A Revista Psicologia: Teoria e Prática [RPTP] surgiu em 1999 como um veículo de difusão científica que tem como objetivo publicar trabalhos inéditos em Psicologia (CAPES – 70700001) e em suas interfaces com áreas afins. Está vinculada Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e ao Curso de Psicologia, ambos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde  (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A revista realiza publicações em fluxo contínuo, com volumes quadrimestrais, tendo obtido conceito A2 na avaliação de 2023 do Sistema Brasileiro de Avaliação de Periódicos QUALIS Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O periódico é organizado em cinco seções: "Avaliação Psicológica", "Desenvolvimento Humano", "Psicologia Social e Saúde das Populações", "Psicologia Clínica" e "Psicologia e Educação". Desta forma, são aceitos: a) artigos originais baseados em dados empíricos; b) artigos de revisão sistemática e de escopo; c) artigos de casos clínicos; d) informes breves de pesquisa e e) protocolos de pesquisa. Artigos teóricos com análises críticas de temas atuais serão publicados apenas sob convite.

A seção de AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA tem por objetivo divulgar trabalhos que evidenciem estudos psicométricos e/ou aplicação de instrumentos no processo de avaliação psicológica em diferentes contextos de atuação do psicólogo e demais profissionais que trabalhem em interface com a psicologia. Neste momento, a seção de Avaliação Psicológica está priorizando manuscritos que investigam de forma integrada diversos passos na adaptação ou desenvolvimento de instrumentos, inclusive com vários tipos de evidências de validade. Não estamos aceitando, portanto, artigos que realizam apenas tradução e adaptação de instrumentos, com ou sem evidências de validade de conteúdo.

A seção de DESENVOLVIMENTO HUMANO tem por objetivo divulgar estudos sobre desenvolvimento humano e/ou seus transtornos com ênfase na interdependência de elementos biológicos, psicológicos e ambientais nos processos de mudanças, a partir de diferentes teorias e práticas baseadas em evidências. Abrange também estudos sobre o desenvolvimento a partir de modelos experimentais em animais.

A seção de PSICOLOGIA SOCIAL E SAÚDE DAS POPULAÇÕES tem como objetivo divulgar estudos no campo da psicologia social e da saúde, cujos pressupostos teóricos e as estratégias metodológicas estejam orientados por uma concepção de sujeito como ser indissociável da sociedade e da história. Prioridade será dada para estudos epidemiológicos que tratam de inequidades em saúde mental. Outras questões de saúde mental, como aspectos emocionais e de bem-estar, assim como trabalho, instituição e violência, podem se encaixar nessa seção.

A seção de PSICOLOGIA CLÍNICA tem por objetivo divulgar trabalhos voltados à saúde mental, em nível individual e coletivo, empregando dispositivos clínicos já consagrados ou em desenvolvimento. Os trabalhos podem enfocar aspectos diagnósticos, prognósticos, psicoterápicos em diferentes modalidades e diferentes teorias e práticas baseadas em evidências da psicologia, contemplando também estudos em interface com outras áreas da saúde. Ensaios clínicos randomizados ou não, são indicados para essa Seção. Recomendamos o registro dos ensaios clínicos em fontes de disseminação pública que garantem a transparência do estudo em fontes como Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (http://www.ensaiosclinicos.gov.br) ou National Institutes of Health Clinical Trials (http://www.clinicaltrials.gov)

A seção de PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO tem como objetivo divulgar estudos em psicologia na interface com a educação a partir do conhecimento produzido em diferentes teorias e práticas baseadas em evidências. Os estudos podem abranger políticas públicas em educação, formação de professores, aprendizagem e práticas inclusivas.