Problemas de Comportamento, Ansiedade e Habilidades Sociais de Crianças Pré-Escolares

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Aline Francine Corrêa Vaz
Larissa Zeggio Perez Figueredo
Alessandra Brunoro Motta Loss

Resumo

Este estudo descreveu indicadores comportamentais, de ansiedade e habilidades sociais de crianças pré-escolares, a partir do relato dos responsáveis e professoras. Responsáveis e professoras de 38 crianças (52,6% meninas, média de idade de 5,34; DP = 0,48), matriculadas em escola municipal, responderam aos instrumentos: Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), Escala de Ansiedade Pré Escolar (PAS) e Escala de Comportamentos Sociais de Pré-Escolares (PKBS-BR). Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados indicam que a maioria das crianças foi referida na faixa normal para problemas comportamentais e ansiedade. Responsáveis e professoras divergiram, com os responsáveis atribuindo mais déficits em Ansiedade Total, Perturbações Obsessivo-Compulsivas, Medo de Dano Físico e Ansiedade de Separação (PAS); Problemas Externalizantes e Hiperatividade (SDQ); e Problemas Internalizantes e Externalizantes (PKBS). Verificou-se correlação entre as variáveis, reforçando a interdependência entre aspectos do desenvolvimento socioemocional. Esses achados podem subsidiar propostas de intervenção para promoção de comportamentos pró-sociais no contexto escolar.

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Seção
Desenvolvimento Humano

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