Problemas de Comportamento, Ansiedade e Habilidades Sociais de Crianças Pré-Escolares

Conteúdo do artigo principal

Aline Francine Corrêa Vaz
Larissa Zeggio Perez Figueredo
Alessandra Brunoro Motta Loss

Resumo

Este estudo descreveu indicadores comportamentais, de ansiedade e habilidades sociais de crianças pré-escolares, a partir do relato dos responsáveis e professoras. Responsáveis e professoras de 38 crianças (52,6% meninas, média de idade de 5,34; DP = 0,48), matriculadas em escola municipal, responderam aos instrumentos: Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), Escala de Ansiedade Pré Escolar (PAS) e Escala de Comportamentos Sociais de Pré-Escolares (PKBS-BR). Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados indicam que a maioria das crianças foi referida na faixa normal para problemas comportamentais e ansiedade. Responsáveis e professoras divergiram, com os responsáveis atribuindo mais déficits em Ansiedade Total, Perturbações Obsessivo-Compulsivas, Medo de Dano Físico e Ansiedade de Separação (PAS); Problemas Externalizantes e Hiperatividade (SDQ); e Problemas Internalizantes e Externalizantes (PKBS). Verificou-se correlação entre as variáveis, reforçando a interdependência entre aspectos do desenvolvimento socioemocional. Esses achados podem subsidiar propostas de intervenção para promoção de comportamentos pró-sociais no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Vaz, A. F. C., Figueredo, L. Z. P., & Loss, A. B. M. (2020). Problemas de Comportamento, Ansiedade e Habilidades Sociais de Crianças Pré-Escolares. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 22(1), 161–207. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p185-207
Seção
Desenvolvimento Humano

Referências

Achenbach, T. M., & Edelbrock, C. S. (1983). Manual for the Child Behavior Checklist/ and Revised Child Behavior Profile. Burlington, VT: University of Vermont. Almeida, J. P., & Viana, V. (2013). Adaptação da escala de ansiedade pré-escolar, de S. Spence. Psicologia, Saúde & Doenças, 14(3), 470–483. doi:10.15309/13psd140308

Anticich, S. A., Barrett, P. M., Silverman, W., Lacherez, P., & Gillies, R. (2013). The prevention of childhood anxiety and promotion of resilience among preschool-aged children: A universal school based trial. Advances in School Mental Health Promotion, 6(2), 93–121. doi:10.1080/1754730X.2013.784616

Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., Pereira, V. A., & Manfrinato, J. W. S. (2006). Habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares: Comparando avaliações de mães e de professoras. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 460–469. doi:10.11606/t.59.2003

Callegari-Jacques, S. M. (2003). Bioestatística: Princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed. Cia, F., & Barham, E. J. (2009). Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos de Psicologia, 26(1), 45–55. doi:10.1590/s0103-166x2009000100005

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–168. doi:10.1146/annurev-psych-113011-143750

Dias, N. M., Maioli, M. C. P., Santos, C. C. dos, & Mecca, T. P. (2018). Funções executivas e modelos explicativos de padrões comportamentais em pré-escolares. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 10(1), 24–34. doi: 10.5579/rnl.2016.0377

Dias, T. P., Freitas, L. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Validação da Escala de Comportamentos Sociais de Pré-escolares para o Brasil. Psicologia em Estudo, 16(3), 447–457. doi:10.1590/s1413-73722011000300012

Fantinato, A. C., & Cia, F. (2015). Habilidades sociais educativas, relacionamento conjugal e comportamento infantil na visão paterna: Um estudo correlacional. Psico, 46(1), 120–128. doi:10.15448/1980-8623.2015.1.17330

Ferreira, T., Cadima, J., Matias, M., Vieira, M., Leal, T., & Matos, P. M. (2016). Preschool children’s prosocial behavior: The role of mother-child, father-child and teacherchild relationships. Journal of Child and Family Studies, 25(6), 1829–1839. doi:10.1007/s10826-016-0369-x

