Inclusão Escolar e Autismo: uma Análise da Percepção Docente e Práticas Pedagógicas

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Carlo Schmidt
Débora Regina de Paula Nunes
Débora Mara Pereira
Vivian Fátima DE Oliveira
Adriano Henrique Nuernberg
Cristiane Kubaski

Resumo

Em consonância com o Paradigma da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) assegura que as crianças com TEA sejam matriculadas na escola regular. A presença desses educandos em classes comuns tem crescido de forma expressiva nos últimos três anos. Esse fenômeno é descrito em teses e dissertações que analisam, precisamente, as concepções e práticas de professores sobre a inclusão escolar dessa população. O objetivo deste estudo é sintetizar, por meio de uma metodologia de análise secundária de dados, estudos dessa natureza. Os participantes foram 38 professores descritos em seis pesquisas publicadas entre 2013 e 2015. Os resultados encontrados sugerem que o autismo é uma condição pouco conhecida pelos docentes, que se sentem despreparados para educar essa população. O presente trabalho ressalta a importância da formação continuada a fim de melhor preparar os professores para atuar em classes inclusivas.

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Seção
Desenvolvimento Humano
Biografia do Autor

Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

 

 

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