizada. Aval. Psicol. Porto Alegre, v. 3, n. 2, nov. 2004 .

KUMAR, D. Computer and assessmnt in science education, 1996.

Disponível em<http://www.ed.gov/databases/ERIC_digest/ed395770.html>. Acessado em 20/06/2009.

LACERDA, J. M.; AMARO, A. L. Psicologia do trabalho e informática: sistemas de apoio à decisão (SAD), aplicados à seleção de candidatos e acompanhamento do desempenho de pessoal. In: III EMEPRO Belo Horizonte, MG. 2007.

LIMONJE, N. Testes Informatizados – Uma nova Visão. Psicologia & Informática. Produções do III Psicoinfo e II Jornada do NPPI, p.285-293, 2006.

MARTINS, J.; BICUDO, M.A.V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: EDUC, 1994.

MCFALL, R. M.; TOWNSEND, J. T. Foundations of Psychological Assessment: Implications for cognitive assessment in clinical science. Psychological Assessment, v.10, p.316-330, 1998.

MIGUEL, C. F. Uma introdução ao gerenciamento comportamental de organizações. In M. Delitti (Org.), Sobre comportamento e cognição (pp. 265-274). São Paulo: ESETec. 2001.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3ed. São Paulo/ Rio de Janeiro: HICITEC – ABRASCO, 1994.

MUCHINSKY, P. M. (1997). Psychology Applied to Work (5ª ed.). NY: Brooks/ Cole. MUÍÏIZ, J.; HAMBLETON, R. K. Evaluación psicométrica de los tests informatizados. Em J. Olea, V. Ponsoda & G.Prieto (Orgs.). Tests informatizados ( pp. 23 -52) Madrid: Ediciones Pirámide, 1999.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Knowing what students know: The science and design of educational assessment. Committee on the Foundations of Assessment. Em: J.Pellegrino, N. Chudowsky, & R. Glaser (Orgs.) Board on Testing and Assessment, Center for Education. Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington, DC: National Academy Press, 2001.

NORONHA, A.P.P.; FREITAS, F.A.; OTTATI, F. Análise de Instrumentos de avaliação de interesses profissionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.19, v.3, p.65-71, 2003.

PADILHA, S.; NORONHA, A.P.P.; FAGAN, C.Z. Instrumentos de Avaliação Psicológica: Uso e parecer de psicólogos. Avaliação Psicológica, v.6, n.1, p.69-76, 2007.

PEREIRA, F.M.; PRIMI, R.; COBÊRO, C. Validade de testes utilizados em seleção de pessoal segundo recrutadores. Psicologia: Teoria e Prática, v.5, n. 2, p.83-98, 2003.

RESOLUÇÃO CFP No 002/2003. Sobre o uso de testes psicológicos. Disponível em http://www.pol.com.br. Acesso em: 08 mar. 2008.

SANTOS, J.G.W.; FRANCO, R.N.; MIGUEL, C.F. Seleção de Pessoal: Considerações Preliminares sobre a Perspectiva Behaviorista Radical. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, 16(2), pp. 235-243.

TURBAN, M.; WETHERBE, G. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman Companhia, 2004.

ZANELLI, J. C. O Psicólogo nas Organizações de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002.