Processo Avaliativo

Os artigos submetidos são analisados, em primeiro lugar, pela equipe técnica da revista, do ponto de vista do cumprimento estrito dos requisitos formais exigidos (ver Diretrizes para Autores). Se houver inadequações das normas estabelecidas, o trabalho será rejeitado e retornará aos autores com orientações de modificação. 

Antes de designar pareceristas aos manuscritos, os editores de cada seção da revista fazem uma análise preliminar para averiguar se o manuscrito submetido é a) apropriado ao escopo da revista e/ou b) competitivo (inovador e com forte relevância científica e social). Consideramos que este rastreio inicial é importante pois valoriza o tempo quer dos autores quer dos potenciais pareceristas.

Caso aprovado neste rastreio inicial, o artigo segue para avaliação por pares, no sistema double blind review (às cegas). Cada texto é avaliado por pelo menos dois pareceristas externos ad hoc, especialistas na temática que versa o manuscrito. Os pareceristas desconhecem a identidade dos autores, que também não sabem quem emitiu a avaliação. As considerações dos avaliadores serão somadas à avalição do editor de seção responsável que poderá decidir pela recusa ou pela consideração do artigo para publicação, após reformulação/revisão. Em qualquer um dos casos, as considerações realizadas pelos avaliadores e pelo editor serão compartilhadas com os autores.  

Uma vez que o artigo receba avaliações promissoras dos revisores e do editor de seção, os autores terão até 3 semanas para realizar as reformulações necessárias, a depender do nível de complexidade exigido durante a revisão. O artigo deve ser reencaminhado à revista com as alterações no texto destacadas em vermelho acompanhado de uma carta de resposta indicando as alterações realizadas ou justificativas pertinentes no caso de discordâncias.

Ao receber o artigo reformulado, o editor de seção sugerirá: 1) a recusa, ao considerar que as solicitações não foram atendidas adequadamente; 2) nova reformulação, podendo contatar os pareceristas que realizaram a avaliação para uma segunda verificação; ou 3) aceite para publicação. Tal recomendação editorial estará sujeita à aprovação do(a) editor(a)-chefe da Revista, que realizará a análise final do manuscrito e emitirá a decisão final. Todos os artigos publicados na revista indicam a identidade do editor de seção responsável pelo processo avaliativo.

Os autores podem acompanhar o status de avaliação que se encontra o artigo através da plataforma OJS, sendo também oportunamente comunicados sobre o recebimento, a aceitação ou a rejeição do trabalho via e-mail. A qualquer momento os autores podem entrar em contato com a revista e questionar acerca da etapa de avaliação. Ademais, a revista considerará qualquer recurso ou apelo acerca da decisão editorial, desde que apresentado de forma bem argumentada e com novas evidências às considerações realizadas durante a avaliação. A ordem de publicação não apresenta qualquer viés, sendo o manuscrito aprovado encaminhado para publicação no volume que está em andamento, seguindo fluxo contínuo.