Figueroa, A., Soutullo, C., Ono, Y., & Saito, K. (2015). Ansiedade de separação. In Rey J. M. (Ed.), IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health. Geneva: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions. Goodman, R. (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire: A research note. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 38(5), 581–586. doi:10.1111/j.14697610.1997.tb01545.x

Linhares, M. B. M., & Martins, C. B. S. (2015). O processo da autorregulação no desenvolvimento de crianças. Estudos de Psicologia, 32(2), 281–293. doi:10.1590/0103- 166X2015000200012

Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2014). Responsáveis e/ou professoras? Acordo entre informadores na avaliação socioemocional de pré-escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 30(4), 373–383. doi:10.1590/s0102-37722014000400002

Mariano, M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2016). Comparações entre práticas educativas de professores, habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(1), 1401–160.

Merrell, K. W. (2002). Preschool and Kindergarten Behavior Scales – Second edition. Austin, TX: PRO-ED. Núcleo Ciência Pela Infância (2016). Funções executivas e desenvolvimento infantil: Habilidades necessárias para a autonomia. São Paulo: NCPI. Recuperado de https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Funcoes_executivas.pdf

Olson, S. L., & Lunkenheimer, E. S. (2009). Expanding concepts of self-regulation to social relationships: Transactional processes in the development of early behavioral adjustment. In A. J. Sameroff (Ed.), Transactional processes in development: How children and contexts shape each other (pp. 55-76). Washington, DC: American Psychological Association. doi:10.1037/11877-004

Pahl, K. M., & Barrett, P. M. (2010). Preventing anxiety and promoting social and emotional strength in preschool children: A universal evaluation of the Fun FRIENDS program. Advances in School Mental Health Promotion, 3(3), 14–25. doi:10.1080/1754730X.2010.9715683

Pavoski, G. T. T., Toni, C. G. S., Batista, A. P., & Ignachewski, C. L. (2018). Prevenção universal e promoção de saúde em grupo de crianças a partir do Método Friends. Psico, 49(2), 148–158. doi:10.15448/1980-8623.2018.2.26501

Ramires, V. R. R., Passarini, D. S., Flores, G. G., & Santos, L. G. dos. (2009). Fatores de risco e problemas de saúde mental de crianças. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(2), 11–14. Sameroff, A. (2009). The transactional model of development: How children and contexts shape each other. Washington, DC: American Psychological Association. doi: 10.1037/11877-000

Santos, R. G. H. dos, & Celeri, E. H. R. V. (2018). Rastreamento de problemas de saúde mental em crianças pré-escolares no contexto da atenção básica a saúde. Revista Paulista de Pediatria, 36(1), 82–90. doi:10.1590/1984-0462/;2018;36;1;00009

Saur, A. M., & Loureiro, S. R. (2012). Qualidades psicométricas do Questionário de Capacidades e Dificuldades: Revisão da literatura. Estudos de Psicologia (Campinas), 29(4), 619–629. doi:10.1590/S0103-166X2012000400016

Shonkoff, J. P., Garner, A. S., Siegel, B. S., Dobbins, M. I., Earls, M. F., McGuinn, L., … Wood, D. L. (2012). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, 129(1), e232–246.

Siegel, S., & Castellan, N. J. Jr. (2006). Estatística não paramétrica para as ciências do comportamento. São Paulo: Artmed, Bookman. Spence, S. H., Rapee, R. McDonald, C., & Ingram, M. (2001). The structure of anxiety symptoms among preschoolers. Behavior Research Therapy, 39(11), 1293–1316. doi:10.1016/s0005-7967(00)00098-x

Woerner, W., Fleitlich-Bilyk, B., Martinussen, R., Fletcher, J., Cucchiaro, G., Dalgalarrondo, P. et al. (2004). The Strengths and Difficulties Questionnaire overseas: Evaluations and applications of the SDQ beyond Europe. European Child & Adolescent Psychiatry, 13(Suppl. 2), II47–54