Engajamento Escolar: Adaptação e Evidências de Validade da Escala EAE-E4D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Bzuneck, J. A., Megliato, J. G. P., & Rufini, S. É. (2013). Engajamento de adolescentes nas tarefas escolares de casa: uma abordagem centrada na pessoa. Psicologia
Escolar e Educacional, 17, 151–161. doi:10.1590/S1413-85572013000100016
Connell, J. P., & Wellborn, J. G. (1991). Competence, autonomy, and relatedness:
A motivational analysis of self-system processes. In M. Gunnar & L. A Sroufe (Eds.),
Minnesota Symposium on Child Psychology (Vol. 23, pp. 43–77). Hillsdale, NJ:
Erlbaum.
Damasio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação
Psicológica, 11(2), 213–228.
Dotterer, A. M., & Lowe, K. (2011). Classroom context, school engagement, and
academic achievement in early adolescence. Journal of Youth and Adolescence,
(12), 1649–1660. doi:10.1007/s10964-011-9647-5
Finn, J. D. (1989). Withdrawing from school. Review of Educational Research, 59,
–142.
Fior, C. A., Mercuri, E., & Silva, D. (2013). Evidências de validade da Escala de Envolvimento Acadêmico para universitários. Avaliação Psicológica, 12, 81–89.
Fonsêca, P., Lopes, B., Palitot, R., Estanislau, A., Couto, R., & Coelho, G. (2016). Engajamento Escolar: explicação a partir dos valores humanos. Psicologia Escolar e
Educacional, 20(3), 611–620.
Fredricks, J. A., & McColskey, W. (2012). The Measurement of Student Engagement:
A Comparative Analysis of Various Methods and Student Self-report Instruments.
In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie (Eds.), Handbook of Research on
Student Engagement (pp. 763–782). New York: Springer.
Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., & Paris, A. H. (2004). School Engagement: Potential of the Concept, State of the Evidence. Review of Educational Research, 74,
–109.
Gouveia, R. S. V. (2009). Engajamento escolar e depressão: um estudo correlacional
com crianças e adolescentes. (Tese de doutorado não publicada). Universidade
Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Hair, J., Anderson, R., Tatham, R., & Black, W. (2006). Análise multivariada. Porto
Alegre: Bookman.
Patil, V. H., Singh, S. N., Mishra, S., & Donavan, D. T. (2007). Parallel Analysis engine
to aid determining number of factors to retain [Computer software]. Retrieved
from http://ires.ku.edu/~smishra/parallelengine.htm
Reeve, J. (2012). A Self-determination Theory Perspective on Student Engagement.
In S. L. Christenson, A. L. Reschly, & C. Wylie, (Eds.), Handbook of Research on
Student Engagement (pp. 149–172), New York: Springer.
Reeve, J., & Tseng, C. (2011). Agency as a fourth aspect of students’ engagement
during learning activities. Contemporary Educational Psychology, 36, 257–267.
Salanova, M., Schaufeli, W., Llorens, S., Peiro, J., & Grau, R. (2000). Desde el “burnout” al “engagement”: ¿Una nueva perspectiva? Revista de Psicología del Trabajo y de las Organizaciones, 16, 117–134.
Stelko-Pereira, A. C., Valle, J. E., & Williams, L. C. A. (2015). Escala de Engajamento
Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação Psicológica, 14, 207–212.
doi:10.15689/ap.2015.1402.05
Tabachnick, B., & Fidell, L. (2007). Using Multivariate Statistics (5th. ed.). Boston:
Allyn and Bacon.
Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., de Sá, L. G. C., & Williams, L. C. A. (2016). Bullying,
vitimização por funcionários e depressão: relações com o engajamento emocional escolar. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 463–473.
Veiga, F. H. (2013). Envolvimento dos alunos na escola: elaboração de uma nova
escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational
Psychology / INFAD Revista de Psicología, 1(1), 441–450.
Veiga, F. H. (2016). Assessing student Engagement in School: Development and
validation of a four-dimensional scale. Procedia – Social and Behavioral Sciences,
, 813–819. doi:10.1016/j.sbspro.2016.02.153
Veiga, F., Galvão, D., Almeida, A., Carvalho, C., Janeiro, I., Nogueira, J., ... Pereira,
T. (2012). Student’s engagement in school: a literature review. Proceedings of
ICERI2012 Conference, 1336–1344