Avaliação do Controle Inibitório em TDAH por Meio do Teste de Geração Semântica

Conteúdo do artigo principal

Ellen Carolina dos Santos Assef
Alessandra Gotuzo Seabra
Fernando César Capovilla

Resumo

Componente de processos executivos, controle inibitório refere-se à habilidade de inibir respostas competitivas. Freqüentemente se encontra prejudicado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pode ser avaliado por escore e tempo de reação em tarefas de geração semântica. Nelas, o participante é exposto a figuras de substantivos e deve dizer um verbo pertinente a cada substantivo. Pessoas com TDAH podem ter dificuldade com substantivos de alta seleção, que evocam muitos verbos, mas não com substantivos de baixa seleção, que evocam poucos. Este estudo investigou características psicométricas do Teste de Geração Semântica Computadorizado. O teste foi aplicado a 62 crianças entre 8 e 12 anos, 31 diagnosticadas por psiquiatra como tendo TDAH, e 31 sem TDAH. Análises de precisão apontaram coeficientes bastante satisfatórios. Crianças com TDAH apresentaram maior tempo de reação que as demais para substantivos de alta seleção. Isso sugere maior dificuldade em selecionar dentre verbos, inibindo respostas concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Assef, E. C. dos S., Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2007). Avaliação do Controle Inibitório em TDAH por Meio do Teste de Geração Semântica. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 9(1), 61–74. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/680
Seção
Artigos

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução C. Dornelles. 4. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ANGELINI, A. L.; ALVES I. C. B.; CUSTÓDIO, E. M.; DUARTE, J. L. M.; DUARTE, W. F. Matrizes progressivas coloridas de Raven-escala especial. São Paulo: Centro Editor de Testes e Pesquisas em Psicologia, 1999.

BARKLEY, R. A. Behavioral inhibition, sustained attention, and executive functions: constructing a unifying theory of ADHD. Psychological Bulletin, v. 121, n. 1, p. 65-94. 1997.

BARNETT, R.; MARUFF, P.; VANCE, A.; LUK, E. S. L.; COSTIN, J.; WOOD, C.; PANTELIS, C. Abnormal executive function in attention deficit hyperactivity disorder: the effect of stimulant medication and age on spatial working memory. Psychological Medicine, v. 31, n. 6, p. 114-121. 2001.

BENCZIK, E. B. P. Manual da escala de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

BISQUERRA, R.; SARRIERA, J. C.; MATÍNEZ, F. Introdução à estatística: enfoque informático com o pacote estatístico SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F.C.; MACEDO, E. C. Teste de geração semântica computadorizado. Itatiba: Universidade São Francisco, 2005. Programa de computador.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário enciclopédico trilíngue da língua de sinais brasileira. São Paulo: EDUSP, Vitae, FAPESP, 2001.

COZZA, H. F. P. Avaliação das funções executivas em crianças e correlação com atenção e hiperatividade. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2005.

DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: cérebro, razão e emoção. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. R. Cognitive neuroscience: the biology of the mind. New York: Norton & Company, 2002.

GOLDGERG, E. O cérebro executivo: lobos frontais e a mente civilizada. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2002.

HOUGHTON, S.; DOUGLAS, G.; WEST, J.; WHITHING, K.; WALL, M.; LANGSFORD, S.; POWELL, L.; CARROLL, A. Differential patterns of executive function in children with attention deficit hyperactivity disorder according to gender and subtype. Journal of Child Neurology, v.14, n. 12, p. 801-805. 1999.

KERNS, J. G.; BERENBAUM, H. The relationship between formal thought disorder and executive functioning component processes. Journal of Abnormal Psychology, v. 112, n. 3, p. 339-352. 2003.

KNAPP, P.; ROHDE, L. A.; LYSZKOWSKI, L.; JOHANNPETER, J. Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LEZAK, M. D. Neuropsychological assessment. New York: Oxford Universi-ty Press, 1995.

MACEDO, E. C.; CAPOVILLA, F. C.; DIANA, C.; COVRE, P. Desenvolvimento de instrumentos computadorizados de avaliação de funções cognitivas na www: o possível e o necessário. In: CAPOVILLA, F.; GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E. C. (Ed.), Tecnologia em (re) habilitação cognitiva. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e Edunisc, 1998. p. 21-32.

MATTOS, P.; SABOYA, E.; KAEFER, H.; KNIJNIK, M. P.; SONCINI, N. Neuropsicologia do TDAH. In: ROHDE, L. A.; MATTOS, P. (Ed.). Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NIGG, J. T. Is ADHD a disinhibitory disorder? Psychological Bulletin, v. 127, n.5, p. 571-598. 2001.

ROSIN, F. M. Algumas contribuições experimentais ao estudo do efeito de priming negativo em tarefas da atenção seletiva. 2001. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. 2001.

SÁNCHEZ-CARPINTERO, R.; NARBONA, J. Revisión conceptual del sistema ejecutivo y su estudio en el niño por déficit de atención e hiperactividad. Review Neurology, v. 33, n. 1, p. 47-53. 2001.

SERGEANT, J. A.; GEURTS, H.; OOSTERLAAN, J. How specific is a deficit of executive functioning for attention-deficit/ hyperactivity disorder? Behavioural Brain Research, v. 130, n. 1, p. 3-28. 2002.

SYLWAN, R. P. Algumas contribuições experimentais ao problema da habilidade inibitória em tarefas com interrupção sinalizada. 2001. Tese (Doutorado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. 2001.

TANNOCK, R. Attention deficit hyperactivity disorder: advances in cognitive, neurobiological, and genetic research. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 39, n. 1, p. 65-99, 1998.

THOMPSON-SCHILL, S. L.; D´EXPOSITO, M.; AGUIRRE, G. K.; FARAH, M. J. Role of left inferior prefrontal cortex in retrieval of semantic knowledge: a revolution. Proceeding of National Academic Sciences, n. 94, p. 14792-14797. 1997.

THOMPSON-SCHILL, S. L.; SWICK. D.; FARAH, M. J.; D’ESPOSITO, M.; KAN, I. P.; KNIGHT R. T. Verb generation in patients with focal frontal lesions: a neuropsychological test of neuroimaging findings. Proceedings of National Academic Sciences, n. 95, p. 15855-15860, 1998.

THOMPSON-SCHILL, S. L.; D’ESPOSITO, M.; KAN, I. P. Effects of repetition and competition on activity in left prefrontal cortex during word generation. Neuron, v. 3, n. 23, p. 513-522, 1999.