Procedimento de Ensino de Interações Sociais entre Jovens com Desenvolvimento Atípico e seus Pares Baseado na Análise do Comportamento

Conteúdo do artigo principal

Andrea Carvalho Pinto Ribela
Priscilla Vilela Nunes dos Reis
Paula Suzana Gioia

Resumo

Entre os déficits comportamentais de indivíduos com desenvolvimento atípico, encontra-se a pouca ocorrência de interações sociais. A análise do comportamento tem se voltado à investigação de procedimentos que promovam aumento dessas interações. A presente pesquisa teve como objetivo a análise de um procedimento para aumentar a ocorrência de interações sociais e melhorar a natureza das interações sociais entre jovens estudantes com desenvolvimento atípico e seus pares. Inicialmente, avaliou-se o repertório inicial de interações sociais dos alunos, durante as aulas de educação física. Posteriormente, houve a formação do professor por meio de reuniões antes das aulas e instruções, dicas orais e feedback imediatamente antes e depois de suas aulas. O professor foi preparado para fazer que todos os alunos participassem de um dos diferentes jogos e aumentassem as ocorrências de interações sociais entre eles. Após essa etapa, os pesquisadores retiraram todas as instruções ao professor para verificar se este mantinha os comportamentos direcionados à melhoria das interações sociais entre seus alunos. Os resultados sugeriram que esse procedimento mostrou-se eficaz para aumentar a quantidade de interações sociais, como também possibilitou melhorar a qualidade das interações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BAER, D. M.; WOLF, M. M.; RISLEY, T. R. Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, Spring, v. 1, n. 1, p. 91-97. doi: 10.1901/jaba.1968.1-91

CASTRO, R. E. F. C.; MELO, M. H. S.; SILVARES, E. F. M. O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo de intervenção. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2003.

DEL PRETTE, Z. A.; DEL PRETTE, A. Avaliação do repertório social de crianças com necessidades especiais. In: MENDES, G. E.; ALMEIDA M. A.; WILLIAMS, S. C. A. (Org.). Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: Edufscar, 2004. p. 149-156.

DEL PRETTE, Z. A. P. et al. A área das habilidades sociais no Brasil: uma análise dos estudos publicados em periódicos. In: BANDEIRA, A. M.; DEL PRETTE, G.; DEL PRETTE, A. (Org.). Estudos sobre habilidades sociais e relacionamento interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 17-42.

DUGAN, E. et al. Effects of cooperative learning groups during social studies for students with autism and fourth-grade peers. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 28, n. 2, p. 175-188, 1995.

GOLDSTEIN, H. et al. Peer-Mediated intervention: attending to, commenting on, and acknowledging the behavior of preschoolers with autism. Journal of Applied Beha-vior Analysis, v. 25, p. 289-305, 1992.

KAMPS, D. M. et al. Teaching social skils to students with autism to increase peer interactions in an integrated first-grade classroom. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 25, p. 281-288, 1992.

LERMAN, D. C. et al. A rapid assessment of skills in young children with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 37, p. 11-26, 2004.

MANTOAN, M. T.; PRIETO, R. G. Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (org). São Paulo: Summus Editorial, 2006.

NIKOPOULOS, C. K.; KEENAN, M. Effects of video modeling on social initiations by children with autism. Journal of Applied Behavior Analysis, v.37, p. 93-96, 2004.

PETURSDOTTIR, A. et al. The effects of scripted peer tutoring and programming common stimuli on social interactions of a student with autism spectrum disorder. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 40, p. 353-357, 2007.

PIERCE, K.; SCHREIBMAN, L. Increasing complex social behaviors in children with autism: effects of peer-implemented pivotal response training. Journal of Applied Behavior Analysis, v. 28, n. 3, 1997.

ROJAS, P. G. Elaboração de um procedimento de avaliação do repertório inicial de interação social na situação escolar entre jovens com desenvolvimento atípico e seus pares com desenvolvimento típico durante a recreação. Relatório de Iniciação Científica, 2006-2007. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.