Engajamento Escolar: Adaptação e Evidências de Validade da Escala EAE-E4D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Bzuneck, J. A., Megliato, J. G. P., & Rufini, S. É. (2013). Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa. Psicologia
Escolar e Educacional, 17, 151–161. doi:10.1590/S1413-85572013000100016
Connell, J. P., & Wellborn, J. G. (1991). Competence, autonomy, and relatedness:
A motivational analysis of self-system processes. In M. Gunnar & L. A Sroufe (Eds.),
Minnesota Symposium on Child Psychology (Vol. 23, pp. 43–77). Hillsdale, NJ:
Erlbaum.
Damasio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação
Psicológica, 11(2), 213–228.
Dotterer, A. M., & Lowe, K. (2011). Classroom context, school engagement, and
academic achievement in early adolescence. Journal of Youth and Adolescence,
(12), 1649–1660. doi:10.1007/s10964-011-9647-5
Finn, J. D. (1989). Withdrawing from school. Review of Educational Research, 59,
–142.
Fior, C. A., Mercuri, E., & Silva, D. (2013). Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Avaliação Psicológica, 12, 81–89.
Fonsêca, P., Lopes, B., Palitot, R., Estanislau, A., Couto, R., & Coelho, G. (2016). Engajamento Escolar: explicação a partir dos valores humanos. Psicologia Escolar e
Educacional, 20(3), 611–620.
Fredricks, J. A., & McColskey, W. (2012). The Measurement of Student Engagement:
A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments.
In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie (Eds.), Handbook of Research on
Student Engagement (pp. 763–782). New York: Springer.
Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, 74,
–109.
Gouveia, R. S. V. (2009). Engajamento escolar e depressão: um estudo correlacional
com crianças e adolescentes. (Tese de doutorado não publicada). Universidade
Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Hair, J., Anderson, R., Tatham, R., & Black, W. (2006). Análise multivariada. Porto
Alegre: Bookman.
Patil, V. H., Singh, S. N., Mishra, S., & Donavan, D. T. (2007). Parallel Analysis engine
to aid determining number of factors to retain [Computer software]. Retrieved
from http://ires.ku.edu/~smishra/parallelengine.htm
Reeve, J. (2012). A Self-determination Theory Perspective on Student Engagement.
In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie, (Eds.), Handbook of Research on
Student Engagement (pp. 149–172), New York: Springer.
Reeve, J., & Tseng, C. (2011). Agency as a fourth aspect of students’ engagement
during learning activities. Contemporary Educational Psychology, 36, 257–267.
Salanova, M., Schaufeli, W., Llorens, S., Peiro, J., & Grau, R. (2000). Desde el “burnout” al “engagement”: ¿Una nueva perspectiva? Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 16, 117–134.
Stelko-Pereira, A. C., Valle, J. E., & Williams, L. C. A. (2015). Escala de Engajamento
Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação Psicológica, 14, 207–212.
doi:10.15689/ap.2015.1402.05
Tabachnick, B., & Fidell, L. (2007). Using Multivariate Statistics (5th. ed.). Boston:
Allyn and Bacon.
Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., de Sá, L. G. C., & Williams, L. C. A. (2016). Bullying,
vitimização por funcionários e depressão: relações com o engajamento emocional escolar. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 463–473.
Veiga, F. H. (2013). Envolvimento dos alunos na escola: elaboração de uma nova
escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational
Psychology / INFAD Revista de Psicología, 1(1), 441–450.
Veiga, F. H. (2016). Assessing student Engagement in School: Development and
validation of a four-dimensional scale. Procedia – Social and Behavioral Sciences,
, 813–819. doi:10.1016/j.sbspro.2016.02.153
Veiga, F., Galvão, D., Almeida, A., Carvalho, C., Janeiro, I., Nogueira, J., ... Pereira,
T. (2012). Student’s engagement in school: a literature review. Proceedings of
ICERI2012 Conference, 1336–1344