Centro de aprendizagem e desenvolvimento: Estudo de caso interdisciplinar em ABA

Resumo

o transtorno do espectro do autismo (TEA) acomete as diferentes áreas do desenvolvimento. O trabalho conjunto entre diferentes profissionais favorece a abrangência de conhecimento para a elaboração dos currículos de ensino. Os pressupostos da Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis - ABA) aplicados por diferentes profissionais têm demonstrado resultados promissores. O objetivo foi descrever um serviço multidisciplinar de intervenção fundamentada na ABA, com uma criança com TEA. Participaram da equipe multidisciplinar: três psicólogos, sendo que um deles também tinha formação em pedagogia e outro especialista em psicopedagogia, um terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga, também com formação em psicopedagogia. O procedimento envolveu: avaliação, reunião multidisciplinar, aplicação dos currículos e capacitação dos pais. O currículo foi elaborado visando o desenvolvimento motor, cognitivo, social, autocuidado e linguagem. Cada profissional, em sua área de atuação, colaborou para a construção de um currículo de ensino estruturado, individualizado e diversificado.

Palavras-chave: autismo, análise do comportamento aplicada, currículo, desenvolvimento, equipe multidisciplinar

 

Biografia do Autor

Priscila Benitez, UFABC
Psicóloga (CRP: 06/90540), Pedagoga, Especialista em Intervenção Familiar (FAMERP), Mestre e Doutora em Psicologia (UFSCar), docente da UFABC
Isis de Albuquerque, UFSCar

Terapeuta ocupacional (CREFITO-3/7223-TO), Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional (FAMERP), Formação em Bobath (UFSCar), Formação em ABA (CAD-São Carlos), Especialista em Terapia Comportamental  (ITCR) e em Psicooncologia (PUCRS-virtual), Mestre em Terapia Ocupacional (UFSCar),  doutoranda em psicologia (UFSCar)

Nathalia Vaconcelos Manoni, UFSCar

Psicóloga (CRP: 06/78381), Psicopedagoga, Formação em Técnicas e Testes de Avaliação Neuropsicológica; Formação de Educadores no Programa TEACCH (CEDAP). Especialista em Saúde Mental com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo - UFSCar, mestranda em psicologia (UFSCar)

Ana Flavia Ribeiro Sanches

Fonoaudióloga – PUCCAMP, e Aprimoramento em Neurociência, Distúrbio de Aprendizagem e Neuroeducação – CEFAC, Especialista em Linguagem (UNAERP,) Psicopedagoga (UNIFRAN).

Ricardo Bondioli

Psicólogo (CRP: 06/126610) 

Publicado
2020-04-14
Seção
Psicologia e educação