Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento: Estudo de Caso Interdisciplinar em ABA

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Priscila Benitez
Isis Albuquerque
Nathalia Vaconcelos Manoni
Ana Flavia Ribeiro Sanches
Ricardo Bondioli

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) acomete as diferentes áreas do desenvolvimento. A aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) por diferentes profissionais tem demonstrado resultados promissores. O objetivo foi descrever um estudo de caso interdisciplinar delineado nos princípios analítico-comportamentais, a partir de uma intervenção aplicada com uma criança com TEA. O procedimento envolveu cinco fases: avaliação do repertório da criança com TEA, reunião interdisciplinar, aplicação do currículo, formação dos pais e novamente reunião interdisciplinar. Os resultados apresentam os dados de avaliação da criança com TEA, a organização do currículo e uma análise do estudo de caso, a partir do entrelaçamento de contingências comportamentais. Cada profissional da equipe, em sua área de atuação, colaborou para a construção, aplicação e análise do currículo de ensino estruturado, individualizado e diversificado, o que gerou reflexões, ainda que embrionárias, sobre esse tipo de organização de intervenção, envolvendo os profissionais, pais e a criança com TEA.

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Como Citar
Benitez, P., Albuquerque, I., Manoni, N. V., Sanches, A. F. R., & Bondioli, R. (2020). Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento: Estudo de Caso Interdisciplinar em ABA. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 22(1), 332–367. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p351-367
Seção
Psicologia e Educação

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