Evidências de Validade de uma Prova Informatizada de Linguagem Oral – Bilo
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Resumo
O presente estudo visou buscar evidências de validade de construto por meio da análise fatorial com informação plena para um instrumento informatizado que avalia compreensão da linguagem oral. Participaram 119 crianças, de 5 a 10 anos que cursavam a préescola, a 1ª e 2ª séries do ensino fundamental de escolas paulistas da rede pública de ensino. A aplicação da Bateria Informatizada de Linguagem Oral (Bilo) foi realizada em ambiente escolar, no laboratório de informática com no máximo 10 crianças. Os resultados obtidos por meio da análise fatorial revelaram que os itens de cada subteste indicaram boas cargas fatoriais e a unidimensionalidade de cada prova, constatando a viabilidade do instrumento na análise e compreensão da linguagem oral. Constatou-se a necessidade de retirada de alguns itens, sugerindo uma nova configuração da bateria. Identificaram-se as características dos itens por prova quanto aos seus níveis de dificuldade.
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