Procedimento de Ensino de Interações Sociais entre Jovens com Desenvolvimento Atípico e seus Pares Baseado na Análise do Comportamento

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Andrea Carvalho Pinto Ribela
Priscilla Vilela Nunes dos Reis
Paula Suzana Gioia

Resumo

Entre os déficits comportamentais de indivíduos com desenvolvimento atípico, encontra-se a pouca ocorrência de interações sociais. A análise do comportamento tem se voltado à investigação de procedimentos que promovam aumento dessas interações. A presente pesquisa teve como objetivo a análise de um procedimento para aumentar a ocorrência de interações sociais e melhorar a natureza das interações sociais entre jovens estudantes com desenvolvimento atípico e seus pares. Inicialmente, avaliou-se o repertório inicial de interações sociais dos alunos, durante as aulas de educação física. Posteriormente, houve a formação do professor por meio de reuniões antes das aulas e instruções, dicas orais e feedback imediatamente antes e depois de suas aulas. O professor foi preparado para fazer que todos os alunos participassem de um dos diferentes jogos e aumentassem as ocorrências de interações sociais entre eles. Após essa etapa, os pesquisadores retiraram todas as instruções ao professor para verificar se este mantinha os comportamentos direcionados à melhoria das interações sociais entre seus alunos. Os resultados sugeriram que esse procedimento mostrou-se eficaz para aumentar a quantidade de interações sociais, como também possibilitou melhorar a qualidade das interações sociais.

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Como Citar
Ribela, A. C. P., dos Reis, P. V. N., & Gioia, P. S. (2009). Procedimento de Ensino de Interações Sociais entre Jovens com Desenvolvimento Atípico e seus Pares Baseado na Análise do Comportamento. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 11(2), 161–181. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1667
Seção
Artigos

Referências

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